Menu Content/Inhalt
Home arrow O que estou lendo
O que estou lendo


O que estou lendo: por Ricardo Correa de Souza Imprimir E-mail
capaRicardo Correa de Souza, funcionário da Biblioteca Universitária Professor Martinho Cardoso da Veiga, indica e comenta o livro de Toninho Vaz, intitulado “Paulo Leminski: o bandido que sabia latim”, publicado pela editora Record em 2001.
Leia mais...
 
O que estou lendo: por Ricardo Machado Imprimir E-mail

capaO historiador e professor da Universidade Regional de Blumenau, Ricardo Machado, indica o livro "Arquivologia das correspondências", escrito pelo historiador Marlon Salomon e publicado pela editora Forense Universitária em 2010.

Leia mais...
 
O que estou lendo: por Maria José Ribeiro Imprimir E-mail

Maria José Ribeiro, Doutora em Teoria Literária e professora do Departamento de Letras da FURB, comenta a obra "Bem-Vindo ao deserto do Real", do filósofo esloveno Slavoj Zizek, e publicado no Brasil pela Boitempo Editorial em 2003.

 

Leia mais...
 
O que estou lendo: por Darlan Jevaer Schmitt Imprimir E-mail

Minha sugestão de leitura é “Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia” do alemão Andreas Huyssen. Leitura obrigatória para pessoas que gostam de uma temática cada vez mais em evidência: a memória.Os textos mostram o nascimento de uma cultura e de uma política da memória, e sua expansão global. Explora também os fatores históricos deste verdadeiro fenômeno cultural: a preocupação com a memória. A partir de observações de Berlim, Huyssen explora as construções de cenários urbanos, espaços virtuais e os novos sentidos da memória histórica. O livro sugere que a crescente valorização da memória e seus desdobramentos é um tópico fundamental para o entendimento das transformações atuais da relação entre espaço e tempo.

Leia mais...
 
O que estou lendo: por Edson Schroeder Imprimir E-mail

“O desenvolvimento psicológico na infância”, corresponde ao segundo título da coleção “Obras Escogidas”, originalmente publicada em russo e, posteriormente, disseminada pela Europa e Américas. A obra contém uma coletânea de conferências realizadas por Vygotsky no então reconhecido Instituto Pedagógico de Leningrado, na década de 30, tratando do desenvolvimento das funções psicológicas superiores na infância.

Leia mais...
 

Artigos já publicados

“Chove sobre minha infância” de Miguel Sanches Neto.

capa“Chove sobre minha infância” foi o primeiro romance do escritor paranaense Miguel Sanches Neto, autor também de contos, crônicas, poemas, literatura infantil, crítica literária e ensaios. Neste livro, misto de ficção e memória, Miguel conta a história da sua infância, vivida no interior do Paraná. Leia aqui a análise da obra que o Sarau Eletrônico preparou para você.

Leia mais...