Menu Content/Inhalt
Home arrow Notí­cias
Notí­cias
Brasileiro ainda lê pouco, constata estudo da Câmara Brasileira do Livro Imprimir E-mail

Uma análise mais detalhada da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2002-2003, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou aos membros da Câmara Brasileira do Livro (CBL), reunidos durante a 19ª Convenção Nacional, no Rio de Janeiro, que 40,7% das famílias adquirem algum tipo de material de leitura. É um percentual baixo, sobretudo se revistas e jornais estão incluídos na despesa, e mais grave aainda se for considerado outro dado revelador: gasta-se praticamente a mesma quantia em cópias do que em originais de livros técnicos e didáticos.

Leia mais...
 
Prefeitura de Belo Horizonte abre inscrições para o Concurso Nacional de Literatura Imprimir E-mail

A Literatura contemporânea brasileira tem seu destaque na cidade de Belo Horizonte. Mais uma vez, a Prefeitura da capital mineira lança o Concurso Nacional de Literatura com o prêmio “Cidade de Belo Horizonte”, que este ano contempla três categorias Ensaio, Poesia – Autor Estreante, Dramaturgia e o prêmio “João-de-Barro”, destinado à literatura infantil. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 07 de agosto. Os regulamentos e fichas de inscrição dos prêmios, que estão entre os mais importantes e tradicionais do país, podem ser encontrados no site www.pbh.gov.br/cultura. A realização do Concurso Nacional de Literatura é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio de sua Fundação Municipal de Cultura.

Leia mais...
 
Abertas as inscrições para o Fundo Municipal de Apoio à Cultura Imprimir E-mail

Abertas as inscrições para o Fundo Municipal de Apoio à Cultura

A Fundação Cultural de Blumenau informa que estão abertas as inscrições para o Fundo Municipal de Apoio à Cultura do Município de Blumenau - Edição 2009, que contempla as áreas de Música, Artes Cênicas, Cinema, Fotografia e Vídeo; Literatura; Artes Gráficas; Artes Plásticas; Folclore, Cultura Popular e Artesanato; Patrimônio Cultural; Biblioteca; Arquivo, Pesquisa e Documentação; Dança. Para esta edição são disponibilizados R$ 300.000,00 (trezentos mil reais). Informações sobre o Fundo são possíveis pelo telefone 3326 6846 ou através do e-mail Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo O regulamento pode ser retirado através do site www.fcblu.com.br.

Leia mais...
 
A nova literatura catarinense Imprimir E-mail

A literatura é uma arte que tem fortes representantes em Santa Catarina. Talvez não seja correto rotular a literatura produzida aqui como catarinense, mas ela tem autores com qualidade e representatividade. A projeção catarinense na literatura brasileira começa com o ícone maior da poesia simbolista, Cruz e Sousa, nascido em Florianópolis, antiga Desterro, de reconhecimento universal, ainda que póstumo. Sua poesia foi traduzida e publicada em vários países. A perfeição dos poemas de Cruz e Sousa já fez com que o comparassem a Baudelaire e o colocassem ao lado de Mallarmé.

Leia mais...
 
180 anos de imigração germânica em Santa Catarina Imprimir E-mail
A equipe de coordenação e editoração do futuro livro "Famílias Catarinenses de Origem Germânica" abre espaço para a participação na publicação através de artigos que tenham relação com o tema proposto.
Os textos selecinonados serão publicados neste livro, que faz parte da comemoração alusiva aos 180 anos de imigração alemã em Santa Catarina (1829-2009), e será editado em dezembro deste ano. 
A intenção dos organizadores é  contribuir com a divulgação  sobre a imigração germânica no Estado (com especial destaque para as famílias anônimas que não são ou não foram objetos de pesquisa histórica). 
Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Resultados 37 - 45 de 83

Artigos já publicados

“O espetáculo mais triste da Terra”

capaEm 2011 o jornalista Mauro Ventura lançou, pela Companhia das Letras, o livro “O espetáculo mais triste da Terra: o incêndio do Gran Circo Norte-Americano”, no qual procura construir um relato possível a respeito de uma das maiores tragédias da história circense de todos os tempos: o incêndio que em 17 de dezembro de 1961 destruiu o circo de Danilo Stevanovich, matando centenas de pessoas. O Sarau Eletrônico comenta o livro.

Leia mais...