Menu Content/Inhalt
Home arrow Artigos e ensaios arrow As suspeitas do sr. Whicher, de Kate Summerscale
As suspeitas do sr. Whicher, de Kate Summerscale Imprimir E-mail

capaO escritor e doutor em Literatura Maicon Tenfen resenha “As suspeitas do sr. Whicher”, livro reportagem escrito por Kate Summerscale. A  obra narra a história real de um dos crimes mais chocantes da Inglaterra vitoriana e do detetive que inspirou grandes mestres da literatura, como Charles Dickens e Arthur Conan Doyle.

As suspeitas do sr. Whicher

 

Maicon Tenfen
(Escritor e Doutor em Literatura, Professor da FURB)

Inglaterra, 1860. O cenário é uma idílica mansão em Road Hill, pequena cidade ao sul do país. Oscapa personagens são numerosos: partindo de um patriarca ligado ao setor industrial que mora com a esposa e sete filhos – quatro do primeiro e três do segundo casamento – chegaremos aos criados e aos vizinhos sedentos de comentários sobre a vida alheia. Como uma sombra que se estende sobre todos, ainda temos a moral e os rígidos costumes da era vitoriana.

Espécie de regra nesses casos, o clima de normalidade cai por terra da forma mais violenta possível. Ao amanhecer do dia 30 de junho, os habitantes da mansão percebem que o berço do menino Saville está vazio. Com apenas três anos, ele já aprendeu a transpor o pequeno obstáculo que o separa da liberdade. Por isso os adultos demoram a se dar conta da tragédia. A babá pensa que o garoto está no quarto da mãe, e a mãe, que acaba de acordar ao lado do marido, pensa que o filho está sob os cuidados da babá.

Quando finalmente entendem que Saville não se encontra em nenhum dos cômodos da casa, o desespero se apodera da família e dos agregados. Acaso o menino foi sequestrado? Mas por quê? E por quem? A hipótese é descartada momentos depois, quando o corpo da criança é encontrado numa latrina nos fundos da propriedade. Está com o rosto coberto de sangue, os olhos escurecidos e a garganta cortada de orelha a orelha. “A cabecinha quase foi arrancada”, disse uma das pessoas que viu o cadáver.

Os elementos até aqui descritos são tão típicos e funcionais que dificilmente escaparemos da sensação de termos pela frente um romance policial. Por incrível que pareça, porém, o assassinato de Saville aconteceu de verdade. Divulgado nos jornais da época, fez com que os cidadãos de todo um país se mobilizassem em teorias e especulações para resolver o mistério. O caso atravessou décadas e chegou aos nossos dias.

Com base no inquérito e em inúmeros periódicos que noticiaram o desdobramento do caso, a escritora e jornalista britânica Kate Summerscale recompôs o crime no livro As suspeitas do sr. Whicher, espécie de reportagem histórica cujo subtítulo em português, autoexplicativo, lança uma isca para o tom policialesco do relato: A história real de um dos crimes mais chocantes da Inglaterra vitoriana e do detetive que inspirou Charles Dickens e Arthur Conan Doyle. Eis uma das teses defendidas no livro: o caso Road Hill ajudou a fundamentar os elementos de um dos gêneros mais populares da literatura moderna.

Com efeito, a pesquisa de Summerscale nos apresenta um assassinato hediondo, vários suspeitos, um investigador brilhante, pistas falsas e revelações inesperadas, ou seja, tudo o que poderíamos encontrar num romance policial. A única diferença – e esse é o grande atrativo da obra – é que não estamos lidando com ficção, mas com a mais improvável das realidades. A correta dosagem de citações bibliográficas, as descrições de fotografias antigas, as transcrições de fragmentos de cartas e relatórios, tudo contribui para dar espanto e calor à narrativa.

Quem seria capaz de cometer tamanha monstruosidade contra uma criança? Um desconhecido que entrou na mansão durante a noite? Um dos muitos criados da casa? Um membro da família? Antes de responder essas perguntas, seria necessário determinar o local exato em que a morte ocorreu, além do método do assassino. O menino foi estrangulado enquanto estava no berço ou teve o pescoço cortado a caminho da latrina? E a mancha de sangue encontrada na camisola de uma das irmãs de Saville? Produto das regras mensais da adolescente ou contato com os ferimentos do menino? A partir de um determinado instante, parece que todos os habitantes da mansão possuem algum envolvimento com o crime.

Como era de se esperar, a polícia local não possui preparo técnico adequado para lidar com o caso, muito menos ético, já que as autoridades, por pura conveniência, evitam interrogar os pais e os irmãos de Saville, reservando sua desconfiança à criadagem e aos vizinhos pobres. Desse ponto em diante, Sommerscale e seu livro se tornam mais ambiciosos. Mais do que desvendar os lances e as motivações de um infanticídio, pretendem revelar muitos dos preconceitos que condicionavam o funcionamento de uma sociedade claramente dividida entre nobres e plebeus.

Esse objetivo é amplificado quando chega de Londres o Whicher do título, de longe a figura mais notável do livro. Filho de lavradores que prestou concurso para a polícia aos 22 anos, Jack Whicher progrediu na carreira e acabou se tornando membro da primeira equipe de detetives profissionais formada pela Scotland Yard. Naquela época, policiais à paisana não eram comuns na Inglaterra, cujo povo, conforme enfatizado no livro, “tinha horror à vigilância”. Desse modo, alcunhas como espião e bisbilhoteiro rapidamente caíam sobre os agentes que se infiltravam nas multidões para desvendar estupros e assassinatos (na realidade, como sugere Sommerscale, policiais disfarçados podiam ser excelentes repressores das classes subalternas).

Mas Whicher, descrito como o perfeito protótipo de um Holmes ou um Dupin, não parece interessado em fazer pose com o título de detetive. Assim que desembarca em Road Hill arregaça as mangas e se empenha numa investigação profunda, escrutinando o cenário do crime e interrogando todas as pessoas ligadas à vítima, fossem ricas ou pobres. Como resultado, logo fez com que segredos inconvenientes viessem à tona, e segredos que, no mais das vezes, pouco ou nada tinham a ver com o assassinato de Saville. Por trás de uma cortina de harmonia e felicidade campestre, surge o retrato de uma época pródiga em esconder suas mazelas coletivas e individuais.

Apesar da esmerada pesquisa iconográfica e da presença dos retratos de praticamente todos os membros da família de Saville, os leitores da primeira edição inglesa ficaram sem conhecer o rosto de Whicher. Graças à contribuição de um leitor, a foto do detetive passou a figurar nas edições posteriores, inclusive a brasileira. Não deixa de ser um exercício interessante imaginar as cenas que esse herói do pensamento dedutivo, com olhos “tão claros que beiram a transparência”, protagonizou.

Além dos percalços impostos pelo status quo e pelo constante e impiedoso julgamento da opinião pública, uma série infinda de hipóteses, intuições e equívocos tomou conta de sua vida até o desvendamento do caso – um desvendamento tão contraditório e surpreendente quanto o desfecho de um romance policial. As suspeitas do sr. Whicher não é um livro necessariamente indicado a quem gosta de tramas policiais, mas, ao contrário, a quem não gosta e acha que as novelas de detetive jamais aconteceriam na vida real.

 
< Anterior   Próximo >

Artigos já publicados

As Confissões Prematuras de Salim Miguel

Aos que duvidam da qualidade da literatura produzida em Santa Catarina, seja em seus aspectos estéticos, seja na sua proposta de vanguarda, ler “As Confissões Prematuras”, de Salim Miguel, é passo certo para que mude de opinião. Publicada em 1998 pela editora Letras Contemporâneas, de Florianópolis, esta novela ousa na estrutura e naquilo que tem a dizer, inscrevendo seu autor entre os grandes escritores da prosa contemporânea.

Leia mais...