Menu Content/Inhalt
Home arrow O que estou lendo arrow O que estou lendo: por Ricardo Machado
O que estou lendo: por Ricardo Machado Imprimir E-mail

capaO historiador e professor da Universidade Regional de Blumenau, Ricardo Machado, indica o livro "Arquivologia das correspondências", escrito pelo historiador Marlon Salomon e publicado pela editora Forense Universitária em 2010.

“Arquivologia das correspondências”, de Marlon Salomon

Ricardo Machado
Profº do Departamento de História da FURB

capaEstou lendo o livro Arquivologia das Correspondências (Forense Universitária, 2010), do historiador brasileiro Marlon Salomon. O livro demonstra como a escrita de cartas na segunda metade do século XIX, nas áreas de imigração, deve ser lida como um acontecimento e não meramente como ilustração ou a construção de “inverdades” da experiência do imigrante. Para o autor, é preciso compreender esta prática como a materialidade de uma nova forma de subjetividade que está em descontinuidade com as práticas de escrita de correspondências no século XVIII. Este acontecimento, que segundo o autor, implicou um novo arquivo, ilustra a emergência de novos modos de existência no final do século XVIII e início do século XIX, como por exemplo, a constituição de uma esfera de privacidade e recolhimento da família, bem como, ao crescimento na Europa de processos de alfabetização. Mas o fundamental do texto é justamente apropriar-se destas correspondências como a possibilidade de uma escrita ordinária, que ilustra uma outra relação com o tempo e uma nova poética produzida pelos homens e mulheres comuns.
É um texto curto em número de páginas, mas denso teoricamente e ousado metodologicamente. Uma ótima leitura para pensarmos a história da imigração e, sobretudo, a história das práticas de escrita e leitura.

 
< Anterior   Próximo >

Artigos já publicados

No mundo dos livros de José Mindlin

capaEm “No mundo dos livros”, obra de poucas páginas e linguagem despretensiosa – uma “conversa”, como o próprio autor o define – Mindlin socializa conosco suas experiências de leitura, principalmente sob o aspecto afetivo, procurando incentivar o hábito da leitura e o culto a seu representante mais simbólico: o livro.

 

Leia mais...