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“O desenvolvimento psicológico na infância”, corresponde ao segundo título da coleção “Obras Escogidas”, originalmente publicada em russo e, posteriormente, disseminada pela Europa e Américas. A obra contém uma coletânea de conferências realizadas por Vygotsky no então reconhecido Instituto Pedagógico de Leningrado, na década de 30, tratando do desenvolvimento das funções psicológicas superiores na infância.

Sugestão do Professor Dr. Edson Schroeder


“O desenvolvimento psicológico na infância”, corresponde ao segundo título da coleção “Obras Escogidas”, originalmente publicada em russo e, posteriormente, disseminada pela Europa e Américas. A obra contém uma coletânea de conferências realizadas por Vygotsky no então reconhecido Instituto Pedagógico de Leningrado, na década de 30, tratando do desenvolvimento das funções psicológicas superiores na infância.

O bielo-russo Lev Semionivich Vygotsky desenvolveu a teoria histórico-cultural esclarecendo a aprendizagem e o desenvolvimento como fenômenos humanos mediados semioticamente, com grande ênfase na relação pensamento e linguagem. Para Vygotsky, os sujeitos modificam ativamente as forças ativas que os transformam. A teoria defende que o desenvolvimento humano se dá na relação sujeito ↔ natureza, mas com a emergência da consciência, um fenômeno que caracteriza o humano e que é social e cultural. Ao fazer parte da natureza, age sobre ela e a transforma em objeto da sua ação – é ao mesmo tempo autor e protagonista da sua história. O desenvolvimento dos processos mentais superiores, portanto, não resulta somente dos processos de maturação biológica, determinada por leis naturais, mas sim, do compartilhamento de consciências, determinado por leis históricas - uma relação dialética que não é direta, mas sempre mediada simbolicamente, conceito fundamental para a tese vygotskyana. A teoria histórico-cultural, portanto, põe em evidência os processos mediados em determinado contexto, permitindo aos sujeitos agir sobre os fatores sociais, culturais e históricos, bem como sofrer a ação destes, sem o rompimento entre a dimensão biológica e a simbólica que os constituem.

De grande valor pedagógico, a leitura é recomendada para professores e pesquisadores que tentam compreender as complexidades associadas ao desenvolvimento humano e a importância dos processos de ensino nesta construção.

Edson Schroeder é Doutor e professor do Departamento de Educação da FURB.

 

 
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