Linha do Tempo da FURB

1956


Sessão solene dos Conselhos Universitário e de Administração da FURB para entrega da comenda 40 anos. Na foto, Egon José Schramm (Reitor) e Bernardo Wolfang Werner (Homenageado). Local: Teatro Carlos Gomes - Blumenau - SC. Data: 07/05/2004. Fotógrafo: Rogério Pires. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
O vereador Bernardo Werner requisita à Câmara Municipal de Blumenau que solicite ao Governo do Estado de Santa Catarina a doação de um imóvel para a instalação do Ensino Superior em Blumenau.

1956


Jornal "O Estudante", ano II, nº 16, out. 1956. p. 6. Texto digitado. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Publicado o artigo “Por que Blumenau não tem uma Faculdade?” no jornal “O Estudante”, no qual Orlandina Carmem Wüst apela pela criação da Faculdade de Química.

1957


Boletim Mensal do Rotary Clube de Blumenau, ano XIII, nº 150, fev. 1957. p. 6-8. Texto digitado. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em sessão do dia 26 de fevereiro de 1957, no Rotary Clube de Blumenau, o estudante Edson Muller palestra sobre a criação da Faculdade de Química em Blumenau. Nas palavras do estudante, “a criação de uma Faculdade, aqui, dará um novo impulso para libertá-la do olvido a que está quase completamente lançada.” (Rotary Clube de Blumenau, Boletim Mensal, ano XIII, nº 150, fev. 1957. p. 06-08).

1959


Jornal "O Estudante", ano IV, nº 38, jun. 1959. Reprodução fotográfica. Fonte: Acervo do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva (AHJFS). Reproduzido por: Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
A União Blumenauense de Estudantes (UBE), apoiada pela imprensa e através do Jornal “O Estudante”, seu órgão oficial, faz campanha para a instalação de faculdades em Blumenau. Nesse periódico, Péricles Prade escreveu: “É preciso não esquecer que uma Faculdade, enriquecerá o valor educacional e favorecerá os estudantes pobres, sem recursos e apoio, a oportunidade de vencerem na vida.” (Jornal "O Estudante", ano IV, nº 38, jun. 1959 - Acervo: AHJFS).

1962


Livro "ACIB Blumenau 90 anos de memória", publicado pela Fundação Casa Dr. Blumenau em 1989. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Criada a comissão para estudar a instalação do ensino superior em Blumenau, tendo como sugestão os cursos de Filosofia, Química e Economia.

1963


Martinho Cardoso da Veiga. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Martinho Cardoso da Veiga leva para apreciação da Câmara Municipal de Vereadores e do Prefeito o projeto que deu origem factual à FURB. “Eu sinceramente, a bem da verdade, eu não posso dizer que houvesse um movimento contra a educação superior. Isso nunca! Houve uma grande preparação da sociedade como um todo através lá das rádios, dos jornais, de tudo” (Entrevista com Milton Pompeu da Costa Ribeiro, concedida ao Projeto Universidade Regional de Blumenau e sua História 18/02/1998).

1964


Aula Inaugural da Faculdade de Ciências Econômicas de Blumenau proferida pelo Professor Alcides de Abreu. Local: Auditório do Colégio Santo Antônio. Data: 02/05/1964. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Através de Lei Municipal, o prefeito Hercílio Deeke cria a Faculdade de Ciências Econômicas de Blumenau (FACEB) em 05 de março de 1964, que passa a funcionar na Escola Primária Barão do Rio Branco, tendo como corpo docente os professores Milton Pompeu da Costa Ribeiro, Rivadávia Wollstein, Martinho Cardoso da Veiga, Rômulo da Silva, Pe. Orlando Murphy e Gentil Telles. Contava, ainda, com o auxiliar administrativo Mário Wisintainer e com o apoio do Prof. Diderot Carli.

1964


Aula Magna da Faculdade de Ciências Econômicas de Blumenau (FACEB). Local: Auditório do Colégio Santo Antônio. Data: 02/05/1964. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Aula Magna da FACEB proferida pelo professor Alcides Abreu da UFSC, em 02 de maio de 1964, no Colégio Santo Antônio, onde desfilaram pela primeira vez no interior do Estado as becas negras da primeira Faculdade fora da Capital. O vestibular contou com 79 candidatos, dos quais 35 foram selecionados mediante prova escrita e oral. “Na fotografia que aparece a mesa diretora dos trabalhos pode-se verificar que todos os professores da Faculdade estavam ‘embecados’. O Dr. Martinho disse que queria chamar a atenção de Blumenau para algo novo e de futuro estava acontecendo na comunidade. Ele pediu emprestado do Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina. As becas vieram amassadas. Eu estava com uma perua D.K.W. (pertencente à empresa) e à tardinha fomos buscá-las na casa dele, onde sua esposa tinha acabado de passá-las. Levamos no banco de trás até uma sala do Colégio Santo Antônio para que depois, na hora, os professores pudessem vesti-las” (Entrevista com Diderot Carli concedida ao Projeto Universidade Regional de Blumenau e sua História, 04/03/1998).

1965


Escola Básica Júlia Lopes de Almeida em 1965. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Com o aumento das turmas, a Faculdade de Ciências Econômicas de Blumenau (FACEB) passa a funcionar na Escola Estadual Júlia Lopes de Almeida.

1967


Aula no curso de Letras. Em destaque, o Professor Dário Deschamps. Local: Blumenau. Data: 01/08/1991. Fotógrafo: Roberto Luiz Zen. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em 20 de dezembro de 1967, através da Lei Municipal nº 1.458, institui-se a Fundação Universitária de Blumenau (FUB), uma entidade autônoma de ensino superior de estudo e pesquisas em todos os ramos do saber e de divulgação científica, técnica e cultural, com o objetivo de criar e manter institutos de ensino superior de estudo e pesquisa. No mesmo ano, a Lei Municipal nº 1.459 cria, como unidade integrante da Fundação Universitária, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Blumenau e a Faculdade de Ciências Jurídicas de Blumenau. Em dezembro de 1968, a Fundação alterou sua denominação para Fundação Universidade Regional de Blumenau. “O interessante é que tinha a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras que servia a todos os outros centros, todas as outras faculdades mantinham os seus professores específicos em suas áreas de atuação, e nós da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, atuávamos como a base de tudo.” (Entrevista com Sálvio Alexandre Müller, concedida ao Projeto Universidade Regional de Blumenau e sua História, 17/04/1998).

1968


Exemplar da rifa. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Início da Campanha em prol da sede própria. O movimento de integração e conscientização popular criou e induziu o termo "Nossa Universidade" e organizou uma rifa – cujos prêmios foram cinco automóveis – que angariou fundos para a construção da sede que abrigaria os cursos. “Então, foi um movimento comunitário por excelência, que não foi nem o Rivadávia, nem o Milton, nem o Rufino, nem o Dr. Martinho que fizeram a Universidade. Foi toda a comunidade que fez. Houve uma participação de todo mundo.” (Entrevista com Rivadávia Wollstein, concedida ao Projeto Universidade Regional de Blumenau e sua História, 9/12/1997).

1968


Vista geral do marco representativo da sede própria da FURB. Local: FURB - Campus I - Blumenau - SC. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
O Vale se une por sua Universidade. Com o apoio de 23 municípios do Vale do Itajaí, é inaugurado o marco (denominado na época como “obelisco”) com o lema “Unidos construímos a nossa Universidade”, que marca o início das obras de construção dos primeiros três blocos da Fundação Universitária de Blumenau.

1968


Após entrega dos prêmios da rifa, visita às construções da sede própria. Fotógrafo: Delatti. Data: 09/09/1968. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em setembro de 1968, foram entregues os prêmios aos ganhadores da rifa organizada para arrecadar fundos para a construção da sede própria.

1968


Assinatura da Carta de Ibirama. Na foto: Milton Pompeu da Costa Ribeiro (em pé) e Martinho Cardoso da Veiga (sentado). Data: 05/10/1968. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em outubro de 1968, na cidade de Ibirama, acontece o primeiro Encontro Intermunicipal Pró-Ensino Superior no Vale do Itajaí. O evento teve como objetivo principal a assinatura da Carta de Ibirama, ou seja, o assentamento definitivo das bases para o surgimento da Universidade Regional. Fizeram parte deste: prefeitos, vereadores e professores universitários do Vale do Itajaí. No mesmo ano, foi consolidado o entusiasmo do setor político em torno do ideal universitário, bem como dos objetivos primeiros da eminente Universidade que visava à integração de todos os Municípios da região.

1968


Prof. Martinho Cardoso da Veiga. Reprodução fotográfica: Rogério Pires. Data: 29/04/2009. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
O Professor Martinho Cardoso da Veiga é eleito e nomeado Reitor da FURB em 31/12/1968, exercendo o cargo até 18/03/1970. Vice-Reitor de Administrativo: Milton Pompeu da Costa Ribeiro. Vice-Reitor de Ensino: José Fernandes da Câmara Canto Rufino. Saiba mais aqui.

1969


Reinauguração do relógio do sol. Ao centro, vestido de branco, o construtor e revitalizador Félix Carbajal. Local: Campus I. Data: 25/06/2004. Fotógrafo: Rogério Pires. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em março de 1969, é implantado na entrada principal do campus o Relógio do Sol. O construtor e autor do quadrante foi o uruguaio Félix Peyrallo Carbajal. Em 2004, durante as comemorações dos 40 anos da FURB, o relógio foi revitalizado pelo mesmo artista.

1969


Três primeiros blocos inaugurados em 02 de agosto de 1969. Observa-se o marco representativo da sede própria inaugurado em abril de 1968. Fotógrafo: Guenther Schroeder. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
No dia 02 de agosto de 1969, foram inaugurados os três primeiros blocos (A, B e C). A cerimônia teve a participação de diversas personalidades públicas e lideranças políticas. O Reitor da UDESC, Celestino Sachet, deixou registrado no livro de visitantes da FURB a seguinte mensagem em 20 de agosto de 1969: “[...] nesta obra extraordinária a demonstração do quanto podem os esforços de uma comunidade [...]”.

1970


Pe. Orlando Maria Murphy. Reprodução fotográfica: Rogério Pires. Data: 29/04/2009. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
O Professor Padre Orlando Maria Murphy é eleito e nomeado Reitor da FURB em 18/03/1970, exercendo o cargo até 16/03/1974. Vice-Reitor: Lorival Hari Hübner Saade. Saiba mais aqui.

1971


Vista aérea do Campus I da FURB. Data: 1972. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Ampliou seu espaço físico com a construção do Bloco Z. Em 2006, esse bloco foi anexado ao bloco A.

1972


Produção de geleia de maçã no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da FURB. Local: Blumenau. Data: 04/10/1985. Fotógrafo: Jorge Alfredo Holetz. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
É criado o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que começou desenvolvendo análises químicas. Nos anos 80, atuou em projetos experimentais de alimentos nas chamadas “unidades produtivas”. No final da década de 90, passou a denominar-se Instituto de Pesquisas Tecnológicas de Blumenau (IPTB). Ao longo da sua existência, o IPTB-FURB solidificou sua posição como Instituto de Referência no Estado de Santa Catarina para a realização de ensaios laboratoriais. Em 2010, os serviços deste Instituto foram transferidos ao Instituto FURB e desde 2012 os mesmos foram alocados por áreas em diversos departamentos da Instituição.

1972


Serviço Judiciário da FURB completa 30 anos. Local: Sala de Atendimento - Bloco M - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 08/05/2003. Fotógrafo: Rogério Pires. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Criado o Serviço Judiciário que oferece assistência jurídica gratuita às pessoas carentes da comunidade através dos professores e acadêmicos do Curso de Direito. Atualmente denominado Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), é um laboratório com aulas práticas a partir da 5ª fase do curso de Direito, com oferecimento das disciplinas Estágios Orientados – Observação I, II e III, Simulação I, II, III e IV e Intervenção I, II e III, que juntas, contemplam horas-aulas do Estágio Curricular Obrigatório. As atividades de ensino compreendem petições simuladas e reais, especialmente no atendimento da comunidade com vulnerabilidade social, com ingresso e acompanhamento de ações judiciais.

1972


Alunos do Curso de Engenharia Civil. Local: Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) - Campus II - FURB - Blumenau - SC. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Dando continuidade à expansão e diversificação de cursos, em 11 de dezembro de 1972, é criada a Faculdade de Engenharia de Blumenau.

1973


Palestra com Paulo Nogueira Neto em comemoração aos 30 anos da ACAPRENA. Local: Auditório do Bloco J - Campus I - Blumenau - SC. Data: 05/05/2003. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
A Associação Catarinense de Preservação da Natureza (ACAPRENA) foi fundada em 05 de maio de 1973 por iniciativa de um grupo de estudantes do Curso de Ciências Biológicas da FURB. A Associação Gaúcha de Proteção dos Ambientes Naturais (AGAPAN), do Rio Grande do Sul, e a Associação de Defesa da Flora e da Fauna, de São Paulo, que também estavam em fase de fundação, foram os modelos da primeira associação ambiental catarinense.

1974


Laboratório de Línguas. Na foto, destacam-se a sala de comando e o monitor em atividade. Data: 197(?). Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em março de 1974, deu-se a instalação do Laboratório de Línguas, oferecendo cursos de línguas estrangeiras para os acadêmicos e à comunidade em geral. Atualmente denominado FURB Idiomas, é um centro especializado no ensino de línguas estrangeiras e de língua portuguesa que funciona dentro da Universidade.

1974


Estatuto da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). Data: 1974. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em 02 de maio de 1974, a Instituição comemora 10 anos de atuação. Na mesma ocasião, foi fundada a Associação Catarinense das Fundações Educacionais de Santa Catarina (ACAFE), que tem como objetivos congregar, assessorar e promover intercâmbio entre as entidades mantenedoras do Ensino Superior do Estado.

1974


Aula inaugural da Faculdade de Educação Física e Desportos. Data: 26/03/1975. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em 02 de maio de 1974, foi criada a Faculdade de Educação Física e Desportos através da Lei Ordinária Municipal nº 2001/1974.

1974


"Boletim Oficial Município de Blumenau", ano VI, 30 jul. 1974. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em 22 de julho de 1974, altera-se a denominação da Fundação Universidade Regional de Blumenau para Fundação Educacional da Região de Blumenau. No entanto, permaneceu o "nome-fantasia" FURB, que já fora incorporado à linguagem regional.

1974


Apresentação do Grupo Teatral Phoenix durante a Universidade Aberta. Data: 2003. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Fundado em 1974 por estudantes da Universidade, incentivados pela professora de Artes Cênicas, Edith Kormann, o Grupo Teatral Phoenix foi dirigido, ao longo de sua história, por grandes profissionais do teatro nacional e internacional e transitou pelos mais variados estilos de representação. É o grupo teatral mais antigo de Blumenau. O Phoenix é um projeto de extensão integrado por estudantes da FURB e voluntários vindos da comunidade que participam de treinamentos oferecidos como também das montagens realizadas.

1974


Vista interna da cantina/restaurante universitário. Local: Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 1974. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Inaugurado o prédio do Restaurante Universitário, que abrigava também a sede dos cinco diretórios acadêmicos das faculdades existentes. Essa sede foi construída com recursos dos próprios diretórios. No decorrer dos anos, o prédio sofreu alterações/adaptações, até ser demolido em 2003.

1974


Vista aérea do Campus I da FURB. Data: 197(?). Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Concluídos os blocos D, E e F.

1974


Vista aérea do Campus de Gaspar. Local: Gaspar - SC. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
A Empresa Souza Cruz cede à FURB um terreno na cidade de Gaspar para o desenvolvimento de projetos.

1974


Vista do pátio da oficina mecânica da Estrada de Ferro Santa Catarina (EFSC). Atualmente, Complexo Tecnológico. Local: Campus II - FURB - Blumenau - SC. Foto original: Luiz Carlos Henkels. Reprodução da foto: Foto Dietz. Fonte: Acervo Arquivo Histórico José Ferreira da Silva (AHJFS), foto cedida para a FURB na exposição alusiva aos 40 anos da instituição.
Através de um convênio com o Ministério dos Transportes, a FURB passa a utilizar as instalações de um imóvel da Estrada Ferroviária Santa Catarina (EFSC) em Blumenau. Esse espaço físico é denominado de "Campus II", onde funcionam, entre outros, o IPTB e o Centro de Ciências Tecnológicas.

1974


Prof. Ignacio Ricken. Reprodução fotográfica: Rogério Pires. Data: 29/04/2009. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
O Professor Ignacio Ricken é nomeado e eleito Reitor da FURB em 16/03/1974, exercendo o cargo até 16/03/1978. Vice-Reitor: Renato de Mello (16/03/1974 a 16/03/1978). Vice-Reitor: Pedro Reis Júnior (16/03/1977 a 16/03/1978). Saiba mais aqui.

1975


XII Festival Universitário da Canção (FUC). Data: 26/08/1989. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Por iniciativa dos diretórios acadêmicos, surge o 1º Festival Universitário da Canção (FUC). “Em 1975, o movimento dos estudantes passou a ser um movimento via Festival Universitário da Canção. Um movimento que quis dizer: nós somos autônomos. O Festival surgiu para que a música fosse uma válvula de contestação política, contestação ideológica, contestação cultural contra o sistema, acompanhando a tendência no Brasil dos grandes festivais da década de 70. (Entrevista com Roberto Diniz Saut, ex-aluno e 1º presidente do DCE, concedida a Liane Kirsten Sasse).

1975


Registro de criação da Associação de Amigos da FURB. Data: 28/11/1975. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Criada a Associação de Amigos da FURB (AAF), que arrecadava fundos para a Instituição através de contribuições de empresários e empresas. Os mesmos eram destinados ao aperfeiçoamento do corpo docente e discente. No decorrer dos anos, a AAF perdeu sua função, sendo extinta no final da década de 90.

1976


Repasse de verbas para o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Data: 26/03/1982. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
É institucionalizado o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Esse ganhou legalidade e corpo jurídico em maio de 1976, contendo em seus estatutos certos artigos impostos ainda por força da situação, como o art. 3º, que impedia o DCE de “exercer atividades político-partidárias, assim como incitar, promover ou apoiar ausências coletivas aos trabalhos escolares”.

1976


Entrevista de Crédito Educativo. Local: Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 10/04/1991. Fotógrafo: Roberto Luiz Zen. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Criada a Divisão de Assistência aos Estudantes (DAE), que tinha por objetivos conhecer as necessidades e aspirações dos alunos, bem como os problemas que interferem na vida acadêmica, orientar na solução dos mesmos e efetuar estudos socioeconômicos dos estudantes que solicitavam bolsa de trabalho, bolsa de estudo, além de outros serviços.

1977


Primeiro processo de reconhecimento da FURB como Universidade. Local: Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 1977. Fotógrafo: Foto Dietz. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Encaminhado ao Conselho Federal de Educação o 1º Processo para o Reconhecimento da FURB como Universidade.

1978


Projeto de Radiociência. Destaque: Prof. Phenix Manusa Ramirez Pardo. Local: Gaspar - SC. Data: 198(?). Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Teve início, no campus de Gaspar, o Projeto Radiociência, um convênio da FURB com o Ministério da Aeronáutica, através do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e o Ministério das Telecomunicações que tinha por objetivo estudar a anomalia geomagnética do Atlântico Sul, fenômeno este com profundas implicações nos sistemas de telecomunicações. Encerrou suas atividades na década de 90.

1978


Escola Freinet. Data: 198(?). Fotógrafo: Jorge Holetz. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Início do Projeto do Núcleo Freinet, que deu origem à Escola Freinet de Blumenau. Em 1986, a Escola passou para a iniciativa privada.

1978


Prof. José Tafner. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
O Professor José Tafner é eleito e nomeado Reitor da FURB em 16/03/1978, exercendo o cargo até 16/03/1982. Vice-Reitor: Mário Wisintainer. Saiba mais aqui.

1979


Coquetel oferecido aos professores pela passagem do Dia do Professor. Local: Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 15/10/1985. Fotógrafo: Pereira Santos. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Criada em dezembro de 1979, a Associação dos Professores da FURB (APROF), que, no art. 4 de seu estatuto, proíbe a fusão da entidade com qualquer outra associação, mesmo que tenham objetivos semelhantes. Por seu caráter apenas recreativo e de lazer, serviu como propulsor para se pensar outra organização, de caráter sindical. “As lideranças da época, da ASEF e da APROF, achou por bem que as associações deveriam talvez continuar ou então ser fundida numa apenas e manter o seu caráter social, recreativo, de lazer. E que havia necessidade do ponto de vista jurídico, para ter respaldo jurídico até, a necessidade de ter um sindicato. Aí as duas diretorias se reuniram, fizeram assembleia, tiveram assessoria da universidade, e criou-se o sindicato então.” (Entrevista com Carlos Alberto Vargas Ávila, concedida ao Projeto Universidade Regional de Blumenau e sua História, 11/02/1999).

1980


Vista do Campus de Gaspar, onde se desenvolviam as atividades práticas do Curso de Técnico em Agropecuária. Local: Gaspar - SC. Data: 1980. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Início das atividades da Escola Técnica de Agropecuária do Vale do Itajaí, que, através do Curso Técnico de Agropecuária, desenvolveu no Campus de Gaspar diversos projetos nas áreas de suinocultura, avicultura e hortaliças. Em 1981, ampliando seus cursos de nível médio, a Escola Técnica de Agropecuária mudou sua nomenclatura para Escola Técnica Vale do Itajaí (ETEVI). “Nós comprávamos frango abatido, ovos, verduras, mel, aipim, batata-doce, repolho, alface, tudo fresquinho. Vinha tudo dali. Comprávamos tudo ali. Era uma festa! Todo mundo passava ali na sexta-feira, e comprava. Legal! Uma propriedade que era da FURB [...]” (Entrevista com Prof. Segismundo Flores, concedida ao Projeto Universidade Regional de Blumenau e sua História, 23/11/1998).

1981


Alunos da ETEVI. Local: Campus I - Blumenau - SC. Data: 02/05/2005. Fotógrafo: Ricardo Silva. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Ampliando seus cursos de nível médio, a Escola Técnica de Agropecuária mudou sua nomenclatura para Escola Técnica Vale do Itajaí (ETEVI).

1981


Vista da construção do Bloco G. Local: Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 198(?). Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Novamente a comunidade foi requisitada para contribuir através de uma rifa para a ampliação da estrutura física da FURB. Com os rendimentos da rifa foram ampliados os Blocos B e C e construído o Bloco G.

1982


Festival de Atletismo. Local: Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 03/11/1988. Fotógrafo: Marcia Ehmke. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Construção do Complexo Esportivo.

1982


Lei Municipal nº 2.876/82, que consolida a legislação referente à Fundação Educacional da Região de Blumenau. Data: 19/10/1982. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Não abandonando o sonho de se tornar uma Universidade, uma Lei Municipal consolidou a legislação da Fundação Educacional da Região de Blumenau. Esse foi o pontapé inicial para unificação da legislação das cinco faculdades, então, existentes.

1982


Prof. Arlindo Bernart. Reprodução fotográfica: Rogério Pires. Data: 29/04/2009. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
O Professor Arlindo Bernart é eleito e nomeado Reitor da FURB em 16/3/1982, exercendo o cargo até 24/10/1986. Vice-Reitor: Bráulio Maria Schloegel. Saiba mais aqui.

1983


Colocação de novas réguas de medição do nível do rio Itajaí-Açu. Local: Centro de Blumenau - SC. Data: 08/03/2001. Fotógrafo: Rogério Pires. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Criado o Projeto Crise para estudar as cheias que historicamente assolam o Vale do Itajaí. “[...] quando acabou a enchente a cidade estava arrasada, foi assim uma coisa absurda, só quem estava aqui para saber. E a FURB, na época, decidiu de que deveria intervir nesse processo de reconstrução da cidade coisa e tal. E um grupo de professores entendeu de que o que faltou na ocasião da enchente, foi informação para população” (Entrevista com Marcel Siebert concedida ao Projeto Universidade Regional de Blumenau e sua História, 21/10/1998).

1984


Divulgação dos serviços e pesquisas realizados pelo Instituto de Pesquisas Sociais (IPS) da FURB. Local: Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 06/2001. Fotógrafo: Rogério Pires. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Criado o Instituto de Pesquisa Sociais (IPS), que desenvolve atividades de pesquisa e articula ações com a sociedade para produzir conhecimentos sobre a realidade política e socioeconômica da região e do país. Em 2010, os serviços deste Instituto foram transferidos ao Instituto FURB e desde 2012 os mesmos foram alocados por áreas em diversos departamentos da Instituição.

1984


Aniversário dos 20 anos da FURB, com inauguração da Galeria dos Reitores. Local: Campus I - FURB - Blumenau - SC. Fotógrafo: Pereira Santos. Data: 04/05/1984. Fotógrafo: Pereira Santos. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
A FURB comemora 20 anos. Nessa ocasião, foi inaugurada a Galeria de Reitores da Instituição, que é atualizada a cada gestão.

1984


Festa de Encerramento da Associação dos Servidores da FURB-ASEF, Reitoria e Sindicato. Local: Ginásio - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 10/12/1997. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Funda-se, em 13 de junho, a Associação dos Servidores da FURB (ASEF), que objetiva congregar todas as categorias de funcionários da Instituição (técnicos administrativos e docentes).

1984


Vista aérea do Campus I. Na foto, é possível ver o início da construção do prédio da Biblioteca Central. Local: Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 1984. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Início da construção de um prédio próprio para a Biblioteca.

1985


Visita da comissão do MEC para vistoria do processo de transformação da FURB em Universidade. Local: Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 28/09/1984. Fotógrafo: Raimundo Pereira dos Santos. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em setembro de 1985, ocorre a visita da comissão do Ministério da Educação e Cultura, que tinha por objetivo verificar as condições da Instituição para o seu reconhecimento como Universidade.

1985


Comemoração da chegada do Reitor Arlindo Bernart a Blumenau. Processo de transformação da FURB em Universidade. Local: Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 08/11/1985. Fotógrafo: Raimundo Pereira dos Santos. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em 06 de novembro de 1985, o Conselho Federal de Educação reconhece a FURB como Universidade.

1986


Comemoração dos 25 anos da EDIFURB. Durante o evento, foi lançada a Exposição EDIFURB 25 anos, que buscou contar um pouco da história da EDIFURB. Em destaque, o Livro Pólen do Divino, da autora Salma Ferraz, lançado durante o evento. Local: Salão Angelim da Biblioteca Universitária - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 04/08/2011. Fotógrafo: Daniel Zimmermann. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Criação da Editora da FURB (Edifurb). A Edifurb publica livros escritos por autores brasileiros e estrangeiros, trabalhando nas linhas editoriais de caráter acadêmico-científico, didático-pedagógico e de ficção, facilitando a socialização do conhecimento produzido na Universidade e na comunidade.

1986


Portaria nº 117/1986, que reconhece a Universidade Regional de Blumenau. Data: 13/02/1986. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em 13 de fevereiro de 1986, pela Portaria Ministerial nº 117, o Ensino Superior mantido pela FURB foi reconhecido e credenciado pelo Ministério da Educação como Universidade, passando a Mantenedora a denominar-se novamente: Fundação Universidade Regional de Blumenau.

1986


Instalação oficial da Universidade e inauguração do novo prédio da Biblioteca da FURB. Local: Blumenau - SC. Data: 07/02/1986. Fotógrafo: Raimundo Pereira dos Santos. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
No dia 07 de fevereiro de 1986, houve a inauguração do prédio próprio para a Biblioteca Universitária “Prof. Martinho Cardoso da Veiga”.

1986


Instalação oficial da Universidade e inauguração do novo prédio da Biblioteca da FURB. Na foto, Jorge Konder Bornhausen, Marco Antonio Maciel e Zilma Parente de Barros. Local: Blumenau - SC. Data: 07/02/1986. Fotógrafo: Raimundo Pereira dos Santos. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
No dia 07 de fevereiro de 1986, houve a inauguração do prédio próprio para a Biblioteca Universitária “Prof. Martinho Cardoso da Veiga”.

1986


Assembleia geral dos estudantes da FURB. Local: Campus I – FURB. Data: 14/08/1986. Fotógrafo: Raimundo Pereira dos Santos. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Acadêmicos e servidores da FURB reivindicam a participação no processo de eleições para Reitor.

1986


Prof. José Tafner. Reprodução fotográfica: Rogério Pires. Data: 29/04/2009. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
O Professor José Tafner é reconduzido ao cargo de Reitor da FURB em 24/10/1986. Exerceu o cargo até 30/3/1989, quando então afastou-se para ocupar o cargo de Secretário da Educação do Estado de Santa Catarina. Retornou em 06/04/1990, permanecendo até o término da gestão, 24/10/1990. Vice-Reitor: Mário Wisintainer. Saiba mais aqui.

1987


1º Festival Universitário de Teatro de Blumenau - FUTB. Local: Teatro Carlos Gomes. Data: 1987. Fotógrafo: Raimundo Pereira Santos. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária - CMU/Arquivo da FURB.
Realiza-se o 1º Festival Universitário de Teatro de Blumenau (FUTB). Em 2008, o Festival Universitário de Teatro de Blumenau, na sua 22º edição, passa a denominar-se Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB).

1988


Vista do Campus I, com destaque para o Bloco R. Data: 1988. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Inaugurado o Bloco R.

1989


Vista do Campus IV – Complexo de Computação e Informática. Imóvel do Estado de Santa Catarina, no qual funcionava o extinto Centro Interescolar de Primeiro Grau (CIP). A partir de 1989, a Universidade passou a utilizá-lo para os cursos de Pós-Graduação e, mais tarde, para a Computação e Informática. Local: Bairro Vila Nova - Blumenau - SC. Data: 14/10/1989. Fotógrafo: Roberto Luiz Zen. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
A FURB celebra convênio com o Estado de Santa Catarina para utilização das dependências do extinto Centro Interescolar de Primeiro Grau - Teóphilo B. Zadrozny para as atividades de pós-graduação. Em 1994, o Estado de Santa Catarina doa para a FURB essa propriedade. A partir de 2002, passou a funcionar como Complexo de Computação e Informática. No final de 2007, após aprovação pelo Conselho de Administração (CONSAD), o imóvel foi devolvido para o Governo do Estado com indenizações das benfeitorias realizadas pela FURB.

1989


Prof. João Joaquim Fronza. Reprodução fotográfica: Rogério Pires. Data: 29/04/2009. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
O Professor João Joaquim Fronza é nomeado Reitor em exercício da FURB, em 30/03/1989, em substituição ao prof. José Tafner. Exerceu o cargo até 06/04/1990. Vice-Reitor: não há menção ao cargo de Vice-Reitor nesse período. Saiba mais aqui.

1990


Vista aérea da Fundação Piscicultura Integrada do Vale do Itajaí (FUNPIVI). Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em 10 de março de 1990, através do protocolo de cooperação entre a FURB, o Município de Timbó e o Departamento Nacional de Obras e Saneamento, foi criada a Fundação de Piscicultura Integrada do Vale do Itajaí (FUNPIVI) com o objetivo de produzir alevinos e marrecos para fins de pesquisa e consumo.

1990


Anna Cechet com professores e alunos da 1ª Turma do Curso de Medicina da FURB. Data: junho de 1995. Acervo particular: Professora Anna Cechet. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em 1990, é realizado o primeiro vestibular para o curso de Medicina. A partir daí, nos anos que se seguiram, diversos outros cursos da área de saúde foram criados. Em 1994, o curso de Fisioterapia; em 1995, Psicologia; em 1998, Odontologia; em 1999, Farmácia; em 2003, Enfermagem; em 2004, Nutrição; em 2006, Medicina Veterinária; e, em 2012, o curso de Biomedicina.

1990


Herbário Dr. Roberto Miguel Klein da FURB. Data: 07/07/2016. Foto: Divulgação do Jornalismo da FURB.
Em 1990, é criado o Herbário da FURB, denominado Dr. Roberto Miguel Klein (1923-1992), em homenagem ao botânico professor de nossa Universidade e ecólogo que estudou a flora de Santa Catarina, caracterizando sua ecologia e vegetação. O Herbário da FURB tem como objetivo abrigar coleções e estimular estudos sobre a biodiversidade da flora, especialmente, a do Parque Nacional da Serra do Itajaí, do Vale do Itajaí e de Santa Catarina. Em 07 de julho de 2016, já eram mais de 51 mil amostras registradas na coleção. Este número foi atingido ao longo de 10 anos de trabalho. Em 2004 a coleção tinha pouco mais de 3 mil registros. Ao chegar a esses números, o professor Gasper menciona alguns nomes importantes que contribuíram para a história do Herbário: “É o momento de lembrar Lucia Sevegnani, fundadora do Herbário Dr. Roberto Miguel Klein, por ter iniciado na década de 90 a coleção e acreditar nela. Lembrar de Alexandre Uhlmann por assumir a curadoria e ajudar na sua digitalização e desenvolvimento. Além disso, agradecer ao prof. Alexander Vibrans e ao Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina (IFFSC), por registrar todo o material e fazer a coleção crescer”, recordou.

1990


Prof. Celso Mário Zipf. Reprodução fotográfica: Rogério Pires. Data: 29/04/2009. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
O Professor Celso Mário Zipf é eleito e nomeado Reitor da FURB em 24/10/1990, exercendo o cargo até 24/10/1994. Vice-Reitor: Lorival Hari Hübner Saade. Saiba mais aqui.

1991


1ª Turma do Programa de Mestrado em Educação da FURB. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Inicia o primeiro curso de pós-graduação (em nível de Mestrado) em Educação na Universidade Regional de Blumenau.

1992


Apresentação do Coro da FURB. Local: Teatro Carlos Gomes - Blumenau - SC. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Fundado o Coro da FURB, que adaptando a MPB para o canto coral, vem servindo como mostra da produção artística realizada dentro da Universidade Regional de Blumenau.

1992


Capa do livro “Uma contribuição para a história da FURB”, de Sueli Maria Vanzuita Petry e Luiz Antônio Soares. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Lançado o livro “Uma Contribuição para a História da FURB”, de Sueli Maria Vanzuita Petry e Luiz Antônio Soares.

1992


Alunos do Programa de Atualização Permanente (PROAP) visitam as barragens e a reserva indígena de José Boiteux e Ibirama. Local: José Boiteux e Ibirama - SC. Data: 08/09/1997. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Lançamento do Projeto da Universidade para a Terceira Idade, que teve suas atividades iniciadas no ano seguinte, em 1993. Em 1994, passou a denominar-se Programa de Atualização Permanente (PROAP). Atualmente denominado Programa de Educação Permanente (PROEP).

1992


Construção do Ginásio de Esportes, onde funcionam a sede da Associação dos Servidores da FURB (ASEF) e a Associação dos Professores (APROF). Local: Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 14/08/1992. Fotógrafo: Roberto Luiz Zen. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Construção do Ginásio de Esportes, que também abriga a sede social da APROF e da ASEF.

1993


Assembleia do Sindicato dos Servidores Públicos do Ensino Superior de Blumenau (SINSEPES). Local: Auditório do Bloco E - Blumenau - SC. Data: 1997. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Fundado o Sindicato dos Servidores Públicos do Ensino Superior de Blumenau, o SINSEPES. O servidor Marcel Siebert conta um pouco como era a questão sindical antes do surgimento do SINSEPES: “Na época, quem balizava a nossa data-base era o sindicato dos professores do Estado de Santa Catarina, SIPROESC, e nós, funcionários, éramos ligados ao FETEESC, Fundação dos Trabalhadores das Entidades de Ensino Superior de Santa Catarina, [...]. Era o antigo sindicato de Blumenau. Nós não tínhamos um movimento sindical” (Entrevista com Marcel Siebert concedida ao Projeto Universidade Regional de Blumenau e sua História, 21/10/1998).

1994


Grupo de Dança Folclórica da FURB. Local: Frente do Bloco A - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: (?). Fotógrafo: Artur Moser. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Fundado o Grupo de Danças Folclóricas, hoje denominado Grupo de Danças Alemãs da FURB. Tido como um dos melhores do Brasil na área de danças populares, dentre seus objetivos destacam-se: divulgar e resgatar historicamente as tradições germânicas mantidas pela população blumenauense através da dança; estimular a pesquisa e a produção em dança folclórica dentro das universidades brasileiras; proporcionar ao público em geral um contato maior com a cultura artística, especialmente a Dança Alemã; apresentar coreografias parafolclóricas alemãs que possam difundir a diversidade cultural do nosso país em regiões que não vivenciam cotidianamente a cultural germânica.

1994


FURB TV – parque de transmissores. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Através de contrato entre a FURB e a Fundação Roquete Pinto, a última empresta gratuitamente à FURB uma estação retransmissora. Eram os primeiros passos da FURB TV, que assumiu em 13 de setembro de 1994 o Canal 13 de Blumenau, passando a repetir os sinais de televisão da TVE/RJ, da Fundação Roquete Pinto. Em 1996, a FURB ganha a concessão para operar em caráter misto os sinais de televisão do Canal 13 Educativo em Blumenau, podendo inserir na grade da TVE até 15% de programação local. Era o início concreto da FURB TV. A partir do dia 18 de dezembro de 2018, a emissora de televisão educativa da Universidade Regional de Blumenau (FURB) transmite a programação da TV Universitária através do canal 15 da NET e 42 da BTV, pois a programação, antes veiculada pelo canal 13, com a TV Cultura de São Paulo, deixou de ser transmitida em virtude do prazo estabelecido pelo Governo Federal, até o dia 17 de dezembro, para a finalização da mudança de sinal de analógico para digital.

1994


Prof. Mércio Jacobsen. Reprodução fotográfica: Rogério Pires. Data: 29/04/2009. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
O Professor Mércio Jacobsen é eleito e nomeado Reitor da FURB em 24/10/1994, exercendo o cargo até 26/10/1998. Vice-Reitor: Egon José Schramm. Saiba mais aqui.

1995


Lei Complementar Municipal nº 80/1995, que dispõe sobre a legislação referente à Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB e dá outras providências. Data: 21/03/1995. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
A partir de 21 de março de 1995, a Universidade Regional de Blumenau figura como uma Instituição de Ensino Superior criada e mantida pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. A Fundação é incluída como órgão autônomo na estrutura administrativa do Poder Executivo Municipal, uma instituição oficial de direito público. Sendo assim, possui autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, conforme os seus Estatutos e o seu Regimento Geral.

1995


Atendimento pediátrico no Ambulatório. Local: Campus I - FURB. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Início das atividades do Ambulatório da FURB.

1995


Vista da erosão do Rio Itajaí-Açu. Local: Centro de Blumenau. Data: 06/12/1999. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Criado o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA). Entre suas finalidades e objetivos, destacam-se: “realizar atividades que visem a geração de conhecimento para subsidiar processos de desenvolvimento sustentável; promover a disseminação de informações relativas ao meio ambiente e ao desenvolvimento regional; [...] realizar pesquisa, extensão e prestar serviços na área ambiental, na busca de soluções de problemas apresentados por instituições públicas, empresas ou qualquer outro interessado; [...]; estruturar uma base de dados ambientais de referência regional.” Em 2010, os serviços deste Instituto foram transferidos ao Instituto FURB e desde 2012 os mesmos foram alocados por áreas em diversos departamentos da Instituição.

1996


Furb Visita a Sua Rua. Local: Rua XV de Novembro - Blumenau - SC. Data: 21/09/2003. Fotógrafo: Rogério Pires. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Criada a Pró-Reitoria de Extensão de Relações Comunitárias (PROERC), que passa a agregar todas as atividades de extensão e serviços à comunidade. No final de 2006, com a reforma administrativa, a PROERC passou a ser uma Divisão dentro da então Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPEX). Em 2011, através da Resolução nº 041/2011, é criada a Divisão de Cultura e a referida Pró-Reitoria passou a denominar-se Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura. “Por isso, vejo que o aluno tem que se inserir em programas de extensão e projetos de pesquisa. Ele não pode ficar limitado exclusivamente ao ensino, seja esse em sala de aula, fora de aula, não importa onde. Sua formação é outra, seu perfil acadêmico é outro, sua atuação profissional vai ser outra na medida em que consegue passar pelo ensino, pesquisa e extensão. Cria-se um diferencial neste futuro profissional.” (Entrevista com Carlos Alberto Vargas Ávila concedida ao Projeto Universidade Regional de Blumenau e sua História, 11/02/1999).

1996


Resolução nº 001/1996, que cria o Plano de Carreira dos Servidores Técnico-Administrativos da FURB. Data: 29/01/1996. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Regulamentado o Plano de Carreira dos Servidores da FURB.

1996


Vista do Estúdio da FURB TV. Local: Campus I - FURB - Blumenau - SC. Fotógrafo: Rogério Pires. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em outubro de 1996, o Ministro de Estado das Comunicações, Sérgio Motta, outorga permissão à FURB para executar os serviços especiais de repetição e retransmissão de televisão, em VHF, na cidade de Blumenau, utilizando sinais gerados pela Fundação Roquete Pinto. Era o início concreto da FURB/TV.

1997


Vista aérea do Campus I da FURB. Data aprox.: 1999. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Conclusão do Bloco I.

1997


Inauguração do Ginásio-Escola da FURB. Local: Campus I - FURB. Data: 10/1997. Fotógrafo: Gilberto Viegas. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
O Ginásio-Escola é inaugurado em outubro de 1997, atendendo demandas do Curso de Educação Física, entre outras.

1997


Vista aérea do Campus II. Data: 18/04/1999. Fotógrafo: Rogério Pires. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Ampliação do Campus II.

1998


Inauguração do Laboratório Sensorial da FURB. Local: Campus II - Blumenau - SC. Data: 07/04/1998. Fotógrafo: Artur Moser. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em abril de 1998, é inaugurado o 1º Laboratório de Análise Sensorial do Estado como parte integrante dos serviços do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de Blumenau (IPTB).

1998


Parque das Nascentes. Data: 04/10/2000. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Através de convênio, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (FAEMA) e a FURB passam a gerenciar um conjunto de terras conhecido como Parque Ecológico ARTEX, doravante denominado Parque das Nascentes. Esse parque serviu de campo de estudo para várias disciplinas de cursos da FURB. E a essa área do parque, agregou-se mais uma doação, por parte da FRECHAL. Em outubro de 2000, durante o Simpósio Nacional para as Áreas Degradadas, no qual diversas autoridades vinculadas ao Ministério do Meio Ambiente e o Conselho Nacional da Biosfera da Mata Atlântica estiveram presentes, iniciou-se um processo para criação do Parque Nacional da Serra do Itajaí. Em 04 de junho de 2004, o Decreto Federal emitido pela Presidência da República criou oficialmente o parque, dotado de uma área de 57.374ha (hectares).

1998


Vista aérea do Campus V. Local: Bairro da Fortaleza – Blumenau. Data: aprox. 2000. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em outubro de 1998, é inaugurado o marco fundamental do campus da Fortaleza, denominado de Campus V, onde posteriormente passaram a funcionar o Biotério, o Canil, o Hospital Universitário e o Hospital Escola Veterinário.

1998


Prof. Egon Schramm. Reprodução fotográfica: Rogério Pires. Data: 29/04/2009. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
O Professor Egon Schramm é eleito e nomeado Reitor da FURB em 26/10/1998, exercendo o cargo até 24/10/2002. Vice-Reitor: Rui Rizzo. Saiba mais aqui.

1999


Atendimento na Clínica de Odontologia. Local: Campus III - FURB - Blumenau - SC. Data: (?). Fotógrafo: Rogério Pires. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Inauguradas as Clínicas de Odontologia que visam servir de campo de estágio para os alunos do Curso de Odontologia e prestar atendimento à comunidade, seguindo o exemplo do Serviço Judiciário e do Ambulatório.

1999


Vista externa da Clínica de Psicologia. Local: Campus I - FURB - Blumenau - SC. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Inaugurada a Clínica de Psicologia destinada ao estágio dos acadêmicos do Curso de Psicologia e ao atendimento à comunidade.

1999


Laboratório de Fisioterapia. Local: Bloco T - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 1996. Fotógrafo: Artur Moser. Data: 1996. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Inaugurada a Clínica de Fisioterapia destinada ao estágio dos acadêmicos do Curso de Fisioterapia e ao atendimento à comunidade via SUS.

1999


Vôlei feminino da FURB x Brusque. Local: Ginásio de Esportes - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 30/06/2005. Fotógrafo: Ricardo Silva. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Através de convênio firmado com o Blumenau Voleibol Clube, a FURB passa a utilizar a marca Bluvôlei, juntamente com a Fundação Municipal de Desportos, como estratégia de marketing esportivo. Utilizando a logística da FURB, o novo trabalho tem como proposta “A Revelação De Novos Talentos Para O Voleibol Brasileiro” através do seguinte lema: “o voleibol não é um fim em si mesmo, mas um complemento na formação do ser humano".

1999


Apresentação da Orquestra em Homenagem aos 40 anos da FURB. Local: Teatro Carlos Gomes - Blumenau - SC. Data: 02/05/2004. Fotógrafo: Rogério Pires. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
A Orquestra da FURB, criada em 1999 pelo maestro Frank Graf, desenvolve atividades no campo da formação e da extensão, com ensaios semanais e concertos para toda a comunidade de Blumenau e região. É constituída por acadêmicos, músicos profissionais e voluntários da comunidade e tem como objetivos contribuir para a formação sociocultural de seus integrantes e comunidade em geral, oportunizar aos acadêmicos a vivência da prática musical e participar de eventos promovidos pela Universidade. A orquestra possui propostas diversificadas de repertório, desde os gêneros clássicos até populares. Frank Otto Mathias Graf, professor aposentado da FURB e fundador da Orquestra da Universidade e da FURB Jazz Band, falece no dia 17 de maio de 2016, em Curitiba (PR), aos 73 anos, depois de lutar por um ano contra um câncer.

1999


Universidade Aberta e FIC FURB. Local: Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 07 a 08/05/2004. Fotógrafo: Rogério Pires. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em 1999, a PROEN (Pró-Reitoria de Ensino) realiza a primeira edição do Fórum de Informações de Cursos, o FIC FURB. O evento foi criado com o objetivo de informar e orientar estudantes do ensino médio da grande região do Vale do Itajaí e do Norte de Santa Catarina. Nele, os estudantes assistiam a palestras sobre os cursos de Graduação oferecidos pela Universidade e visitavam os Centros e Laboratórios. O FIC FURB foi realizado até o ano de 2004, sendo substituído em 2005 pelo megaevento Interação, coordenado pela equipe do Marketing, atual Coordenadoria de Comunicação e Marketing (CCM).

2000


Apresentação da Camerata de Violões na Cerimônia de Abertura da 2° Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (MIPE). O evento é realizado pela FURB por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPEX) em conjunto com a Pró-Reitoria de Ensino (PROEN). Local: Auditório Prof. Milton Pompeu da Costa Ribeiro - Bloco J - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 14/10/2008. Fotógrafo: Rogério Pires. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Criada a Camerata de Violões da FURB. A Camerata de Violões da FURB divulga a cultura do violão, difunde a música de câmara e incentiva o desenvolvimento técnico e musical de jovens talentos universitários.

2001


Vista aérea do Campus III. Data: 10/2006. Fotógrafo: Ingo Penz. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
O Conselho de Administração (CONSAD) aprova a aquisição do imóvel (hoje Campus III), de propriedade da Cia. Hering, com fundos de investimentos oriundos do Fundo Previdenciário da FURB.

2001


Vista aérea do Campus II. Data: 10/2006. Fotógrafo: Ingo Penz. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Ocorre também a transferência do Centro de Ciências Tecnológicas do Campus I para o Campus II, que abriga todos os cursos vinculados a este, exceto o Curso de Arquitetura e Urbanismo.

2002


Divulgação do Curso Sequencial de Gastronomia. Local: Campus III - FURB - Blumenau - SC. Data: 10/09/2004. Fotógrafo: Rogério Pires. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Início dos Cursos Sequenciais. A partir de 2002, a FURB incorporou entre as suas alternativas de ensino os cursos sequenciais, adequando-se ao conceito de educação continuada. Esses cursos, de menor duração, apresentam abrangência específica por campos de saber que não se confundem com as áreas técnico-profissionais da graduação. Foram criados com o objetivo de atender aos que necessitam ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho ou, ainda, manter-se atualizados, buscando formação permanente. Atualmente todos estão vinculados à Educação Continuada (EDECON).

2002


Vista aérea do Campus IV. Local: Bairro Vila Nova - Blumenau - SC. Data: 10/2006. Fotógrafo: Ingo Penz. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
O Campus IV passa a abrigar os cursos de Computação e Sistemas de Informação. No final de 2007, após aprovação pelo Conselho de Administração (CONSAD), o imóvel foi devolvido para o Governo do Estado com indenizações das benfeitorias realizadas pela FURB.

2002


Prof. Egon Schramm. Reprodução fotográfica: Rogério Pires. Data: 29/04/2009. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
O Professor Egon Schramm é reconduzido ao cargo de Reitor da FURB em 25/10/2002, exercendo o cargo até 26/10/2006. Vice-Reitor: Rui Rizzo. Saiba mais aqui.

2003


Vista do Prédio do Fórum de Blumenau, onde hoje abriga o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da FURB. Local: Centro de Blumenau - SC. Data: 25/09/2002. Fotógrafo: Rogério Pires. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Inauguração do novo prédio (antigo Fórum do Município de Blumenau) para o Núcleo de Prática Jurídica, órgão de coordenação e supervisão do Estágio Orientado de Prática Jurídica do Curso de Graduação em Direito e do Serviço Judiciário.

2003


Vista interna do estúdio da Rádio FURB FM 107,1. Inaugurada em 2003, a Rádio FURB FM é mais um veículo de comunicação da Universidade juntamente com a TV FURB, que teve seu início em outubro de 1996. Local: Bloco S - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 19/09/2003. Fotógrafo: Rogério Pires. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em 2003, entra em operação a FURB FM já totalmente produzida em formato digital e acessível pela internet. E, em 2006, atendendo exigência legal, o Núcleo de Rádio e Televisão Educativa Vale do Itajaí (NRTV) preparou a implantação do jornalismo na FURB FM, inicialmente com duas horas diárias de programação. Apesar do funcionamento de uma estação de rádio na FURB ser recente (a FURB FM 107,1 passou a funcionar em caráter experimental em setembro de 2003), desde 1986 já havia um canal reservado para a Universidade implantar uma estação.

2004


Reitor Egon José Schramm concede entrevista coletiva à imprensa para anunciar as mudanças da logomarca e do website da FURB. LOCAL: Auditório do Bloco T - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 14/04/2004. Fotógrafo: Rogério Pires. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
A FURB comemora os seus 40 anos com diversas ações e homenagens. São apresentadas à imprensa a nova logo institucional e a logo comemorativa dos 40 anos da FURB. E o novo website da FURB é lançado na internet.

2004


Vista frontal do prédio da Biblioteca Universitária. Local: Campus I - FURB – Blumenau - SC. Data: 15/09/2004. Fotógrafo: Rogério Pires. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Inauguração da ampliação do prédio da Biblioteca Central.

2005


Interação. Local: Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 26/09/2005. Fotógrafo: Ricardo Silva. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Criado o programa Interação FURB, em substituição ao FIC FURB, com a finalidade de trazer os alunos do Ensino Médio para conhecer a estrutura da FURB. A proposta era ter "um dia de aula na Universidade" dando aos estudantes a oportunidade de conhecer os cursos da FURB.

2005


Vista interna do Centro de Memória Universitária (CMU). Local: Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 2005. Fotógrafo: Equipe CMU. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
O Centro de Memória Universitária (CMU) é transferido para a Biblioteca Central, passando a integrar os diversos serviços oferecidos pela Biblioteca Universitária. O CMU tem por finalidade uniformizar a produção documental e os procedimentos que envolvem a gestão arquivística de documentos da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), em decorrência do exercício de suas atividades.

2005


Atletas na Reitoria para entrega de troféu da liga nacional de Voleibol, conquistado em 26/09/2005. Local: Gabinete do Reitor - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 06/10/2005. Fotógrafo: Ricardo Silva. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
A equipe FURB/FMD/Blucredi conquista o título de campeã da Liga Nacional de Vôlei.

2005


Laboratório de Cromatografia, credenciado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Local: Campus II - Blumenau - SC. Data: 28/11/2005. Fotógrafo: Ricardo Silva. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
O IPTB, criado em 1972, um dos órgãos de pesquisa e serviços da FURB, recebe o selo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para análises de água, alimentos e medicamentos (pomadas), pelos Laboratórios de Microbiologia e Cromatografia.

2005


Acordo internacional entre a FURB e a Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) prevê a formação superior de cidadãos angolanos em níveis de Graduação e Pós-Graduação. Local: Gabinete do Reitor - Campus I - Blumenau - SC. Data: 01/11/2005. Fotógrafo: Ricardo Silva. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
A FURB assina o Acordo Internacional com a Sonangol, empresa petrolífera de Angola, que patrocina integralmente a formação de cidadãos angolanos em diferentes cursos da FURB.

2006


Matrículas dos novos calouros da FURB. Local: Praça de Atendimento - Bloco A - Campus I - Blumenau - SC. Data: 19/12/2006. Fotógrafo: Rogério Pires. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
No primeiro semestre de 2006, é aberta a Praça de Atendimento ao público, no Bloco “A” do Campus I. O novo espaço centralizou os atendimentos que antes eram feitos em três Divisões: Assistência ao Estudante, Registro Acadêmico e Administração Financeira. Além da centralização dos atendimentos, os estudantes também ganharam conforto na espera.

2006


Divulgação do Curso de Medicina Veterinária.
O Curso de Medicina Veterinária passa a ser oferecido pela FURB, dando continuidade à expansão dos cursos na área de saúde iniciada nos anos 90. É o 39º Curso de graduação da Instituição e está estruturado em duas vertentes: Saúde Animal e Saúde Pública.

2006


Entrega do FURB Móvel. Equipado com consultório odontológico e miniauditório, o ônibus foi doado pela empresa Nossa Senhora da Glória e equipado com apoio do Governo do Estado, Blucredi, Olsen Indústria e Comércio S/A e Blukit. Destaque: José Carlos Gonçalves da Luz. Local: Biblioteca Universitária - Campus I - Blumenau - SC. Data: 30/03/2006. Fotógrafo: Rogério Pires. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
A FURB recebe o “FURB móvel”, equipado com um consultório odontológico e um miniauditório. O ônibus foi doado por uma empresa de transportes urbanos e passa a ser utilizado, entre outros, no projeto “FURB Visita”, que presta atendimento à comunidade externa. O veículo foi substituído em 2014.

2006


Doação da empresa Renaux para o Museu da Moda da FURB. Local: Curso de Moda - Campus II - Blumenau - SC. Data: 07/02/2006. Fotógrafo: Ricardo Silva. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
O Museu Têxtil e da Moda da FURB, criado em meados de 2004 e detentor de um grande acervo de tecidos, amostras de fibras e peças do vestuário, assume o caráter de projeto de extensão da Instituição, sendo inserido no Sistema Brasileiro de Museus vinculado ao Ministério da Cultura.

2006


Prof. Eduardo Deschamps. Reprodução fotográfica: Rogério Pires. Data: 29/04/2009. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
O Professor Eduardo Deschamps é eleito e nomeado Reitor da FURB em 27/10/2006, exercendo o cargo até 26/10/2010. Vice-Reitor: Romero Fenili. Saiba mais aqui.

2007


Atendimento na Clínica de Avaliação e Orientação Nutricional (Clínica de Nutrição). Local: Ambulatório da FURB - Campus I - Blumenau - SC. Data: 27/03/2007. Fotógrafo: Rogério Pires. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
O Curso de Nutrição, iniciado em 2004, inaugura a Clínica de Nutrição.

2007


Greve dos Servidores da FURB. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Após sessão do Conselho de Administração (CONSAD), que aprovou Resolução suspendendo direitos como anuênio, triênio, progressão de carreira para técnico-administrativos por um período de 02 anos e afastamento de servidores para qualificação em cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, os servidores da FURB reunidos em Assembleia, no dia 13 de julho de 2007, deflagraram greve geral na Universidade. A greve se encerrou no dia 20 de julho, depois que o CONSAD, em sessão extraordinária, aprovou nova Resolução acordada entre os servidores e a Reitoria. O dia 13 de julho passou a ser considerado o “Dia do Servidor da FURB”.

2007


Divulgação do Portal de Periódicos da FURB.
Lançado o Portal de Periódicos da FURB que utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), software desenvolvido especificamente para a construção e gestão de periódicos científicos. O sistema é canadense e foi traduzido e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informações em Ciências e Tecnologia (IBICT). É reconhecido pela Capes e está disponível gratuitamente para editores e universidades.

2007


Vista interna do Complexo Aquático - Piscina. Local: Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 20/09/2007. Fotógrafo: Rogério Pires. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Inaugurado o Complexo Aquático, utilizado nas atividades didático-pedagógicas dos cursos de Educação Física e Fisioterapia e pelos demais acadêmicos e servidores da Instituição como mais uma opção para a prática desportiva.

2007


III Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (MIPE). Apresentação de trabalhos (banners e painéis). Local: Pátio da Biblioteca Central - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 20 e 21/10/2009. Fotógrafo: Daniel Zimmermann. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Ocorre a 1ª Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (MIPE), espaço multidisciplinar reservado aos acadêmicos e professores para a divulgação dos seus trabalhos de pesquisa e extensão. Acontece por iniciativa das Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPEX) e de Ensino de Graduação (PROEN) e representa o momento de socializar a produção universitária para a sociedade, bem como a ampliação das possibilidades de inserção comunitária da FURB.

2008


Gravação do Programa "Sala de Notícia" parceria entre FURB e o Canal Futura. Local: Salão Angelim - Biblioteca Universitária - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 15/10/2008. Fotógrafo: Rogério Pires. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em novembro de 2008, a FURB/TV assina convênio com a TV Futura e passa a retransmitir este canal em sinal aberto. Em sinal fechado (Cabo), além da Futura, o Núcleo de Rádio e Televisão passa a retransmitir a TV Brasil, emissora pública de televisão. Assim a FURB passa a operar dois canais de televisão: FURB/TV - TV Futura (sinal aberto e fechado) e TUB - TV Brasil (sinal fechado). Ainda em 2010, a TV inaugurou uma nova grade de programação.

2008


Centro de Morfologia. Local: Rua Samuel Morse s/nº, Bairro: Fortaleza - Campus V - Blumenau - SC. Fotógrafo: Rogério Pires. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Inauguração do Centro de Saúde Veterinária e do Centro de Morfologia no Campus V.

2008


Aula da Escola Superior de Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC). Destaque: Profa. Sandra Krieger Gonçalves. Local: Bloco B - Sala 108 - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 09/05/2010. Fotógrafo: Daniel Zimmermann. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em fevereiro de 2008, a Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC), a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), a Fundação Fritz Muller (FFM) e a Universidade Regional de Blumenau (FURB) firmam um convênio que possibilita a abertura de uma extensão da ESMESC junto ao campus da FURB.

2008


Lançamento do "Sarau Eletrônico" e da logo "40 Anos da Biblioteca da FURB".
Biblioteca Universitária comemora os seus 40 anos de instalação e lança a página literária "Sarau Eletrônico".

2008


Plebiscito referente à Federalização da FURB (FURB FEDERAL). Local: Blumenau - SC. Data: 2008. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Comitê Pró-Federalização da FURB, movimento iniciado no final de 2002, realiza plebiscito, no final de maio, para ouvir a comunidade e esclarecer dúvidas em torno do projeto FURB Federal.

2008


Mostra Universitária do 22º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB/FUTB). Espetáculo: Balada de um Palhaço do Grupo Teatro Artes & Fatos, de Goiânia (GO). Local: Grande Auditório do Teatro Carlos Gomes - Blumenau - SC. Data: 05/07/2008. Fotógrafo: Rogério Pires. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Festival Universitário de Teatro de Blumenau, na sua 22º edição, passa a denominar-se Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB).

2008


Anúncio da aprovação pela CAPES do projeto do primeiro Programa de Doutorado da FURB - Doutorado em Ciências Contábeis e Administração. Local: Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 29/04/2008. Fotógrafa: Alessandra Doering Meinicke. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Iniciam as atividades do Doutorado em Ciências Contábeis e Administração, o primeiro doutorado oferecido pela FURB. A união dos dois cursos em Doutorado é inédita no país.

2008


Divulgação da logo "Eu Levo a FURB no Coração".
Em outubro de 2008, com o espírito de agradecimento aos servidores que aliaram a sua história de vida à história da Instituição, a FURB, através da Divisão de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP), cria o Programa “Eu Levo a FURB no Coração”, que prevê homenagens aos servidores por tempo de serviço e por aposentadoria.

2009


Logo "FURB Federal". Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
O Reitor Eduardo Deschamps, o Coordenador do Comitê Pró-Federalização da FURB, Valmor Schiochet, com a Senadora Ideli Salvatti, o Deputado Federal Décio Lima, o Vice-Prefeito Rufinus Seibt, o Vereador Vanderlei de Oliveira, o Assessor do Deputado Federal Cláudio Vignati, Francisco Veríssimo, e a Presidente da AMPE, Sônia Medeiros, apresentam ao Ministro da Educação, Fernando Haddad, a proposta FURB Federal. A mesma prevê a implantação do ensino superior público gratuito em Blumenau, através de parceria entre a Universidade Regional de Blumenau e a Universidade Federal de Santa Catarina.

2009


Coordenadores e atletas das modalidades (marcha atlética, natação, handebol feminino e voleibol feminino e masculino) apoiadas pela FURB, dirigentes da Fundação Municipal de Desportos (FMD) e da FURB estiveram presentes na assinatura dos convênios. Local: Gabinete de Reitor - Bloco M - Campus I - FURB - Blumenau - SC. data: 20/03/2009. Fotógrafo: Coordenadoria de Comunicação e Marketing. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em março de 2009, o convênio entre a FURB e FMD Blumenau amplia as modalidades esportivas. Inclusão da Marcha Atlética (FMD Blumenau/Unimed/FURB) e Natação (FMD Blumenau/Apanblu/FURB/Etevi).

2009


Logo "ASEF 25 Anos". Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
O “Arraial da ASEF” abre os festejos alusivos aos 25 anos da Associação dos Servidores da FURB completados no dia 13 de julho de 2009.

2009


Novo portal institucional na web. Divulgação: Coordenadoria de Comunicação e Marketing.
Em julho de 2009, a FURB inaugura o novo portal institucional na web. O projeto do ambiente virtual foi desenvolvido pela empresa Worbi, de Porto Alegre. O novo site permitiu uma navegação mais amigável e funcional, privilegiando a navegação através do perfil do usuário.

2009


Concerto "Momentos", um dos eventos que comemora os 10 anos da Orquestra da FURB. Local: Teatro Carlos Gomes - Blumenau - SC. Data: 29/11/2009. Fotógrafo: Daniel Zimmermann. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
A Orquestra da FURB comemora 10 anos de fundação em agosto. Fundada em 1999, sob a regência do maestro Frank Graf, é composta por 50 músicos e conta com a participação de dois regentes assistentes, Roberto Rossbach e Luiz Lenzi.

2009


O Voleibol Masculino (FURB, Escola Barão do Rio Branco, Associação Blumenau Pró-Vôlei e Fundação Municipal de Desporto de Blumenau (FMD)). Local: Vila Germânica - Blumenau - SC. Data: 27/01/2010. Fotógrafo: Eraldo Schnaider. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em agosto, a equipe Soya/FMD Blumenau/FURB/Barão volta a Superliga Masculina de Vôlei 2009/2010.

2009


Divulgação Guia de Traumatologia e Emergências Médicas LITEM/FURB.
Acadêmicos e professores do curso de Medicina da FURB desenvolvem um Guia de Traumatologia e Emergências Médicas, lançado em setembro, para dar suporte ao acadêmico estagiário, médico plantonista e a outros profissionais de saúde sempre que houver necessidade de informações relacionadas à prática médica em pronto atendimento. A iniciativa é da Liga de Traumatologia e Emergências Médicas (LITEM), que há sete anos apoiava a formação de profissionais de saúde da FURB através de importantes atividades extracurriculares.

2009


FURB recebe o prêmio "Top de Marketing - TOP 10" da ADVB/SC - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - Seccional Santa Catarina, pelo Case: Interação FURB. Local: Campus II - FURB - Blumenau - SC. Data: 23/09/2009. Fotógrafo: Daniel Zimmermann. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
O Programa Interação FURB, um evento especialmente preparado para proporcionar “Um Dia de Aula na Universidade” aos alunos do Ensino Médio e à comunidade em geral, está entre os TOP10 da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB/SC).

2009


Entrega das propostas dos anteprojetos de lei da FURB ao Prefeito João Paulo Kleinübing. Local: Gabinete da Prefeitura - Blumenau - SC. Data: 01/10/2009. Fotógrafo: Coordenadoria de Comunicação e Marketing. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em outubro de 2009, o Reitor, Eduardo Deschamps, o Chefe de Gabinete, Mauro Tessari, a Professora Sandra Gonçalves Krieger e o Procurador Geral da FURB, Feliciano Dias, apresentam as propostas de leis ao Prefeito João Paulo Kleinubing e à Procuradora Geral do Município, Marli Zieker. “As propostas representam a vontade política dos conselhos superiores da Universidade”, enfatizou o Reitor destacando o processo de apresentação e discussão dos quatro anteprojetos com a comunidade universitária.

2009


Divulgação Rádio FURB FM 107,1. Data: 03/2007. Local: Campus I - FURB - Blumenau - SC. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
A FURB FM comemora o seu 6º aniversário em 15 de outubro de 2009. Comemora também a boa receptividade do público para uma programação elaborada de forma diferenciada. Mesmo com uma história recente, a rádio já conquistou a fidelidade de ouvintes que apreciam uma seleção diversificada em nove programas de diferentes gêneros, onde se houve o melhor da MPB, do Rock, da música Erudita, da Nova MPB, do Reggae, do Blues e Jazz, até a genuína música do sertão brasileiro. A FURB FM iniciou suas atividades em 2003, operando na frequência 107,1.

2009


Assinatura do Protocolo de Cooperação entre a FURB e o IFC-SC. Da esquerda para a direita: 01. Prof. Cláudio Adalberto Koller (Reitor do IFC); 02. Prof. Eduardo Deschamps (Reitor da FURB). Local: Reitoria do IFC - Blumenau - SC. Data: 13/10/2009. Fotógrafo: Coordenadoria de Comunicação e Marketing. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Dirigentes da FURB e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) assinam em outubro um protocolo de cooperação. O objetivo é incentivar o intercâmbio técnico, científico, cultural e administrativo visando desenvolver pesquisas, cursos, concursos, estágios, consultorias.

2009


Resolução nº 012/2011, que aprova a implantação do Curso de Licenciatura em Educação Especial, ofertado no âmbito do Programa Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), na FURB. Data: 12/03/2011. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
A FURB, por meio de convênio firmado entre o Governo Federal, Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina e as Universidades do Sistema ACAFE, passa a participar do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Esse programa contemplava, inicialmente, somente as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), porém, após negociações feitas, a ACAFE foi inserida no Programa, sendo, portanto, o único sistema de instituições de educação superior não federal inserido nesse projeto.

2009


Audiência Pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, para discutir com a comunidade do Vale do Itajaí o Projeto de Lei que institui a Universidade Federal de Blumenau. Local: Plenário da Câmara Municipal - Blumenau - SC. Data: 09/11/2009. Fotógrafo: Daniel Zimmermann. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em 09 de novembro de 2009, acontece conferência na Câmara de Vereadores de Blumenau envolvendo a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal e o Ministério da Educação com o objetivo de debater o projeto de lei do Senado (PLS nº 295/05), que autoriza o Poder Executivo a criar uma nova instituição de ensino superior: a Universidade Federal de Blumenau (UFBLU), permitindo que esta receba os estudantes e, mediante doação ou cessão, o patrimônio da Fundação Universidade Regional de Blumenau. A notícia da aprovação da proposta de criação da UFBLU pela Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado Federal foi divulgada pela Agência Senado no dia 5 de junho daquele ano.

2009


Aula inaugural do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE), uma parceria do Governo do Estado de Santa Catarina com a FURB. Local: Auditório Prof. Milton Pompeu da Costa Ribeiro - Bloco J - Campus I - FURB - SC. Data: 25/11/2009. Fotógrafo: Daniel Zimmermann. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
A Universidade Regional de Blumenau, em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, oferece, a partir de 25 de novembro de 2009, o Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE), que selecionou estudantes em 19 cursos de graduação da Instituição. O Programa consiste em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados à melhoria da qualidade dos cursos de graduação mediante a articulação com o desenvolvimento socioeconômico da região.

2009


Resolução nº 076/2009, que aprova o Regulamento do Processo de Eleição para Reitor e Vice-Reitor da Universidade Regional de Blumenau em 2010. Data: 21/12/2009. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
O Conselho Universitário aprova as novas regras eleitorais da FURB, nas quais há apenas duas categorias de urnas: uma para os servidores (docentes, técnicos-administrativos e representantes da comunidade nos conselhos superiores) e a outra para os alunos.

2009


Divulgação da Escola de Educação Continuada da FURB (EDECON).
Em dezembro de 2009, os Cursos Sequenciais da FURB passam a ser agregados à Escola de Educação Continuada (EDECON), que tem por objetivo oferecer diversos cursos de curta duração, sendo mais uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho ou, ainda, manter-se atualizado.

2010


Feira de artesanato indígena acontece durante conferência de lançamento do programa Educação para a revitalização da língua e da cultura Laklanõ/Xokleng, que teve como tema "Dor e culpa e a diversidade cultural”. Local: Hall do Bloco I - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 26/03/2010. Fotógrafo: Daniel Zimmermann. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
A FURB é uma das 17 Universidades contempladas no Edital do Programa Observatório da Educação Escolar Indígena. O professor do Mestrado em Educação Ernesto Jacob Keim e sua equipe do Grupo de Pesquisa Filosofia e Educação (EDUCOGITANS) aprovaram o projeto Formação intercultural de professores e planejamento pedagógico-didático para a revitalização da língua e da cultura Xokleng nas Escolas Indígenas Laklanô e Bugio em Santa Catarina.

2010


Largada masculina da marcha atlética. Local: Parque Ramiro Rudiger - Blumenau - SC. Data: 23/05/2009. Fotógrafo: Coordenadoria de Comunicação e Marketing. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em fevereiro de 2010, a equipe de Marcha Atlética (FMD Blumenau/Unimed/FURB) conquista o título por equipe da 20ª Edição da Copa Brasil, em Timbó.

2010


Lei Complementar nº 746/2010. Data: 19/03/2010. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em março de 2010, através da Lei Complementar Municipal nº 746/2010, a Fundação Universidade Regional de Blumenau reorganiza sua estrutura administrativa e passa a ser uma autarquia municipal de regime especial, com sede e foro no Município de Blumenau, Estado de Santa Catarina, aplicando-se a ela as prerrogativas e os privilégios da fazenda pública municipal.

2010


Escola Técnica Vale do Itajaí (ETEVI) comemora 30 Anos de Fundação. Local: frente da Biblioteca Universitária - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 03/03/2010. Fotógrafo: Daniel Zimmermann. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Com uma festa destinada aos alunos e professores, no dia 3 de março de 2010, a ETEVI comemora 30 anos de fundação.

2010


Seleção FURB. Divulgação: Coordenadoria de Comunicação e Marketing.
A Coordenadoria de Comunicação e Marketing da FURB lança peça publicitária “Seleção FURB”, valorizando, além do vestibular, os demais processos seletivos (histórico escolar e Enem).

2010


Jogo de Voleibol Feminino entre a equipe FMD Blumenau/Bluvôlei/FURB contra a equipe de Rio do Sul, válido pelo Campeonato Estadual Adulto Feminino. Local: Ginásio Sebastião Cruz (Galegão) - Vila Germânica - Blumenau - SC. Data: 16/09/2009. Fotógrafo: Daniel Zimmermann. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
No dia 24 de maio de 2010, o Blumenau Voleibol Clube (Bluvôlei) completa 20 anos. Fundado em 1990, tendo à frente os pais das atletas e pessoas ligadas ao voleibol que tinham por objetivo manter o excelente trabalho, não só da modalidade voleibol, mas, também, o trabalho social e de formação de futuras campeãs no esporte e na vida. No final de 1999, o Prof. Rui Rizzo, então Vice-Reitor da Universidade Regional de Blumenau (FURB), e o Prof. Hédio Antônio Sens trazem uma proposta nova para o Voleibol de Blumenau. Utilizando a logística da FURB, o novo trabalho tinha como proposta “A Revelação de Novos Talentos para o Voleibol Brasileiro” através do seguinte lema: “O voleibol não é um fim em si mesmo, mas um complemento na formação do ser humano”. Com esse lema, surge o novo Bluvôlei.

2010


Resolução nº 035/2010 – Homologa Estatuto da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Data: 28/06/2010. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em junho de 2010, representantes do Conselho Universitário (CONSUNI) e do Conselho de Administração (CONSAD) aprovam, com maioria qualificada, o novo estatuto da FURB, uma exigência do novo ordenamento jurídico da Instituição. Entre as principais mudanças, o CONSUNI assume funções do CONSAD (que deixa de existir), com nova composição de 40 membros, que à exceção dos membros natos, serão indicados diretamente pelos seus pares. Da mesma forma, o Regimento da Reitoria deixa de existir e a estrutura da administração superior passa a ser tratada no estatuto, no regimento geral e demais regimentos internos de cada órgão.

2010


Servidores Técnico-Administrativos do Instituto Federal Catarinense (IFC), da turma de Mestrado em Administração da FURB. Em destaque, a turma completa com os 20 alunos. Local: Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 18/08/2010. Fotógrafo: Daniel Zimmermann. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em junho de 2010, é assinado o convênio entre a FURB e o Instituto Federal Catarinense (IFC) para a realização de uma turma de mestrado em Administração. Assinaram o convênio os reitores da FURB, professor Dr. Eduardo Deschamps, e do IFC, professor Cláudio Adalberto Koller. “Conforme convênio assinado hoje será aberta uma turma com 20 alunos provenientes de filiais sediadas em todos os municípios onde o IFC possui estabelecimentos”, informa a Vice-Coordenadora do Programa, professora Denise Del Pra Netto Machado.

2010


O handebol feminino adulto de Blumenau (FMD Blumenau/FURB) conquistou o tricampeonato da Copa Brasil de forma invicta ao vencer o Luna ALG/Ordena/UCS, de Caxias (RS). Local: Ginásio do Sesi - Blumenau - SC. Data: 03/07/2010. Fotógrafo: Coordenadoria de Comunicação e Marketing. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em julho de 2010, o handebol feminino adulto de Blumenau (FMD Blumenau/FURB) conquista o tricampeonato da Copa Brasil.

2010


Nomeação de Ideraldo Gonçalves para a Função de Confiança de Controlador Geral. Local: Gabinete do Reitor - Bloco M - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 01/07/2010. Fotógrafo: Coordenadoria de Comunicação e Marketing. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em 1º de julho de 2010, é nomeado o primeiro Controlador Geral da FURB: o servidor Ideraldo Gonçalves. “A Controladoria Geral da FURB foi instituída pelas leis que consolidam o regime jurídico da Universidade e atende a uma demanda antiga, tanto da ACIB quanto do SINSEPES que têm solicitado uma auditoria externa à Universidade. As instituições públicas têm na Controladoria um órgão independente, voltado ao acompanhamento, à fiscalização da execução orçamentária, contábil e de processos”, explicou o Reitor Eduardo Deschamps.

2010


Unidade transforma resíduos gordurosos. Foto: Jandyr Nascimento – Jornal de Santa Catarina (JSC). Reproduzido no Blog da FURB pelo Jornalista Michel Ivon Imme Sabbagh.
Biogasolina produzida na FURB alcança reconhecimento internacional com três artigos sobre o tema nas revistas internacionais Fuel e Bioresource Technology, duas das maiores referências mundiais em se tratando de combustíveis.

2010


O handebol feminino adulto de Blumenau (FMD Blumenau/FURB) conquistou o tricampeonato da Copa Brasil de forma invicta ao vencer o Luna ALG/Ordena/UCS, de Caxias do Sul (RS). Local: Ginásio do Sesi - Blumenau - SC. Data: 03/07/2010. Fotógrafo: Coordenadoria de Comunicação e Marketing. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
O Complexo Desportivo da FURB, a partir do dia 21 de julho de 2010, recebe as competições da 54º Olimpíada Universitária Catarinense (JUCS). Posteriormente, a FURB sagrou-se campeã geral desta competição. Um dos destaques foi a sexta vitória consecutiva (o hexa) do handebol feminino da FURB.

2010


Divulgação da apresentação de monografias na modalidade a Distância (EAD) dos cursos de Especialização. Divulgação: Coordenadoria de Comunicação e Marketing.
O programa de Educação a Distância da FURB apresentou os primeiros 244 trabalhos de conclusão de curso, em nível de Especialização. As apresentações são do primeiro grupo de alunos concluintes e ocorreram em cidades onde a EAD da FURB possui pólos presenciais. Os trabalhos foram apresentados à banca através de webconferência.

2010


Reunião do Conselho Universitário (CONSUNI) da FURB, para a sua instalação nos termos da Lei Complementar nº 743/2010, de 19 de março de 2010. Nesta Reunião, ocorreu a posse dos novos conselheiros, dentre eles, os novos diretores de Centro, empossados no dia 12/07/2010. Local: Auditório Professor Padre Orlando Maria Murphy - Biblioteca Universitária - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 29/07/2010. Fotógrafo: Daniel Zimmermann. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo
Em 29 de julho de 2010, é instalado o novo Conselho Universitário (CONSUNI) da FURB, nos termos da Lei Complementar nº 743/2010, de 19 de março de 2010, com a posse de novos conselheiros. Ao CONSUNI compete examinar, discutir, reformar e aprovar o Estatuto e o Regimento da FURB, sua política universitária, diretrizes orçamentárias, política salarial, criação e extinção de cursos, deliberar sobre veto do Reitor a matérias em andamento.

2010


Victor César da Silva Nunes e Maria Helena Batista, vencedores das primeiras eleições para a Direção da Escola Técnica do Vale do Itajaí (ETEVI). Local: Sala dos professores da ETEVI - Bloco E - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 23/08/2010. Fotógrafo: Coordenadoria de Comunicação e Marketing. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
No dia 23 de agosto de 2010, a ETEVI escolheu seus primeiros diretores através de consulta pública. Foram eleitos Victor César da Silva Nunes como Diretor e Maria Helena Batista como Vice-Diretora.

2010


Mestrado em Administração. Divulgação: Coordenadoria de Comunicação e Marketing.
No dia 16 de agosto de 2010, o Programa de Pós-Graduação em Administração comemora seus 10 anos de implantação, com a realização de uma aula magna para uma nova turma do curso.

2010


Troféu das Olimpíadas Universitárias JUBS 2010 – Handebol Feminino Campeão. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
O Handebol Feminino da FURB/FMD Blumenau conquistou no dia 10 de novembro de 2010 os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e no dia 25 de novembro de 2010 ficou vice-campeã da Liga Nacional.

2010


Prof. Dr. João Natel Pollonio Machado. Data: 27/02/2012. Fotógrafo: José Luiz Nunes Neto. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Professor Dr. João Natel Pollonio Machado é eleito e nomeado reitor da FURB em 27/10/2010, exercendo o cargo até 31/01/2015. Vice-Reitora: Griseldes Fredel Boos. Saiba mais aqui.

2011


Reunião com o Diretor do Instituto de Pesquisa e Estudos em Administração Universitária - do INPEAU. Local: Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 25/03/2011. Fotógrafo: Coordenadoria de Comunicação e Marketing. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em março de 2011, o Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU), vinculado à Universidade Federal da Santa Catarina, Pedro Antônio de Melo, participa de reunião com o grupo de trabalho que está elaborando a proposta de viabilidade da Universidade Federal do Vale do Itajaí, com a participação da FURB e do Comitê Pró-Federalização. A proposta foi entregue ao Ministério da Educação como contribuição para o Plano de Expansão do Ensino Superior Federal.

2011


Atletas da AABLU/FURB vencem 18ª Copa Santa Catarina de Marcha Atlética. Local: Parque Ramiro Ruediger - Blumenau - SC. Data: 05/03/2011. Fotógrafo: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (CCM). Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em 05 de março de 2011, atletas da AABLU/FURB vencem a 18ª Copa Santa Catarina de Marcha Atlética nas categorias masculino (20km) e feminino (10km).

2011


Um Timorense e um Argelino são os dois alunos estrangeiros que iniciaram o curso de Mestrado em Engenharia Elétrica da FURB para o biênio 2011-2012. Local: Campus II - FURB - Blumenau - SC. Data: 11/03/2011. Fotógrafo: Daniel Zimmermann. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Alunos estrangeiros do Timor Leste e Argélia iniciam o curso de Mestrado em Engenharia Elétrica da FURB.

2011


Alunos da FURB que realizaram intercâmbio em outros países. Local: Universidad Del Pacífico - Chile. Data: Março de 2011. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Alunos da FURB realizam intercâmbio em outros países, entre eles, o Chile.

2011


Os formandos do curso de Tecnólogo em Marketing têm a disciplina Pesquisa em Marketing lecionada em inglês ou português, conforme opção do aluno, com o objetivo de obter a dupla diplomação através de um convênio com a Universidade de Halmstad, na Suécia. Local: Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 10/03/2011. Fotógrafo: Daniel Zimmermann. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Os formandos do curso de Tecnologia em Marketing têm a disciplina Pesquisa em Marketing lecionada em inglês ou português, opção do aluno, com o intuito da dupla diplomação através de um convênio com a Universidade de Halmstad, Suécia.

2011


FURB recebe 22 alunos do curso de Geografia da Universidade de Montreal, Canadá, em intercâmbio na FURB para concluir a disciplina de Geografia do Brasil. Local: Auditório Professor Rivadávia Wollstein - Bloco T - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 04/05/2011. Fotógrafo: Coordenadoria de Comunicação e Marketing. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em maio de 2011, a FURB recebeu 22 alunos do curso de Geografia da Universidade de Montreal, Canadá, em intercâmbio na FURB para concluir a disciplina de Geografia do Brasil.

2011


Lançamento do livro "Síndrome de Down: Manejo e Atenção Clínica", elaborado por Professores e Acadêmicos dos cursos de Medicina da FURB. Local: Salão Angelim - Biblioteca Universitária - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 16/05/2011. Fotógrafo: Daniel Zimmermann. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em maio de 2011, é lançado o livro "Síndrome de Down: Manejo e Atenção Clínica" elaborado por professores e acadêmicos dos cursos de Medicina da FURB. O livro foi desenvolvido baseado nas vivências adquiridas no Ambulatório da FURB, que atende portadores da síndrome.

2011


Edifurb prepara edição ampliada do primeiro manual mundial sobre deslizamentos, versão em português do Manual de deslizamento: um guia para a compreensão de deslizamentos, produzido pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos e do Canadá. Local: Edifurb - 6º nível - Biblioteca Universitária - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 25/05/2011. Fotógrafo: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (CCM). Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em maio de 2011, a Edifurb prepara edição ampliada do primeiro manual mundial sobre deslizamentos, versão em português do “Manual de Deslizamento - Um Guia Para a Compreensão de Deslizamentos”, produzida pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos e do Canadá e publicado no Brasil por meio de uma doação da Global Facility for Disaster Reduction and Recovery, GFDRR e do Banco Mundial (The World Bank). A tradução do manual para o português é do engenheiro civil e geotécnico, Paulo Rogério, e do professor da FURB, Juarês Aumond, geólogo e doutor em Engenharia Civil.

2011


1ª Feira de Cases de Marketing da FURB. Local: Pátio da Biblioteca Universitária - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 25/05/2011. Fotógrafo: Fotógrafo: Daniel Zimmermann. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Primeira Feira de Cases de Marketing da FURB, realizada em maio de 2011. Durante o evento circularam pela feira, além dos estudantes, pessoas da comunidade e outras que foram convidadas pelas empresas presentes no evento. O logotipo foi desenvolvido pelos alunos de Comunicação Social. Os responsáveis pela produção dos desfiles foram alunos do curso de Moda. Foram nove empresas participantes: Audi Breitkopf, Container Ecology Store, Fakini Malhas, Fama Indústria e Comércio, Fujiro Econcept, Hoeppers, Marp Indústria Têxtil, Nelson Bilhares e Teka.

2011


1ª Edição do Interação Júnior - Visita de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas de Blumenau e região às instalações da Universidade, com participação em oficinas. Local: Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 01/06/2011. Fotógrafo: Daniel Zimmermann. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em junho de 2011, acontece a primeira edição do Interação Júnior, em que alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas de Blumenau e região visitaram as instalações da Universidade e participaram de diversas oficinas.

2011


I Fórum dos Cursos de Engenharia Florestal do Sul do Brasil. Local: Auditório do Campus II - FURB - Blumenau - SC. Data: 14/07/2011. Fotógrafo: Coordenadoria de Comunicação e Marketing. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em julho de 2011, aconteceu o I Fórum dos Cursos de Engenharia Florestal do Sul do Brasil, no qual se abordou, dentre outros, os seguintes temas: Federação e o Conselho Regional de Arquitetura e Agronomia (CREA), mostrando o papel desses dois grupos nas discussões e formulações da legislação profissional, ressaltando a necessidade de parceria dos órgãos com as instituições de ensino superior e a resolução 1.010 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA) e as atribuições profissionais do Engenheiro Florestal.

2011


Passeata em prol da Federalização da FURB. Destaque: Chegada dos participantes ao ponto de concentração. Local: Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 12/08/2011. Fotógrafo: Daniel Zimmermann. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em 12 de agosto de 2011, ocorre a passeata em prol da Federalização da FURB. Participaram membros da Universidade (servidores e acadêmicos), do Comitê FURB Federal e a comunidade. O resultado não foi exatamente o esperado. O MEC anunciou uma expansão da UFSC em Blumenau através de um novo polo de ensino. Atualmente, a sociedade catarinense segue reivindicando a ampliação do número de vagas públicas gratuitas a partir da FURB.

2011


Audiência Pública proposta pela Comissão de Educação e Cultura, através do deputado federal Pedro Uczai, por solicitação do Comitê Pró-Federalização da FURB. Local: Câmara de Vereadores de Blumenau - SC. Data: 03/10/2011. Fotógrafo: Daniel Zimmermann. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em 16 de agosto de 2011, o MEC anuncia a criação de mais quatro Universidades. E a UFSC expande para Blumenau. Em 03 de outubro de 2011, acontece a Audiência Pública proposta pela Comissão de Educação e Cultura, através do deputado federal Pedro Uczai, por solicitação do Comitê Pró-Federalização da FURB. A audiência pública discutiu o projeto de Lei nº 7.287/2010 que autoriza a criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí, a qual não se concretizou.

2011


Comemoração dos 25 anos da EDIFURB. Local: Salão Angelim da Biblioteca Universitária - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 04/08/2011. Fotógrafo: Daniel Zimmermann. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em agosto de 2011, acontece a comemoração dos 25 anos da Edifurb. Durante o evento foi lançada a Exposição Edifurb 25 anos, que buscou contar um pouco da história da Editora.

2011


Lançamento do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Local: Auditório Professor Padre Orlando Maria Murphy - Biblioteca Universitária - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 15/10/2011. Fotógrafo: Eduardo Sofiati. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em outubro de 2011, através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), a FURB oferta os cursos de Ciências da Religião em Blumenau e Rio do Sul, Artes Visuais em Blumenau, Ciências Sociais e Educação Especial em Brusque.

2012


Vista externa do prédio do Hospital e do Ambulatório Universitário. Local: Rua Samuel Morse, s/n - Bairro Fortaleza - Blumenau - SC. Data: 16/01/2012. Fotógrafo: Eduardo Sofiati. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em 16 de janeiro de 2012, é inaugurado o Hospital Universitário, com atendimento agendado pelo Sistema Único de Saúde e funcionando como hospital-dia. Assim, iniciou suas atividades realizando pequenas cirurgias e exames diagnósticos.

2012


Inauguração oficial do Hospital Universitário da FURB no momento de descerramento da placa de inauguração, com a presença de diversas autoridades. Local: Campus V - FURB - Blumenau - SC. Data: 12/03/2012. Fotógrafo: Eduardo Sofiati. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em março de 2012, ocorreu a inauguração oficial do Hospital Regional Universitário (HRU) da FURB.

2012


Primeiro evento do Interação Kids FURB. Data: 29/03/2012. Fotógrafo: Fagner da Rosa. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em 29 de março de 2012, acontece o 1º Interação Kids, em que comparecem 70 crianças para participarem de oficinas organizadas por alunos e professores dos cursos de Música, Letras, Nutrição, Matemática e Pedagogia.

2012


Primeira Feira da Saúde. Local: Hospital Universitário - Campus V - FURB - Blumenau - SC. Data: 11/04/2012. Fotógrafo: Eduardo Sofiati. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
A Primeira Feira da Saúde, evento ocorrido no dia 11 de abril de 2012, permitiu à comunidade da região conhecer melhor os serviços da unidade e também os cursos da área de Saúde da FURB. Estudantes do Centro de Ciências da Saúde atenderam visitantes e orientaram sobre qualidade de vida a partir da prevenção e da mudança de hábitos.

2012


O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) completa 40 Anos. Local: Praça Victor Konder - Centro - Blumenau - SC. Data: 16/05/2012. Fotógrafo: Coordenadoria de Comunicação e Marketing. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) completou 40 anos em 16 de maio de 2012. O NPJ oferece um serviço totalmente gratuito, direcionado aos cidadãos com renda de até dois salários mínimos mensais. O atendimento é realizado por acadêmicos do curso de Direito da FURB, que, a partir do 5º semestre, participam de aulas práticas nos Estágios Orientados – Observação I, II e III, Simulação I, II, III e IV e Intervenção I, II e III, sendo orientados por professores-advogados, especialmente, para desenvolver as técnicas de elaboração de petições nas áreas cível, criminal e trabalhista e para identificar o problema jurídico, através do atendimento ao cliente, de forma macro e interdisciplinar, apresentando encaminhamentos judiciais e extrajudiciais para os casos reais na respectiva área de atuação do estágio.

2012


Cena do espetáculo convidado “Sua Incelença, Ricardo III” no 25º FITUB, apresentado pelos Clowns de Shakespeare, de Natal - RN. Local: Pátio da Biblioteca Universitário - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 08/07/2012. Fotógrafo: Daniel Zimmermann. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em julho de 2012, acontece a 25ª edição do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau.

2012


Aula inaugural do Doutorado em Desenvolvimento Regional da FURB. Local: Auditório Prof. Rivadávia Wollstein - Bloco T - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 16/08/2012. Fotógrafo: Eduardo Sofiati. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em agosto de 2012, ocorre a aula inaugural do Doutorado em Desenvolvimento Regional.

2012


O Conselho Universitário da FURB, o CONSUNI, aprova a criação do primeiro programa de pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da instituição. Com dez vagas iniciais, o Mestrado Profissional em Saúde Coletiva (stricto sensu) deve abrir sua primeira turma em março 2013. Local: Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 18/10/2012. Fotógrafo: Coordenadoria de Comunicação e Marketing. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em outubro de 2012, o Conselho Universitário da FURB aprova a criação do primeiro programa de pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da instituição. Com dez vagas iniciais, o Mestrado Profissional em Saúde Coletiva (stricto sensu) abre sua primeira turma em 2013 com três linhas de pesquisa multidisciplinares: "Epidemiologia em Serviços de Saúde", "Promoção à Saúde e Integralidade do Cuidado" e "Educação, Comunidade e Processo de Trabalho na Saúde".

2012


Homenagem "Eu Levo a FURB no Coração - 25 e 30 anos de trabalho dedicados à FURB. Destaque: Apresentação de vários integrantes do Coro da FURB durante seus 20 Anos - Homenagem ao Regente Eusebio Nicolau Kohler. Local: Auditório Professor Milton Pompeu da Costa Ribeiro - Bloco J - Campus I - FURB. Data: 25/10/2012. Fotógrafo: Léo Laps. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Integrantes que participaram do coro da FURB no decorrer dos seus 20 anos homenageiam, em 25 de outubro de 2012, o regente Eusébio Nicolau Kohler no evento “Eu Levo a FURB no Coração”.

2012


12ª Semana de Moda. Exposição "Tecidos Estampados - Trabalho realizado a partir da temática "O Vale do Itajaí" que desenvolveu estampa artesanal feita com carimbos e estêncil. Local: Biblioteca Universitária - Campus I - FURB. Data: 17 a 20/05/2011. Fotógrafo: Coordenadoria de Comunicação e Marketing - CCM. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
O curso de Moda da FURB completa 15 anos em novembro.

2013


O Programa de Educação Permanente (PROEP) da FURB. Local: Auditório Prof. Pe. Orlando Maria Murphy - Biblioteca Universitária - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 05/03/2013. Fotógrafo: Fagner da Rosa. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
O Programa de Educação Permanente (PROEP) comemora 20 anos de atividades.

2013


Divulgação dos trabalhos do Centro de Operações do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Itajaí, o CEOPS. Data: 24/09/2013. Local: Campus I - FURB - Blumenau - SC. Fotógrafo: Leo Laps. Divulgação Jornalismo da FURB.
O Centro de Operações do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Itajaí (CEOPS) torna-se parceiro da Prefeitura de Blumenau em novo sistema de alerta com o Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos (AlertaBlu), que monitora as condições meteorológicas no município e emite alertas para a população via website, redes sociais, e-mail e SMS, em caso de eventos naturais de risco, como chuvas e deslizamentos.

2013


Comemoração dos 45 Anos da Biblioteca Universitária (BU). Apresentação da Orquestra da FURB, sob a regência dos Professores e Maestros Roberto Fabiano Rossbach e Luiz Roberto Lenzi. Local: Salão Angelim - Biblioteca Universitária - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 28/04/2013. Fotógrafo: Heloísa Maria de Oliveira. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em 28 de abril de 2013, a Biblioteca Universitária Professor Martinho Cardoso da Veiga completa 45 anos. Naquele domingo, com programação especial, a Biblioteca Universitária abriu à comunidade das 9h às 12h.

2013


Apresentação da marca dos 50 anos da FURB. Local: Auditório Prof. Pe. Orlando Maria Murphy - Bloco H - Biblioteca Universitária - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 02/05/2013. Fotógrafo: Rogério Pires. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
A FURB celebra 49 anos e inicia as comemorações e preparativos para o cinquentenário da instituição com lançamento de logo especial.

2013


Visita de pesquisadores da Universidade de Greifswald (Alemanha). Local: Gabinete da Reitoria - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 19/03/2012. Fotógrafo: Leo Laps. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Inaugurado o Centro de Diagnóstico, do Projeto Estudo das Condições de Vida e Saúde da População de Pomerode, realizado em parceira com a Universidade de Greifswald (Alemanha) e com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). O projeto interdisciplinar avalia a saúde de 3 mil moradores de Pomerode, com idade entre 20 e 79 anos, informando-os sobre fatores de risco de doenças e formas de prevenir as mesmas.

2013


Lançamento da maquete do futuro edifício de Centro de Inovação da FURB. Local: Auditório do Campus II - FURB - Blumenau - SC. Data: 20/03/2014. Fotógrafo: Daniel Zimmermann (Distrito de Inovação). Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
CONSUNI aprova cessão de terreno para construção de Distrito de Inovação. O edifício-sede do Distrito da Inovação de Blumenau será construído dentro do Campus II da FURB. A universidade vai ceder, por 20 anos, 2.992m² do terreno ao governo de Santa Catarina, que lançou o projeto Rede Catarinense de Inovação. O objetivo é construir centros de pesquisa em dez cidades do Estado para abrigar incubadoras tecnológicas, laboratórios, centros de treinamento e instituições voltadas à inovação e ao desenvolvimento.

2013


Primeira edição do DCE Solidário. Local: Bairro Passo Manso - Blumenau - SC. Data: 17/06/2013. Foto: Divulgação Jornalismo da FURB.
Realizado o primeiro DCE Solidário. Os moradores do Condomínio Minha Casa Minha Vida, do Bairro Passo Manso, em Blumenau, puderam desfrutar de diversas atividades promovidas por alunos de dez cursos de graduação da FURB. As tendas montadas entre os prédios traziam várias opções de lazer e serviços assistenciais gratuitos oferecidos pelos próprios acadêmicos. O objetivo foi colocar em prática o que é aprendido em aula, auxiliando a comunidade carente de Blumenau.

2013


Divulgação do Projeto Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina (IFFSC). Data: 09/03/2009. Fotógrafo: Rogério Pires. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Inventário Florístico-Florestal de Santa Catarina é apresentado. A apresentação oficial dos resultados ocorreu em Florianópolis – SC, e é fruto de cinco anos de trabalhos realizados em parceria entre a FURB, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI).

2013


7º Edição da Feira de Economia Solidária. Local: Pátio da Biblioteca Universitária - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 14/03/2012. Fotógrafo: Coordenadoria de Comunicação e Marketing. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da FURB (ITCP/FURB), criada em 19 de novembro de 1999, recebeu premiações. Foram dois prêmios em reconhecimento ao esforço promovido pela organização. Um deles veio da Câmara de Vereadores de Blumenau, o outro através do Programa Nacional de Incubadoras (PRONINC). A ITCP/FURB é um programa de extensão que assessora grupos de geração de trabalho e renda.

2013


Suécia doa livros ao Projeto DCE-GELADEIROTECA. Ação de divulgação do projeto "Não deixe a cultura na geladeira". Data: 07/06/2013. Local: Campus I - FURB - Blumenau - SC. Fotógrafo: Léo Laps. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Duas funcionárias da Universidade de Borás, Suécia, visitaram a FURB para buscar novas oportunidades de intercâmbio de professores e acadêmicos dos cursos de Administração, Tecnologia em Comércio Exterior, Turismo e Moda. O Diretório Central de Estudantes (DCE) aproveitou a presença da professora Jenny Balrow e de Grace Zhe Gu, coordenadora internacional das escolas de Engenharia, Administração e Tecnologia da Informação da instituição sueca, para fazer uma ação de divulgação do projeto "Não deixe a cultura na geladeira".

2014


A equipe feminina de Handebol da Abluhand/FMD, que conta com o apoio da FURB, disputou uma partida amistosa com a seleção dos Estados Unidos. Vista de um dos momentos da partida entre a equipe de Handebol da Abluhand e a Seleção Feminina de Handebol dos EUA. Local: Complexo Esportivo Bernardo Werner - SESI - Blumenau - SC. Data: 08/06/2014. Fotógrafo: Daniel Zimmermann. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Associação Blumenauense de Handebol (ABLUHAND-FURB) venceu os Jogos Universitários Brasileiros e o Mundial do Handebol Feminino. Em seu início, a ABLUHAND-FURB constituía-se apenas por atletas da casa, meninas que faziam parte das equipes escolares do município. Com a vinda de investimentos, a equipe passou a ser mais competitiva, trouxe atletas de outros clubes e começou a participar de campeonatos em nível nacional.

2014


Vista externa do prédio do Hospital Universitário e do Ambulatório Universitário. Local: Rua Samuel Morse, s/n - Bairro Fortaleza - Blumenau - SC. Data: 16/01/2012. Fotógrafo: Eduardo Sofiati. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Ambulatório da FURB passa a atender em novo endereço, no complexo do Hospital Universitário (HU), no Campus V. O novo complexo de saúde oferece atendimentos médicos ambulatoriais de clínica geral, pediatria e ginecologia. Além disso, todas as aulas práticas ambulatoriais do Curso de Medicina são concentradas neste espaço. Além do Curso de Medicina, o local ainda permite agregar outros cursos ligados à área da saúde, como Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem e, mais tarde, as aulas práticas do curso de Biomedicina.

2014


Aula inaugural do Curso de Jornalismo da FURB. Local: Auditório Prof. Milton Pompeu da Costa Ribeiro - Bloco J - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 06/03/2014. Fotógrafo: CCM - Coordenadoria de Comunicação e Marketing. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Aula Magna do Curso de Jornalismo. Esse curso é o primeiro do Brasil implantado sob as novas diretrizes curriculares nacionais para o ensino de jornalismo homologadas em 2013 pelo Ministério da Educação.

2014


Ato de posse dos novos servidores técnico-administrativos da FURB. Local: Auditório Prof. Milton Pompeu da Costa Ribeiro - Bloco J - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 10/02/2014. Fotógrafo: Fagner da Rosa. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
A FURB empossa novos servidores. Os concursos realizados em 2013 preenchem os quadros de servidores técnico-administrativo de nível médio, de nível superior, apoio e manutenção. O concurso anterior para técnico-administrativo havia sido realizado em 2005.

2014


Recepção do Hospital Universitário. Rua Samuel Morse, s/n - Bairro Fortaleza - Blumenau - SC. Data: 16/01/2012. Fotógrafo: Eduardo Sofiati. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Hospital Universitário registra cerca de 11.078 atendimentos no ano de 2013, entre consultas médicas, exames neurológicos, cardíacos e atendimentos de enfermagem.

2014


Clínica de Odontologia da FURB. Data: 13/04/2014. Foto: Divulgação Jornalismo da FURB.
As quatro clínicas utilizadas pelos alunos do Curso de Odontologia da FURB atendem uma média de 3 mil pessoas por ano. São espaços onde o aluno de Odontologia pode colocar em prática tudo o que aprendeu na teoria. O custo dos serviços para o paciente é simbólico.

2014


Aula inaugural do Curso de Doutorado em Engenharia Ambiental da FURB. Local: Auditório do Campus II - FURB - Blumenau - SC. Data: 07/03/2014. Fotógrafos: Leandro Mazzuco Aguida e Rita de Cassia Siqueira Curto Valle. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Aula Inaugural do Curso de Doutorado em Engenharia Ambiental. O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) tem como área de concentração a temática Tecnologia e Gestão Ambiental, trabalhando a partir das linhas de pesquisa em Tecnologias e Gestão de Resíduos e Gestão de Ambientes Naturais e Construídos.

2014


Apresentação da Orquestra na Solenidade de Abertura Oficial das Comemorações dos 50 anos da FURB. Local: Auditório Heinz Geyer - Teatro Carlos Gomes - Blumenau - SC. Data: 27/04/2014. Fotógrafo: Marco Quevedo. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Dando início oficialmente as Comemorações dos 50 Anos, a FURB realiza em abril a primeira cerimônia que homenageou 34 pessoas que contribuíram com a história da Instituição. Esse evento também contou com a apresentação da Orquestra da FURB, que ao longo de 2014 realizou cinco concertos em municípios catarinenses nos quais a FURB já sediou cursos (iniciando o circuito em Blumenau, Jaraguá do Sul, Brusque, Timbó e finalizando em Rio do Sul).

2014


Revista especial dos 50 anos da FURB. Data: 10/05/2014. Fotógrafo: Marco Quevedo. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Outro destaque das comemorações dos 50 anos da Universidade foi o lançamento da Revista FURB 50 Anos, em versão digital e impressa. A publicação contou com o Conselho Editorial formado por servidores da Biblioteca Universitária e Coordenadoria de Comunicação e Marketing em parceria com a DNA Editora.

2014


Jantar para os servidores da FURB, para celebrar aos 50 anos da Universidade. Em destaque, o bolo dos 50 Anos da FURB. Local: Associação ARTEX - Cultural, Social e Esportiva - Rua Germano Roeder, 110, Bairro Progresso, Blumenau - SC. Data: 10/05/2014. Fotógrafo: Marco Quevedo. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Dando continuidade aos festejos dos 50 Anos da FURB, realiza-se em maio o jantar para seus servidores na Associação ARTEX - Cultural, Social e Esportiva.

2014


Cartaz de divulgação o show dos Titãs, para celebrar aos 50 anos da Universidade. Data: 23/05/2014. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
No ano de 2014, é realizada a 10ª Edição do Festival Universitário da Canção, Cultura e Arte (FUCCA). Como parte das comemorações dos 50 Anos da Universidade, toda a comunidade acadêmica (servidores e estudantes) foi presenteada com um ingresso para o show principal do evento, da Banda Titãs. O mesmo evento contou ainda com a apresentação do cantor Humberto Gessinger, entre outras.

2014


Festa em comemoração aos 30 Anos da Associação dos Servidores da FURB – ASEF. Data: 2014. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em junho de 2014, a Associação dos Servidores da FURB (ASEF), fundada em 13 de junho de 1984, comemora 30 anos, contemplando seus associados com uma festa temática dos anos 80, no “Centro Cultural 25 de Julho”.

2014


Homenagem da Câmara Municipal de Blumenau à FURB pela passagem dos 50 Anos de fundação. Local: Auditório Prof. Milton Pompeu da Costa Ribeiro - Bloco J - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 11/06/2014. Fotógrafo: Daniel Zimmermann. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
A Câmara de Vereadores de Blumenau presta uma homenagem à FURB pela passagem de seus 50 Anos, bem como aos cinco servidores mais antigos da Instituição e que ainda estão na ativa.

2014


Inauguração do Hospital Escola Veterinário (HEV). Local: Hospital Escola Veterinário - Campus V - FURB - Blumenau - SC. Data: 25/06/2014. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
A FURB inaugura o Hospital Escola Veterinário (HEV), no Campus V. Com um espaço de 970m², conta com área administrativa, quatro consultórios, enfermaria, sala de diagnóstico por imagem, ultrassom e raio-X, laboratório de análises clínicas veterinária, sala de esterilização, sala de técnica cirúrgica, duas salas de pré-operatório, uma sala de pós-operatório, dois centros cirúrgicos e duas salas de aula voltadas para discussões de casos clínicos.

2014


Casa Salinger. Data: 11/07/2014. Foto: Divulgação Jornalismo da FURB.
A FURB apresenta proposta para restaurar Casa Salinger. O casarão, edificado em 1880, localiza-se na Rua São Paulo, ao lado do Campus II da FURB e terá um novo destino. A antiga Casa Salinger está a um passo de se transformar no Espaço Cultural Casa Salinger, abrigando museu, galeria, espaço multicultural, escola de gastronomia, restaurante e um teatro. Para execução do mesmo, uma das etapas é a captação de recursos junto aos programas de incentivo à cultura dos governos estadual e federal.

2014


Projeto Bugio. Data: 15/07/2017. Foto: Divulgação Jornalismo da FURB.
A Câmara de Vereadores de Indaial aprova projeto de lei de autoria do Executivo, que autoriza a cessão de parte ideal do bem público municipal para a Universidade Regional de Blumenau (FURB). O espaço servirá para adequação e ampliação da estrutura física do Projeto Bugio, iniciado em 1992, e sendo o projeto mais antigo da Universidade ativo, e Centro de Pesquisas Biológicas de Indaial, que será usado em parceria pela FURB.

2014


Lançamento do Selo o comemorativo aos 50 anos da FURB. Local: Salão Angelim, Biblioteca Central - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 04/07/2014. Fotógrafo: Daniel Zimmermann. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em parceria com os Correios, a FURB lança o selo comemorativo aos 50 anos. Na mesma ocasião mais seis servidores da Instituição foram homenageados.

2014


Restaurante Universitário. Data: 29/08/2014. Fotógrafo: André Luiz Bonomini/Estagiário do Jornalismo.
Começa a funcionar em julho o Restaurante Universitário da FURB. Atendendo a um pedido histórico da comunidade acadêmica, nesta nova situação, as refeições oferecidas a alunos e servidores da Universidade têm um preço mais acessível. Os cardápios das refeições são elaborados por uma nutricionista e acompanhados pela Comissão Gestora. O restaurante também atende a comunidade externa.

2014


Servidores da FURB participando do desfile de aniversário de 164 anos de Blumenau. O evento também integrou as comemorações de 50 anos da Universidade. Local: Rua XV de Novembro, Blumenau - SC. Data: 02/09/2014. Fotógrafo: Daniel Zimmermann. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
A FURB participa do desfile em comemoração aos 164 anos do aniversário da cidade, no dia 2 de setembro. Servidores, professores e acadêmicos integraram a equipe do desfile, que marcou também os 50 anos do ensino superior no Vale do Itajaí. A FURB foi a primeira entidade a desfilar após o protocolo oficial, e contou com três carros alegóricos.

2014


Cartilha intitulada “Fritz Müller, Uma Vida Dedicada à Ciência”. Data: 06/12/2014. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
A Edifurb, em parceria com o Instituto Histórico de Blumenau e o Museu Fritz Müller, publica a cartilha intitulada “Fritz Müller, Uma Vida Dedicada à Ciência”. O trabalho foi apresentado ao público na cerimônia de entrega do título de “Doutor Honoris Causa” ao naturalista alemão.

2014


Solenidade de homenagem ao maestro Frank Mathias Otto Graf, ao professor Alcides Abreu, ao naturalista Fritz Müller (Johann Friedrich Theodor Müller) e aos formados da primeira turma da FURB, do curso de Ciências Econômicas. Local: Teatro Carlos Gomes - Blumenau - SC. Data: 06/12/2014. Fotógrafo: Luís Carlos Kriewall Filho. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
A FURB realiza a solenidade de homenagem ao maestro Frank Mathias Otto Graf, ao professor Alcides Abreu, ao naturalista Fritz Müller (Johann Friedrich Theodor Müller) e aos formados da Primeira Turma da FURB, do curso de Ciências Econômicas. Frank Graf recebeu como homenagem o título de Maestro Emérito da Orquestra da FURB, da qual é considerado fundador; o professor Alcides Abreu foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pelos trabalhos em prol da educação e por ter ministrado a Aula Magna em 02 de maio de 1964, data que marca a fundação da FURB; o naturalista alemão Fritz Müller também recebeu o título de Doutor Honoris Causa pelas contribuições para a ciência mundial; e os alunos da primeira turma da FURB também foram homenageados com uma placa comemorativa com a relação de seus nomes. Todas essas homenagens inserem-se nas comemorações dos 50 anos da FURB.

2015


Integrantes da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) da FURB. Local: Gabinete da Reitoria - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 13/02/2015. Fotógrafa: Giovana Pietrzacka. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB
São empossados no dia 13 de fevereiro os integrantes da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) da FURB. Nestes 50 anos de existência, é a primeira vez que a FURB tem uma comissão específica para tratar do assunto. A eleição ocorreu em novembro de 2014.

2015


Prof. Dr. João Natel Pollonio Machado. Data: 27/02/2012. Fotógrafo: José Luiz Nunes Neto. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Professor Dr. João Natel Pollonio Machado é reconduzido ao cargo de Reitor da FURB em 01/02/2015, exercendo o cargo até 31/01/2019. Vice-Reitor: Udo Schroeder. Saiba mais aqui.

2016


Vista do Complexo de Saúde da FURB, Campus V da FURB. Data: 20/12/2016. Foto: Divulgação Jornalismo da FURB.
Em 31 de agosto de 2016, quando a comissão provisória de instalação fez a sua primeira reunião, são dados os primeiros passos para implantar o Centro Especializado em Reabilitação (CER II). A estrutura foi instalada junto ao Complexo Integrado de Saúde no Campus V da FURB e foi constituída com a intenção de fortalecimento das ações em rede. É um serviço vinculado à Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde. A Universidade recebe mensalmente do Fundo Nacional de Saúde, via Secretaria Municipal de Saúde, o incentivo financeiro para a cobertura dos compromissos assumidos. E os recursos para implantação vieram do Programa de Atenção a Pessoas com Deficiência do governo federal. O CER II atende cerca de 400 pessoas por mês por meio de uma rede de assistência com avaliação global multiprofissional e plano terapêutico singular, englobando as diversas áreas do cuidado como: terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia, enfermagem, fisioterapia, neurologia, ortopedia, psicopedagogia, assistência social e nutrição a todos os municípios que compõem a AMMVI. O convênio foi assinado em 28 de março de 2017.

2016


Vitrine da Economia Solidária. Data: 06/09/2016. Foto: Divulgação Jornalismo da FURB.
É inaugurado, no dia 12 de setembro de 2016, o Centro Público Vitrine da Economia Solidária. O Centro é fruto da parceria entre a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/FURB) com a Secretaria Nacional de Economia Solidária vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego, através do “Projeto Apoio à Implantação de Ações Integradas de Economia Solidária como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento Territorial Sustentável Visando a Superação da Extrema Pobreza”. O Centro Público Vitrine da Economia Solidária é um espaço multifuncional que pretende fortalecer os grupos de geração de trabalho e renda da Rede de Economia Solidária do Vale do Itajaí, a qual é assessorada pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/FURB).

2017


Capa do livro em comemoração aos 50 Anos da FURB, intitulado Em qualquer época, uma Universidade se faz com pessoas. Data: 24/01/2017. Foto: Divulgação Jornalismo da FURB.
É lançado, em 04 de janeiro de 2017, o livro que conta a história dos 50 anos da FURB. “Em qualquer época, uma Universidade se faz com pessoas” é o título do livro que conta algumas das histórias relativas ao período dos 50 anos de fundação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Organizado pelos historiadores Darlan Jevaer Schmitt, Eduardo Gotzinger, Liane Kirsten Sasse e Vanessa Lischeski, o material é composto por 10 artigos e entrevistas inéditas com três fundadores da Universidade: Diderot Carli, Milton Pompeu da Costa Ribeiro e Rivadávia Wollstein.

2017


Vista do Campus I da FURB. Data: 17/02/2017. Foto: Divulgação Jornalismo da FURB.
É publicada, no Diário Oficial da União, a Portaria MEC nº 261, de 16 de fevereiro de 2017, que credencia a Universidade Regional de Blumenau (FURB) para ofertar cursos superiores na modalidade a distância (EAD). O credenciamento é válido pelo prazo de 10 anos. A portaria é assinada pelo ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho. O primeiro curso a ser oferecido nesta modalidade foi o curso de Turismo (bacharelado), pois, em 2015, a FURB havia recebido autorização do Ministério da Educação (MEC) para ofertar esse curso na modalidade EAD, emitindo a avaliação máxima (nota 5). A autorização do curso de Turismo foi o primeiro passo para o credenciamento da FURB no Ensino a Distância (EAD). Porém, faltava a Portaria que, de fato, credenciava a Universidade para iniciar a oferta, o que ocorreu em 16 de fevereiro de 2017. A partir daí, a FURB pôde oferecer cursos a distância em todos os níveis: graduação, pós-graduação e educação continuada.

2017


Lançamento da maquete do futuro edifício de Centro de Inovação da FURB. Local: Auditório do Campus II - FURB - Blumenau - SC. Data: 20/03/2014. Fotógrafo: Daniel Zimmermann. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em 09 de maio de 2017, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) passa oficialmente a integrar o Comitê para Implantação do Centro de Inovação de Blumenau. Pela composição aprovada, a FURB assume a vice-presidência do Comitê, tendo a Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) na presidência. O Centro de Inovação é fruto de uma parceria com o governo do Estado de Santa Catarina e tem objetivo de fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento tecnológico da região. O prédio está sendo construído no terreno do Campus 2 da FURB, sendo que o lançamento da maquete ocorreu em 20 de março 2014. A obra conta com um investimento de cerca de R$ 7 milhões do governo do Estado, além de uma contrapartida da prefeitura e da FURB de R$ 160 mil cada. O prédio terá cinco pavimentos, com uma área de 4 mil m². O espaço servirá para abrigar incubadoras e aceleradoras de empresas, bem como para a realização de treinamentos e pesquisas.

2017


Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores (EFEX). Data: 17/04/2018. Foto: Divulgação Jornalismo da FURB.
A partir do dia 16 de outubro de 2017, a FURB sedia o primeiro Espaço de Formação e Experimentação (EFEX) continuada de professores que atuam nas escolas públicas da região para o uso das tecnologias na educação básica. O EFEX é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, a FURB, e o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). Trata-se de um espaço físico, integrado à rede de ensino, que permitirá ao professor experimentar tecnologias educacionais e, ao mesmo tempo, desenvolver as competências necessárias para aprimorar a sua prática.

2018


Divulgação do Curso de Dança na FURB. Data: 26/01/2018. Foto: Divulgação Jornalismo da FURB.
A partir do dia 18 de janeiro de 2018, são abertas as inscrições do curso de Dança da FURB, o primeiro do Estado de Santa Catarina, com vários diferenciais, entre eles: a participação em projetos de extensão da Universidade, em especial, nos grupos de dança – de Danças Alemãs, de Danças Urbanas, de Danças de Salão e de Dança Contemporânea da FURB –, e no projeto “Arte na escola”.

2018


Solenidade de comemoração alusiva aos 50 anos de instalação da Biblioteca Universitária Professor Martinho Cardoso da Veiga. Apresentação da Orquestra da FURB sob a regência dos maestros Roberto Fabiano Rossbach e Luiz Lenzi. Na foto, o público aplaude a apresentação da Orquestra da FURB. Local: Biblioteca Universitária - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 28/06/2018. Fotógrafo: Sérgio Lamim.Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
A FURB comemora, no dia 28 de abril de 2018, os 50 anos de fundação da Biblioteca Universitária Prof. Martinho Cardoso da Veiga.

2018


Evento conjunto, mesa-redonda sobre “Cidadania e Educação - Interfaces e efetivação da dignidade humana”, em que se celebrou 50 anos dos cursos de Direito, Letras e Pedagogia da FURB. Data: 04/06/2018. Foto: Divulgação Jornalismo da FURB.
Em 05 de junho de 2018, é realizado um evento conjunto para celebrar os 50 anos dos cursos de Direito, Letras e Pedagogia da FURB. A iniciativa, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (CCEAL), trouxe para Blumenau a mesa-redonda sobre “Cidadania e Educação - Interfaces e efetivação da dignidade humana” com o professor Doutor Roberto Romano e o Juiz João Marcos Buch.

2018


Dupla titulação de Doutorado em uma parceria entre a FURB e a Universidade de Halmstad, na Suécia. Data: 03/12/2018. Foto: Divulgação Jornalismo da FURB.
Em 22 de novembro de 2018, a FURB concede a primeira dupla titulação da história. O aluno Henrique Corrêa da Cunha entrou para a história da Instituição como o primeiro a receber a dupla titulação de Doutorado em uma parceria entre a FURB e a Universidade de Halmstad, na Suécia. Foi a primeira banca internacional com as duas instituições: FURB e Högskolan i Halmstad. Orientado pelo professor Mohamed Amal, da FURB, com coorientação de Svante Andersson, de Halmstad, Henrique agora é Doutor no Brasil e na Suécia. Na banca, estavam presentes seis integrantes: três presenciais pela FURB e outros três que acompanharam via Skype, estes um integrante de São Paulo, um da Suécia e o professor co-orientador, também da Suécia.

2018


Aula Magna do Doutorado em Educação, com o Professor José Vieira de Souza, da Universidade de Brasília (UnB), marcando um momento especial com a primeira turma do programa de Doutorado em Educação. Local: Auditório Prof. Pe. Orlando Maria Murphy - Auditório da Biblioteca - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 04/03/2019. Foto: Divulgação Jornalismo da FURB.
Em 06 de dezembro de 2018, a CAPES aprova a oferta de Doutorado em Educação na FURB. Assim, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) passa a ofertar mais um Doutorado em sua grade: o de Educação, que se soma aos doutorados de Ciências Contábeis e Administração, Desenvolvimento Regional e Engenharia Ambiental. A Aula Magna do Doutorado em Educação aconteceu em 14 de março de 2019, com o Professor José Vieira de Souza, da Universidade de Brasilia (UnB), marcando um momento especial com a primeira turma do programa de Doutorado em Educação.

2018


Através do projeto Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina (IFFSC) é firmado um acordo de intercâmbio de dados com a NASA, a Agência Espacial dos EUA. Data: 12/12/2018. Foto: Divulgação Jornalismo da FURB.
Em 12 de dezembro de 2018, o projeto Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina (IFFSC) firma acordo de intercâmbio de dados com a NASA, a Agência Espacial dos EUA, válido para duas novas missões espaciais: a GEDI Mission (Global Ecosystem Dynamics Investigation Lidar), liderada pela Universidade de Maryland, e a NISAR Mission, com tecnologia desenvolvida pelo California Institute of Technology (Caltech), universidade na qual está instalado o Jet Propulsion Laboratory da NASA. Segundo o professor da FURB, Alexander Vibrans, coordenador do IFFSC, os dados de campo do IFFSC, projeto desenvolvido pela FURB desde 2007, em parceria com a UFSC, UDESC e Epagri, serão usados para calibrar os sensores orbitais e validar os dados captados por ambas as missões. Em contrapartida, o IFFSC terá acesso privilegiado aos dados de sensoriamento remoto destas missões.

2018


CAPES aprova Mestrado em Biodiversidade na FURB. Foto de 05 de abril de 2013, de autoria da Profª. Lucia Sevegnani, apresentada durante a divulgação do livro Biodiversidade catarinense: características, potencialidades e ameaças. Foto: Divulgação Jornalismo da FURB.
Em 20 de dezembro de 2018, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), uma fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), anuncia a aprovação do Mestrado em Biodiversidade.

2018


Grupo de pesquisadores. Fotógrafa: Daniela Matthes. Foto: Divulgação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR).
De 16 a 20 de julho de 2018, realiza-se o workshop internacional “Social Ecological Resilience to River Floods and Coastal Disasters” (Resiliência Socioecológica em Casos de Cheias e Desastres Costeiros). O evento, oferecido pelo Newton Fund, com o apoio do British Council e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), por meio do programa Researcher Links, e promovido pela FURB e pela London South Bank University, reuniu jovens pesquisadores de 21 Universidades (dez da Inglaterra e onze do Brasil) para a troca de conhecimentos e para a constituição de uma rede internacional de estudos em desastres e resiliência. Durante o workshop foi assinada uma carta de intenções entre a Universidade Regional de Blumenau (FURB) e a London South Bank University. O documento tem o propósito de estabelecer e manter parcerias entre as duas Universidades e inicia o processo para a dupla diplomação e a troca de professores visitantes entre as instituições.

2019


Reitora Profª. Márcia Cristina Sardá Espíndola (Gestão 2019-2023). Data: 31/01/2019. Fotógrafo: Rogério Pires. Fonte: Acervo do Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Em 31 de janeiro de 2019, toma posse a nova reitoria da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Márcia Cristina Sardá Espíndola é a primeira mulher a assumir o cargo de Reitora da FURB nesses 54 anos de história da Instituição. Márcia foi eleita para ficar à frente da Universidade na gestão 2019-2023, tendo como Vice-Reitor o professor João Luiz Gurgel Calvet da Silveira.

2019


Linha do Tempo da FURB disponível na página do Centro de Memória Universitária (CMU).
Em 02 de maio de 2019, a FURB completa 55 anos. Desse modo, a equipe do Centro de Memória Universitária da FURB – CMU/Arquivo da FURB disponibiliza a toda a comunidade a nova e atualizada Linha do Tempo da Instituição na página do CMU. Lembramos assim que a FURB tem construído junto com a comunidade a sua trajetória através do lema “Unidos Construímos a nossa Universidade”, atuando sempre nas áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização, e, portanto, valorizando-as no decorrer de sua história de atividades. Logo, nós, equipe do CMU, cientes que “em qualquer época, uma Universidade se faz com pessoas”, convidamos a todos para conhecer e/ou contribuir com a Linha do Tempo da FURB em nossa página da internet.

2019


55 Anos da FURB - “Cafezão Itinerante”. Local: Em frente da Biblioteca Universitária "Martinho Cardoso da Veiga" - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 02/05/2019. Fotógrafo: Coordenaria de Comunicação e Marketing (CCM).
Em 02 de maio de 2019, a FURB completa 55 anos. O programa “Cafezão” da rádio FM Atlântida, pela primeira vez, sai dos estúdios e aproveita a data festiva alusiva aos 55 Anos da FURB para realizar no campus universitário o “Cafezão Itinerante”. A celebração deu início ao raiar do dia, quando locutores da rádio Nereu Ramos AM telefonaram para dar parabéns à Reitora Marcia Sardá Espíndola. Em seguida, às 7h, começava um café com cuca na frente da biblioteca da FURB.

2019


Comemoração conjunta dos 55 anos da FURB e dos 45 anos da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). Em destaque, a apresentação do coro da FURB, que leva alegria e emoção há 27 anos à comunidade, sob regência do maestro Eusébio Kohler. Local: Teatro Carlos Gomes - Blumenau - SC. Data: 02/05/2019. Fotógrafo: Bruno Vicentainer.
Comemoração conjunta dos 55 anos da FURB e dos 45 anos da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). Para dar início às comemorações, a FURB Jazz Band, composta por instrumentistas de sopro e percussão, apresentou-se com a regência do maestro Luis Lenzi. A banda faz parte da Orquestra da FURB, fundada em 1999 pelo maestro Frank Graf. A Reitora Marcia Sardá Espindola fez um discurso que lembrou aos presentes sobre a juventude do ensino superior brasileiro e catarinense frente ao panorama internacional. Enfatizou ainda que dos fatos históricos se pode “extrair ao menos uma importante lição: a universidade tende a nascer e a se estabelecer lá onde ela atende às demandas por educação superior, isto é, ensino, pesquisa e extensão, de qualidade”. Ao som do coro da FURB, que leva alegria e emoção há 27 anos à comunidade, atualmente sob regência do maestro Eusébio Kohler, a cerimônia foi encerrada.

2019


Em comemoração aos 55 anos da Universidade Regional de Blumenau, o evento “FURB no Parque” reuniu arte, esporte, ciência, informação, saúde, serviços e um pouco do que acontece em mais de 30 cursos de graduação. Local: Parque Ramiro Ruediger - Blumenau - SC. Data: 05/05/2019. Fotógrafo: Grégory Alves Martins.
Os universitários da FURB levam seus conhecimentos para a praça pública. Foi um dia diferente para quem passou pelo Parque Ramiro Ruediger, o mais famoso de Blumenau. Em comemoração aos 55 anos da Universidade Regional de Blumenau, o evento “FURB no Parque” reuniu arte, esporte, ciência, informação, saúde, serviços e um pouco do que acontece em mais de 30 cursos de graduação.  O evento que promoveu a interação com a comunidade teve cerca de 1.500 pessoas, entre as 9h e 15h. Cedinho os estudantes, servidores e professores estavam preparados para receber a população que costuma exercitar-se e relaxar pelos espaços públicos do Parque Ramiro Ruediger em dia de domingo.

2019


Fazenda Escola em Timbó – Curso de Medicina Veterinária. Local: Fundação Piscicultura Integrada Vale do Itajaí (FUNPIVI) - Timbó - SC. Data: 23/05/2019. Fotógrafo: Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo/FURB TV.
Em 23 de maio de 2019, a FURB TV visita durante as aulas a Fazenda Escola, um lugar onde o aluno tem a oportunidade de praticar tudo o que aprende em sala de aula. Distante dos campi da FURB de Blumenau, localizada na Fundação Piscicultura Integrada Vale do Itajaí (FUNPIVI), que foi criada no município de Timbó em 1990, a Fazenda Escola é um espaço de 16 hectares, com 33 lagoas, galpões e diversos animais, no qual os estudantes do curso de Medicina Veterinária realizam as suas atividades práticas desde 2016. Segundo a professora Thais Szabo, que ministra a disciplina de Saúde Pública no curso de Veterinária, “durante todos esses anos nós tivemos aulas ali, mas a partir de 2016 começamos a trabalhar essa estrutura como efetivamente fazenda escola”.

2019


Velas em homenagem às vítimas de homofobia sobre a bandeira do movimento LGBT estendida em frente à Biblioteca da Universidade. Data: 06/06/2019. Fotógrafo: Grégory Alves Martins.
Em homenagem às vítimas de homofobia, estudantes de Medicina que integram a Associação Internacional dos Estudantes de Medicina (IFMSA) promovem ação em frente à Biblioteca Universitária (BU). Uma bandeira do movimento LGBT foi estendida e informações sobre a causa foram expostas em murais. Além disso, os estudantes distribuíram bilhetes com histórias de pessoas que foram vítimas de homofobia e convidaram pessoas que passavam pelo local para acender velas em homenagem às vítimas de homofobia. A Associação Internacional dos Estudantes de Medicina (IFMSA) é uma entidade com presença em diversas cidades brasileiras e do mundo.

2019


Capa do livro “Uma biblioteca pode ter tudo, inclusive livros”, organizado por Alisson Sonaglio, Ana Paula de Oliveira, Daniele Rohr, Darlan Jevaer Schmitt, Eduardo Götzinger e Vanessa Lischeski. Fonte: Editora da FURB - Edifurb.
A FURB lança no dia 1º de julho de 2019 um livro eletrônico em comemoração aos 50 anos da Biblioteca Universitária (BU). A obra intitulada “Uma biblioteca pode ter tudo, inclusive livros” reúne uma coleção de crônicas, uma parte sobre a história da BU e outra de memórias pessoais dos seus servidores. Além dos textos, o livro é composto por aproximadamente 150 imagens que resgatam a história do local.

2019


I Fórum do FITUB – Cultura, Formação e Impactos Sociais do Teatro. Local: Teatro Carlos Gomes - Blumenau - SC. Data: 07/07/2019. Fotógrafo: Nane Pereira Comunicação e Arte.
Prevista para os dias 04 a 11 de julho de 2019, a 32º Edição do Festival Internacional de Teatro Universitário (FITUB) é adiada. Por um comunicado oficial do dia 17 de maio de 2019, a Reitoria justificou o adiamento por falta de verbas, visto que “não foi possível receber os recursos/apoios que possibilitem a realização do FITUB dentro deste prazo”. Contudo, três dias após essa notícia, a Universidade anunciou a realização do I Fórum FITUB – Cultura, Formação e Impactos Sociais do Teatro. O objetivo foi dedicar um sábado inteiro para troca de ideias sobre a situação que o país atravessa no campo artístico, em especial no teatro. O I Fórum ocorreu no dia 06 de julho de 2019. De acordo com Fábio Hostert, coordenador do FITUB e professor do curso de Teatro da FURB, a ideia do fórum nunca foi substituir o FITUB, mas “a partir desse adiamento, poder refletir sobre como a gente vem, em vários setores de todo o país, recebendo baixas ou dificuldades para realizar a nossa arte”. Durante o fórum, algumas sugestões foram levantadas, mas, conforme Hostert avaliou, “é difícil em uma situação como esta encontrar uma solução imediata”.

2019


I Fórum de Doenças Raras do Vale do Itajaí. Local: Auditório Prof. Milton Pompeu da Costa Ribeiro - Bloco J - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 12 e 13/07/2019. Fotógrafo: Grégory Alves Martins.
A FURB sedia o I Fórum de Doenças Raras do Vale do Itajaí. O tema foi discutido por profissionais da saúde, familiares, cuidadores, pesquisadores, médicos e pacientes durante dois dias. A maioria das doenças raras é de difícil diagnóstico. De acordo com estimativas, cerca de oito mil já foram classificadas como raras, porém, não há dados fidedignos no Brasil.

2019


Aula inaugural do Mestrado em Biodiversidade. Local: Prof. Rivadávia Wollstein - Bloco T - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 02/08/2019. Fotógrafo: Grégory Alves Martins.
O Mestrado em Biodiversidade da FURB, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em dezembro de 2018, com o objetivo de formar pesquisadores e profissionais com capacidade para gerar e divulgar conhecimento sobre a biodiversidade e seus múltiplos usos, tem a sua aula inaugural em 02 de agosto de 2019. Na aula, o Professor e Doutor em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre, Adriano Pereira Paglia, abordou os desafios atuais para o conhecimento e conservação da biodiversidade no Brasil, destacando aspectos como degradação do solo, escassez de água, aumento da temperatura média do planeta e outras crises ambientais com causa antrópicas (provocadas pela ação do homem). O biólogo tratou esses elementos como uma realidade enfrentada pelo planeta e lembrou o desafio de conscientizar a sociedade sobre a relevância dos dados ambientais, principalmente no Brasil, país que mais desmata florestas nativas segundo o aplicativo de monitoramento em tempo real Global Forest Watch.

2019


Professores do curso de Gastronomia e Nutrição da FURB ministram aula show no estande da FURB na terceira edição do evento "Sabores de Santa Catarina". Local: Parque Vila Germânica - Blumenau - SC. Data: 02/08/2019. Fotógrafo: Grégory Alves Martins.
Professores do curso de Gastronomia e Nutrição da Universidade Regional de Blumenau (FURB) ministram aulas show na terceira edição do Sabores de Santa Catarina, evento promovido pela Associação Blumenauense de Turismo (Ablutec) nos 2 a 4 de agosto, no Parque Vila Germânica, em Blumenau. Acerca da participação no evento, o Diretor do Instituto FURB, Christian Krambeck, assim destacou: "Para nós, da Universidade, o evento é uma oportunidade de aproximação com a comunidade, uma maneira de mostrar nossos cursos e contribuir com a percepção da diversidade culinária que temos em Santa Catarina".

2019


4ª edição da Jornada do Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina (OEMSC). Local: Auditório Prof. Pe. Orlando Maria Murphy - Auditório da Biblioteca - Campus I - FURB. Data: 18/10/2019. Fotógrafo: Grégory Alves Martins.
No dia 18 de outubro de 2019, acontece na FURB a 4ª edição da Jornada do Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina (OEMSC). O Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina conta com a parceria de algumas das principais universidades catarinenses como FURB, UDESC, UFSC, UFFS, UNESC, Unisul, Univille e Unochapecó. “Itinerários formativos: inovação pedagógica?” foi o título da jornada que concentrou educadores especializados em um ciclo de três mesas redondas, com nove profissionais para debaterem temáticas como inovação, juventude, política curricular e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A professora Adriana Fischer, que auxiliou na organização da Jornada, informou que “o evento é direcionado a estudantes do magistério e profissionais da educação básica que desejam se aprofundar neste tema”.

2019


Linha de largada/chegada na Corrida Especial FURB 55 Anos. Local: Em frente da escadaria do Bloco A - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 20/10/2019. Fotógrafo: Grégory Alves Martins.
A Corrida Especial FURB 55 Anos é realizada no dia 20 de outubro de 2019. Organizado pela Associação dos Servidores da FURB (ASEF), com o apoio da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e patrocinadores, o evento resgata uma antiga tradição rompida há 10 anos. “Era uma prova muito famosa. Vinham atletas de todo o estado e também do Brasil. Nós, da ASEF, percebemos que as pessoas perguntavam quando a corrida iria voltar, então resolvemos resgatar a prova para propiciar esse momento, tanto para a comunidade acadêmica, quanto para a comunidade em geral”, destaca Eduardo Campos José, Vice-Presidente da ASEF e organizador da corrida. A largada foi dada às 8h da manhã, para os percursos de 5 km e 10 km, partindo da Rua Antônio da Veiga, em frente ao campus 1.

2019


Vista parcial do Campus I, com destaque para o Bloco "A". Local: Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 01/2016. Fotógrafo: Mauro Schramm.
A Universidade Regional de Blumenau aparece na seleção das 250 melhores, entre as quatro destacadas de Santa Catarina (UFSC, Udesc, Univali e FURB), no QS Latin America University Rankings 2020, que atualiza os índices de reputação e empregabilidade sobre as universidades. O QS World University Rankings (QS WUR) registrou o seguinte comentário sobre a Universidade Regional de Blumenau: “Quando ensino, pesquisa e extensão andam de mãos dadas com inovação e desenvolvimento, o resultado é uma Universidade cada vez mais forte e mais atenta aos avanços em nosso mundo. Uma FURB que prospera, mantendo seu compromisso de oferecer ensino de qualidade. Uma FURB que evoluiu em suas propostas para solucionar problemas e atender aos desejos da comunidade. Uma universidade que participa, envolvendo-se na construção de uma nova realidade social, educando pessoas treinadas e preparadas para essas transformações”.

2019


Atletas orientistas usando a pista para provas de orientação da FURB. Local: Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 02/11/2019. Fotografia: Central Multimídia de Conteúdo (CMC).
O campus 1 da Universidade Regional de Blumenau (FURB) recebe, pela primeira vez, uma etapa do I Circuito Sprint de Orientação do Vale Europeu, evento realizado nos dias 2 e 3 de novembro de 2019, em Blumenau, SC. A FURB foi a primeira universidade catarinense inserida no esporte e para integrar o percurso foi caracterizada como “pista escola”, um circuito com vários elementos para aprendizagem da orientação em um terreno mais convencional, comparado às áreas utilizadas para a prática da modalidade. Como explicou o professor Nazareno Schmoeller, atleta da modalidade e apoiador logístico da etapa realizada no local, “a Universidade possui áreas verdes, elevação, trilhas e estradas, permitindo que os participantes que queiram iniciar no esporte façam o percurso com mais segurança, adquirindo experiência”. De aproximadamente 1km, a pista escola da FURB pode ser percorrida em 15 minutos, servindo também ao curso de Educação Física da Universidade para o ensino e aprendizado da orientação.

2019


Inauguração da exposição dos fósseis do Endothiodon e Labirintodonte. Local: Nível 3 da Biblioteca Universitária - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 14/11/2019. Fotógrafo: Central Multimídia de Conteúdo (CMC).
A Biblioteca Universitária Professor Martinho Cardoso da Veiga ganha uma exposição permanente de dois importantes fósseis com cerca de duzentos e vinte milhões de anos e que foram descobertos no Brasil. A exposição dos fósseis do Endothiodon e do Labirintodonte foi inaugurada no dia 14 de novembro de 2019 e o móvel que os expõe foi resultado de uma parceria do curso de Ciências Biológicas da FURB e da Biblioteca Universitária. Conforme explicou Juarês Aumond, geólogo e professor da FURB, “um deles é de importância internacional porque foi a primeira prova paleontológica da deriva continental, ou seja, da dança continental. O segundo fóssil, não menos importante, é uma espécie de crânio que representa o estágio de transição da vida marinha para a vida terrestre, quando os peixes substituíram a bexiga natatória para pulmão e as barbatanas e membros locomotores”.

2019


Concerto comemorativo de 20 anos da Orquestra da FURB. Local: Igreja Luterana Martin Luther - Itoupava Seca - Blumenau - SC. Data: 24/11/2019. Fotógrafo: FURB TV.
A Orquestra da FURB realiza concerto comemorativo de seus 20 anos de fundação na Igreja Luterana Martin Luther, no dia 24 de novembro de 2019. Com entrada gratuita, o concerto foi aberto a toda comunidade com a participação especial do Coro de câmara Vocal Consort Blumenauensis, do Coro dos Alunos do Curso de Música, do Coro da FURB e do Coro Marita Deeke Sasse, ligado ao Programa de Educação Permanente (PROEP), também da Universidade.

2019


Nova Logomarca da ITCP/FURB e Selo Comemorativo aos seus 20 anos. Fonte: Central Multimídia de Conteúdo.
A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-FURB), Programa Permanente de Extensão vinculado diretamente à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura (PROPEX) da Universidade de Regional de Blumenau, comemora 20 anos. A ITCP desenvolve ações de incubação e assessoramento de empreendimentos econômicos solidários e atua como espaço de estudos, pesquisas e desenvolvimento de tecnologias sociais voltadas para a organização do trabalho, com foco na autogestão, no desenvolvimento territorial sustentável e inclusão socioeconômica de populações vulneráveis ou em condições de desvantagem por desigualdade social.

2019


Diretor Manoel Fonseca e Reitora Marcia Sardá Espíndola após receberem o Prêmio Impar como referências no Vale do Itajaí. Data: 05/12/2019. Fotógrafa: Ana Castilhos.
No dia 05 de dezembro de 2019, a Universidade Regional de Blumenau (FURB), representada pela Reitora Marcia Sardá Espíndola, recebe o Prêmio Impar, realizado pela NDTV Record SC em parceria com o Ibope Inteligência. A FURB foi destaque no Vale do Itajaí no segmento Faculdade ou Universidade. E a ETEVI, escola de ensino médio da FURB, também recebeu o Prêmio Impar, sendo representada pelo diretor, Manoel Fonseca. A ETEVI foi a escola com maior índice de preferência e afinidade regional no Vale do Itajaí, com 13,43%, seguida das escolas Santos Dumont e SENAI, com 10,45% e do CEDUP, com 8,96%.

2020


Autoridades na inauguração do Centro de Referência Paralímpico da FURB. Local: Complexo Esportivo da FURB - Campus I - Blumenau - SC. Data: 03/02/2020. Fotógrafo: Grégory Alves Martins.
Um Centro de Referência Paralímpico é inaugurado no Complexo Esportivo da FURB, no dia 03 de fevereiro de 2020, com a presença da Reitora Marcia Sardá Espindola, do Prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, da Secretária Municipal de Educação, Patrícia Lueders, além de outras autoridades e atletas. É um dos 14 Centros de Referência Paralímpicos implementados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), sendo o único em Santa Catarina. Assim, a estrutura do Centro, instalada na Universidade Regional de Blumenau (FURB), proporciona multidisciplinaridade por meio de vários cursos, para além da formação em Educação Física, pois, como comentou a Reitora Marcia Sardá Espindola, “nós já temos diversos grupos envolvendo os cursos de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e se torna um trabalho amplo de desempenho físico, usando todo o complexo da FURB”.

2020


Da esquerda para a direita, os professores Victor Cesar da Silva Nunes e Adriana Côrrea, ex-diretores da ETEVI, e o professor Manoel Fonseca Rocha, atual diretor, cortam o bolo comemorativo aos 40 anos da ETEVI. Local: Saguão do Bloco A - Campus I - FURB - Blumenau - SC. Data: 03/03/2020. Fotógrafo: Grégory Alves Martins.
No dia 03 de março de 2020, a Escola Técnica do Vale do Itajaí (ETEVI), o Ensino Médio da FURB, comemora os seus 40 anos em evento realizado no saguão do Bloco A, do campus I, da FURB. Prestigiaram a festa alunos, professores, ex-diretores, pessoas que marcaram a história da ETEVI, além da Reitora Marcia Sardá Espindola, do Vice-Reitor João Gurgel e dos Pró-Reitores. Para Manoel Fonseca Rocha, Diretor da ETEVI, “esse é um momento de celebração, momento que a gente relembra a trajetória que vem vivenciando e, naturalmente, é um momento de acolhimento dos nossos estudantes. Um momento de encontrar os ex-colegas, ex-diretores”. Na ocasião, um bolo comemorativo foi distribuído para a comunidade. E a Rádio Atlântida FM também esteve presente com o “Blitz Atlântida”, realizando jogos e distribuindo brindes.

2020


Participantes do 1º Seminário Regional de Resiliência e Gestão de Riscos do Médio Vale do Itajaí. Local: Auditório da AMMVI – Blumenau - SC. Data: 10/03/2020. Fotógrafo: Central Multimídia de Conteúdo (CMC).
Acontece o 1º Seminário Regional de Resiliência e Gestão de Riscos do Médio Vale do Itajaí no dia 10 de março de 2020. O evento, realizado no auditório da AMMVI, em Blumenau, foi fruto de uma parceria entre a Universidade Regional de Blumenau (FURB), Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e instituições francesas Instituto Mediterrâneo de Risco para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável (Imredd) e a Universitè Côte d’Azur (UCA). O seminário marcou o começo de 12 meses de trabalho, com a participação de equipes de defesa civil, prefeituras, Universidade de Blumenau e sociedade, para o aperfeiçoamento da gestão de riscos e resiliência na região. O Vice-Reitor da FURB, João Gurgel, representando a reitora Marcia Sardá Espindola no seminário, destacou que a Universidade contribui com inúmeros grupos de pesquisas e estudos sobre o tema, cumprindo o seu papel como instituição regional.

2020


Portaria nº 081/2020, que designou os integrantes do Comitê de Prevenção ao Coronavírus. Data: 13/03/2020. Fonte: Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.
Para acompanhar os assuntos relativos ao Coronavírus e estabelecer protocolos concernentes às Universidades, é criado um comitê interdisciplinar de prevenção ao COVID-19, coordenado pelo Vice-Reitor João Gurgel, professor Doutor do Centro de Ciências da Saúde. O objetivo do comitê da FURB é manter a comunidade universitária informada e atualizada sobre medidas para prevenção, conduzindo também decisões administrativas e urgências por meio de seus canais oficiais de comunicação, seja para alunos, técnicos, professores, visitantes e autoridades de saúde pública.

2020


Inauguração da Unidade de Atomização e Spray que faz parte do Laboratório de Fluidodinâmica Computacional. Local: Campus II - FURB - Blumenau - SC. Data: 13/03/2020. Fotógrafo: Grégory Alves Martins.
A FURB inaugura a Unidade de Atomização e Spray, novo espaço instalado em containers que faz parte do Laboratório de Fluidodinâmica Computacional. A inauguração contou com a presença da Petrobrás, representada pela engenheira de processamento, Lilian Canabarro, coordenadora das soluções tecnológicas para produção de gasolina e insumos petroquímicos. Com a Unidade de Atomização e Spray, a Universidade de Blumenau vai aumentar a capacidade de pesquisa e proporcionar uma estrutura de ponta para os estudos em escoamento multifásico, pois, contando com equipamentos em escala real, que simulam em tamanho os equipamentos que estão disponíveis na indústria, proporciona uma interação entre os testes físicos e virtuais que é um dos grandes diferenciais dos projetos realizados pelos alunos e professores da FURB que desenvolvem pesquisas nessa área.

2020


Cartaz - Medidas de prevenção ao Covid-19
O Comitê de Prevenção ao Coronavírus da Universidade Regional de Blumenau (FURB) define medidas institucionais para dar cumprimento ao Decreto municipal 12.588, de 15 de março de 2020. Através da Portaria nº 00086/2020, do dia 16 de março de 2020, a Reitoria torna públicas as medidas para enfrentar o COVID-19 na FURB.

2020


AVA 3, o ambiente virtual de aprendizagem oficial da FURB desde o 2º semestre de 2019.
Em 22 de março de 2020, a Reitora da Universidade, a Professora Marcia Cristina Sardá Espíndola, dirige uma mensagem aos estudantes para tranquilizá-los em relação às atividades acadêmicas e administrativas da FURB durante o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19). A Reitora anunciou que a FURB havia passado por uma reorganização dos seus recursos humanos e tecnológicos para cumprir a sua responsabilidade de Universidade e que, desse modo, os técnicos e professores estavam preparados para acolher os estudantes por meio das tecnologias de informação e comunicação, tendo como prioridade a saúde física e mental da comunidade. Na situação de isolamento, as aulas então passaram a ser ministradas por meios virtuais, em especial, pela combinação do AVA3, novo Ambiente Virtual de Aprendizagem criado na plataforma Moodle, com o Microsoft Teams, aplicativo de mensagens da organização que teve um aumento de uso verificado pelo número de mensagens trocadas nele já em 23 de março de 2020. Conforme noticiado pela Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo da FURB em 26 de março de 2020, “de 825 mensagens em chat no dia 17 de março, pulou para 29.531 em 23 de março e no dia 24, quarta-feira, já se contabilizava 46 mil mensagens repassadas via chat da FURB”.

2020


Programa Hora Certa da Notícia. Data: 30/04/2020. Fotógrafo: Mike Martins.
No dia 02 de maio de 2020, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) completa 56 anos e, para compartilhar com a comunidade um pouco mais de suas realizações, passa a oferecer a partir do dia 04 de maio de 2020 mais informação de hora em hora, ao vivo, pela rádio FURB FM (107,1). A produção do programa Hora Certa da Notícia iniciada em 2019 para gerar boletins noticiosos de hora em hora foi aperfeiçoada com mais tempo e entradas ao vivo com a presença de jornalistas que integram a Central Multimídia de Conteúdo (CMC) da FURB, de hora em hora, de 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. A nova programação já vinha sendo testada durante o período de quarentena pela equipe de Jornalismo. Conforme informou a professora Roseméri Laurindo, coordenadora da Central Multimídia de Conteúdo: “Começamos os testes com o Hora Certa da Notícia ao vivo ainda em abril para fazermos avaliações técnicas e adaptações. A experiência tem sido muito legal. Assim prestamos um serviço à população e levamos isso a sério, cumprindo com a missão educativa de nossa rádio universitária. Cuidamos de quem está em casa, mas também da nossa equipe, que está tomando os devidos cuidados, trabalhando de máscara e evitando aglomerações”.

2020


Campus Fórum Universitário, onde são exercidas as atividades do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), órgão vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). Local: Blumenau - SC. Data: 23/03/2021. Fotógrafa: Adriana Klann.
Com as atividades mantidas remotamente desde o início do isolamento social ocasionado pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) realiza no dia 05 de maio de 2020 o primeiro atendimento totalmente virtual. Por meio das tecnologias oferecidas pela FURB, o atendimento a uma cliente, que tinha seu processo de divórcio tramitando na Vara dos Feitos da FURB do Fórum Universitário, seguiu a protocolos procedimentais sugeridos para atuação jurídica de forma virtual. A cliente foi atendida pelas acadêmicas da disciplina Estágio-Intervenção I (7ª fase do Curso de Direito), Helena Valentim Pillon e Maryanna Mafessoni, por meio da ferramenta Microsoft Teams. De acordo com a professora responsável pela disciplina, Dra. Helena de Azeredo Orselli, “o atendimento foi de extrema importância por se tratar de manifestação sobre a contestação oferecida pela parte contrária, dependendo de discussão de provas e argumentos levantados pelo requerido. Típica ocasião em que e-mails não supririam a necessidade de diálogo e troca de informações para a melhor condução do processo”.

2020


O Professor Everaldo Grahl, Presidente da Fundação Fritz Muller, e a Professora Marcia Cristina Sardá Espindola, Reitora da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Data: 13/05/2020. Fotografia: Central Multimídia de Conteúdo (CMC).
É firmada uma parceria com a Fundação Fritz Muller (FFM) no dia 13 de maio de 2020. Investir em tecnologia e em novas modalidades de ensino para oferecer cursos de pós-graduação lato sensu, cursos de curta duração e formação profissional estão entre os objetivos dessa parceria entre a FURB e a FFM. O contrato ainda prevê captação de recursos e gestão de projetos de pesquisa e extensão e a realização de eventos. Para o presidente da FFM, professor Everaldo Grahl, a retomada da parceria entre FURB e FFM consolida um pleito da ambas as instituições, pois, segundo observa, “identificamos uma gama de ações de interesse mútuo e tanto a FURB quanto a Fundação entendem que é o momento de investir em tecnologias na área educacional e repensar modelos de educação a distância”.

2020


Formatura virtual do Curso de Medicina - Formandos 2020/1, 40ª turma do curso de Medicina da Universidade Regional de Blumenau (FURB) - Destaque: Discurso proferido pela Magnífica Reitora Marcia Cristina Sardá Espindola. Data: 29/05/2020. Fotógrafo: Central Multimídia de Conteúdo (CMC).
No dia 29 de maio de 2020, ocorre a primeira formatura on-line da Universidade. Formandos de Medicina da Universidade Regional de Blumenau (FURB) colaram grau pela plataforma Teams. Os 39 universitários concluíram o curso em meio à pandemia da Covid-19, tendo, desde o começo do isolamento social, atuado presencialmente no Hospital Santo Antônio e também no atendimento virtual por meio do programa Alô Saúde, que foi implantado em parceria entre a prefeitura de Blumenau e a FURB desde o mês de março para possibilitar o atendimento à portaria do Ministério da Educação, que autoriza universitários da área de saúde a atuarem no enfrentamento à Covid-19. A opção pela cerimônia virtual deu-se em razão do afastamento social determinado por Decreto do Governo do Estado de Santa Catarina e a formatura de Medicina foi regulamentada pelo Ministério da Educação, que permitiu aos acadêmicos anteciparem suas colações de grau, para atuarem nas equipes de combate ao novo coronavírus.

2020


Aula da disciplina de Prática Desportiva (PDE) via plataforma Teams. Data: 04/06/2020. Fotografia: Central Multimídia de Conteúdo (CMC).
Entre as aulas mediadas por tecnologia em tempo de pandemia, estão as dos professores do Curso de Educação Física. Eles usam a criatividade para manter a disciplina de Prática Desportiva (PDE), pois, mesmo a distância, têm oferecido aulas à graduação, pós-graduação, servidores e ensino médio. Por meio da plataforma Teams, as aulas incluem exercícios variados, como pilates, funcional, alongamentos, pequenas corridas para quem tem espaço disponível, entre outros. Além disso, os coordenadores da PDE criaram uma página no Instagram especialmente para o período de pandemia do novo coronavírus (COVID-19: a @corona.ativa. A página é aberta e qualquer pessoa pode acessar os exercícios. E há ainda os desafios da PDE que são feitos na página oficial da Prática Desportiva no Instagram (@pdefurb).

2020


Uso obrigatório de máscaras e necessidade de manter distância em todos os espaços, incluindo salas de aulas e laboratórios, no retorno gradual às atividades práticas de ensino presencial. Data: 08/06/2020. Fotografia: Central Multimídia de Conteúdo (CMC).
A Universidade Regional de Blumenau (FURB) inicia no dia 08 de junho de 2020 o retorno gradual às atividades práticas de ensino presencial. Foram 35 disciplinas que precisaram desenvolver atividades presencias imediatas. O Professor Romeu Hausmann, Pró-Reitor de Ensino, garantiu que, “diante da instabilidade do cenário, as demais situações já foram organizadas pelos colegiados dos cursos, sem prejuízos à formação dos estudantes”.

2020


8ª Feira de Inovação e Empreendedorismo do CCT. Fonte: Central Multimídia de Conteúdo (CMC).
A 8ª edição da Feira de Inovação e Empreendedorismo da FURB é realizada de forma totalmente remota entre os dias 1º a 03 de julho de 2020. O evento teve como objetivo abrir espaço de apresentação de soluções inovadoras, desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas do eixo de articulação do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade Regional de Blumenau (CCT), que reúne os cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, Design e as Engenharias.

2020


Montagem de fotos com atrativos dos municípios do Médio Vale do Itajaí. Fotografia: Divulgação/Prefeituras.
A Universidade Regional de Blumenau (FURB) oficializa um contrato de prestação de serviços com a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI). O acordo permite transferência de conhecimentos com assessoria especializada da Universidade para os municípios, especialmente em relação às questões que envolvem a pandemia do novo coronavírus.

2020


Divulgação do Mestrado em Direito. Fonte: Central Multimídia de Conteúdo (CMC).
O curso de Mestrado em Direito da FURB é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) através da Portaria nº 576 publicada no Diário Oficial da União no dia 09 de julho de 2020. O Mestrado em Direito é o 13º Programa de Pós Graduação stricto sensu criado pela FURB, sendo quatro deles com Doutorados.

2020


Fitub Conversa. Data: 22/07/2020. Fotografia: Central Multimídia de Conteúdo (CMC).
Como a 32ª edição do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB) prevista para julho de 2020 foi adiada em virtude da pandemia, os organizadores do evento prepararam lives que reuniram especialistas e aficcionados pelo teatro. Ruan Rosa, coordenador da Divisão da Cultural (DIC), comentou que, “diante do cenário, e por ver que muitas pessoas estão abrindo caminhos para poder fazer as discussões em torno da arte, a Universidade decidiu propor esse ciclo de atividades do “FITUB Conversa”, que não substitui o Festival mas complementa as ações dele”. As conversas aconteceram pelo Instagram entre os dias 15 e 22 de julho de 2020 e, de acordo com dados da Divisão de Cultura da Universidade Regional de Blumenau (FURB), em média 2.500 pessoas assistiram todas as lives, com presença de público de países como Equador, Argentina, Chile, Espanha e de todos os estados brasileiros.

2020


Roda de Conversa - FURB Compartilha: Saúde Mental dos servidores em tempos de pandemia e os efeitos em cada um de nós e no laço social. Local: Ambiente Virtual do Teams. Data: 24/07/2020. Fotógrafa: Valéria Ilsa Rosa.
Com o objetivo de proporcionar um espaço “virtual” para que servidores da FURB, tanto técnico-administrativos quanto docentes, pudessem ter a oportunidade de falar sobre seus sentimentos, suas angústias durante a pandemia, a Divisão de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP) da FURB lançou a ação interna “Roda de Conversa FURB Compartilha - Saúde mental dos servidores em tempos de pandemia e os efeitos em cada um de nós e no laço social”. O primeiro encontro aconteceu no dia 24 de julho de 2020 pela plataforma Microsoft Teams. Assim, durante encontros semanais, às sextas-feiras, das 14h às 15h30min, pelo Teams, os participantes têm a chance de expor seus dramas pessoais e encontrar o apoio necessário e as identificações do grupo que os ajudam a ressignificar as dificuldades encontradas.

2020


Divulgação do curso de Pós-Graduação Lato Sensu “Epidemiologia e novas tecnologias para controle de infecções”. Fonte: Central Multimídia de Conteúdo (CMC).
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão aprova o curso de “Epidemiologia e novas tecnologias para controle de infecções” no dia 28 de julho de 2020. Trata-se de uma Pós-Graduação Lato Sensu para marcar o início de um novo formato para as especializações da Universidade, com a possibilidade de o estudante optar pela modalidade que desejar: presencial ou a distância.

2020


Festival Internacional Virtual "Abriendo Camino Hacia La Cultura de Nuestro Cantón". Fonte: Central Multimídia de Conteúdo (CMC).
No dia 25 de julho de 2020, as coreografias do Grupo de Danças Alemãs da Universidade Regional de Blumenau (FURB) são apresentadas no Festival Internacional Virtual "Abriendo Camino Hacia La Cultura de Nuestro Cantón". O festival foi uma realização da Asociación Folklórica Oro Verde, da Costa Rica, em comemoração aos seus vinte anos, com participação de mais de 70 grupos representando 20 países, majoritariamente da América Latina, mas também com a presença da Itália e da Sérvia.

2020


FURB é 18ª em pesquisa sobre Turismo na América Latina. Data: 04/08/2020. Fonte: Central Multimídia de Conteúdo (CMC).
A Universidade Regional de Blumenau (FURB) é classificada em 18° no ranking de instituições latino-americanas que mais contribuem para a produção e disseminação científica em periódicos na área de Turismo na América Latina. E o Professor Carlos Alberto Cioce Sampaio, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da FURB, também foi ranqueado pelo estudo como o 13° pesquisador que mais contribuiu para a disseminação de conhecimento científico sobre Turismo produzido na América Latina e publicado em periódicos latino-americanos.

2020


FURB adota novo modelo de ensino: o OnLife. Data: 31/08/2020. Fonte: Central Multimídia de Conteúdo (CMC).
A Universidade Regional de Blumenau (FURB) adota um novo modelo de ensino. Aulas ao vivo, transmitidas por streaming das salas de aulas do Campus 2 inauguram o novo modelo de ensino que a FURB passa a adotar a partir do segundo semestre de 2020: o OnLife. O nome resume a ideia de que é possível estar presente estando online e atende ao que a Universidade planeja como modelo de ensino e aprendizagem para quando o retorno presencial às aulas teóricas for possível. E indica, consoante a observação do Professor Romeu Hausmann, Pró-Reitor de Ensino, que o “aluno vai poder escolher, se quer ou pode vir ao campus, ou prefere assistir as aulas de casa”.

2020


Upgrade, projeto que produziu materiais audiovisuais para o YouTube como meio de promover a capacitação das ONGs. Data: 09/09/2020. Fonte: Central Multimídia de Conteúdo (CMC).
O “Comunicação para o Desenvolvimento Social”, projeto de extensão da FURB realizado há quase vinte anos, em parceria com o novo projeto do curso de Publicidade e Propaganda, “Mídias Digitais para o terceiro setor”, desenvolveu o projeto Upgrade para, através de uma série de vídeos tutoriais, capacitar as ONGs da região na criação de conteúdos e utilização das redes sociais. De acordo com a professora Cynthia Boos de Quadros, do Departamento de Comunicação da Universidade de Blumenau, “o principal objetivo dessa série de vídeo tutoriais é fazer com que as ONGs consigam explorar ferramentas digitais que são tão importantes para o seu trabalho junto da comunidade, seja na divulgação de suas iniciativas, seja para captar voluntários e fundos, ou para seguir com seus trabalhos de forma transparente perante a sociedade”. Os vídeos tutoriais foram produzidos e disponibilizados no canal do YouTube “Comunica FURB” (youtube.com/comunicafurb, nas playlists).

2020


O OSBLU desenvolveu uma ferramenta que permite conhecer os processos licitatórios que estejam sendo promovidos pelo Município. Data: 05/09/2020. Fonte: Informativo Eletrônico-OAB Blumenau.
A Universidade Regional de Blumenau (FURB), por meio do seu Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), firmou convênio de cooperação técnico-científica com Observatório Social do Brasil (OSBLU) em Blumenau. A parceria tem o objetivo de fomentar atividades e ações diferenciadas aos acadêmicos do curso de Direito, em especial na disciplina de Prática de Direito Administrativo, com aprendizagens ativas na análise de licitações do Município de Blumenau. “A ampla formação prática é uma necessidade do futuro jurista e temos nos empenhado para que o NPJ da FURB seja destaque em aprendizagens diferenciadas na região de Blumenau”, destacou a professora Dra. Giselle Marie Krepsky, coordenadora do NPJ da Universidade.

2020


Novos cursos EaD da FURB. Data: 28/09/2020. Fonte: Central Multimídia de Conteúdo (CMC).
A Universidade Regional de Blumenau (FURB) abre sete novos cursos no formato à distância. Assim, além de Turismo EaD, passa a oferecer os seguintes cursos na área de gestão: Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Processos Gerenciais e Secretariado. Com duração de dois anos e meio, os cursos em EaD terão provas presenciais, de acordo com a legislação atual. De acordo com o professor Ciel Antunes de Oliveira Filho, coordenador do curso de Administração da Universidade e dos tecnólogos em EaD, “o diferencial desses cursos é o material, produzido por professores da FURB, que são professores gabaritados, pesquisadores das áreas e a maioria doutores”.

2020


Lançamento do modelo FURB Onlife. Fotografia: Central Multimídia de Conteúdo (CMC)/Gregory Martins.
No dia 22 de outubro de 2020, é lançado o FURB Onlife, modelo que permite ao estudante optar entre assistir à aula em sala de aula ou via Internet, na plataforma Teams. Assim, os estudantes, que desde o início da pandemia estão em aulas remotas, mediadas por tecnologias, terão a opção de comparecer às aulas presenciais ou de acompanhá-las de outro lugar, pois os professores estarão nas salas de aula Onlife, transmitindo a aula ao vivo, por streaming. E, de acordo com o Professor Romeu Hausmann, Pró-Reitor de Ensino da FURB, “mesmo depois que voltarmos à normalidade, que tivermos a vacina para a Covid-19, a FURB vai continuar utilizando a tecnologia. Isso vai permitir que nossos estudantes de outras cidades, que tiverem dificuldades de deslocamento, por exemplo, ou também nossos alunos trabalhadores, que são grande parte dos nossos estudantes, e que às vezes têm alguma atividade profissional ou estão viajando a trabalho, tenham a opção de acompanhar as aulas”.

2020


Colaboratório FURB (COLAB). Data: 18/11/2020. Fonte: Central Multimídia de Conteúdo (CMC).
Uma iniciativa do Instituto FURB, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Agência de Inovação Tecnológica (AGIT) cria o Colaboratório FURB (COLAB), nova ferramenta da Universidade Regional de Blumenau para contribuir com a região e com a comunidade, que, por meio de uma rede integrada de inovação entre a Universidade, startups, empresas e governos, o Colaboratório pretende incentivar a comunidade acadêmica a criar soluções para os problemas e desafios reais do Vale do Itajaí. Segundo explicou Christian Krambeck, Diretor do Instituto FURB, a ideia para o Colaboratório nasceu do Planejamento Estratégico Participativo (PEP) da Universidade, como uma forma de estreitar a “lacuna que existe entre as empresas, o mercado, a realidade externa à Universidade, o dia a dia e cotidiano e esses desafios e problemas reais, e a necessidade e possibilidade potencial de trazer isso para a FURB”.

2020


O Prêmio Innovare, criado em 2004, é uma realização do Instituto Innovare que conta com o apoio do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que já premiou 226 práticas. Em sua 17° edição contemplou mais oito trabalhos em suas respectivas categorias. Data: 02/12/2020. Fotografia: Central Multimídia de Conteúdo (CMC).
O projeto “Transação Tributária”, realizado em parceria com a FURB, rendeu ao magistrado, Emanuel Schenkel do Amaral e Silva, titular da 2ª Vara da Fazenda da comarca de Blumenau, o primeiro lugar na categoria Juiz, da 17° edição do Prêmio Innovare. São coautoras do projeto “Transação Tributária” as procuradoras municipais Cleide Regina Furlani Pompermaier e Ângela dos Santos Farias, ambas egressas do Curso de Direito da FURB. A Professora Giselle Marie Krepsky, Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica, explicou que “a ideia da parceria entre a FURB, por meio do NPJ, e o município de Blumenau, no programa de Transação Tributária, é exatamente propiciar aos nossos estagiários uma formação mais ampla em áreas que vão além daquelas costumeiramente tratadas nos núcleos de práticas jurídicas, e com isso melhorar evidentemente a capacitação e as habilidades e competências do futuro jurista egresso da Universidade”.

2020

A FURB esteve representada, entre os mais de 100 participantes, no Concurso Científico de Livro infantil sobre Biodiversidade do Solo e recebeu menção honrosa com a obra: “What is that little yellow dot under your feet?”, escrita e ilustrada por Caroline Krug Vieira, Morgana Montibeler, Tamiris Marandola e pelos professores Daniela Tomio, Sidney Luiz Stürmer, do curso de Ciências Biológicas. Com o lema "Manter o solo vivo, proteger a biodiversidade do solo", o concurso foi idealizado no âmbito do Dia Mundial do Solo 2020, pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a União Internacional de Ciências do Solo (IUSS) e a Parceria Global do Solo (GSP).

2020


Novo mapa da cobertura florestal de SC. Data: 14/12/2020. Fotografia: Central Multimídia de Conteúdo (CMC).
Os resultados do projeto MonitoraSC, desenvolvido com o objetivo de elaborar um novo mapa da cobertura florestal, dos reflorestamentos e de outros usos da terra em Santa Catarina, identificam e mapeiam os diversos usos da terra no estado. De acordo com o mapa do MonitoraSC, florestas nativas cobrem 38,0% do território catarinense, equivalentes a 3,618 milhões de hectares, enquanto os reflorestamentos das espécies de Pinus spp. e Eucalyptus spp. cobrem 10,5% do estado, ou seja, 994.000 hectares. A agricultura está presente em 16,7%, incluídos as áreas de cultivos de arroz irrigado (1,77%); pastagens e campos naturais foram mapeados em outros 29,2%. O trabalho foi realizado mediante convênio firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e a Universidade Regional de Blumenau (FURB) entre 2016 e 2020. Do estudo participaram professores e pesquisadores da FURB e da UDESC, coordenados pelo prof. Alexander Christian Vibrans, do Curso de Engenharia Florestal da FURB. Participaram também os professores da Universidade de Blumenau, Julio C. Refosco e Luciana Araújo Kohler, além do professor Veraldo Liesenberg (UDESC/CAV), egresso do curso de Engenharia Florestal da FURB.

2020


Estado inaugura o Centro de Inovação de Blumenau. Data: 17/12/2020. Fotografia: Central Multimídia de Conteúdo (CMC)/Karolina Bonin/Prefeitura Municipal de Blumenau.
Em 17 de dezembro, é, oficialmente, inaugurado o Centro de Inovação de Blumenau. Na solenidade de inauguração, houve a presença do Governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, acompanhado do Prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, da Reitora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Marcia Sardá Espindola, e do Presidente do Instituto Gene, Udo Schroeder, além do Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), Fábio Zabot Holthausen, representando o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Celso Albuquerque e dos Deputados Estaduais Ivan Naatz, Vicente Caropreso e Ismael dos Santos e de Ricardo Alba, representando o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Julio Garcia. O Centro foi construído em terreno cedido pela FURB, que, além do terreno, disponibilizou uma equipe de engenheiros e arquitetos para a execução do projeto e a fiscalização das obras; e a coordenação das empresas terceirizadas para a sua edificação, numa parceria diferenciada dentre os centros de inovação catarinenses.

2020


Gestão avalia ano e fala dos desafios para 2021. Data: 22/12/2020. Fotografia: Central Multimídia de Conteúdo (CMC).
Para avaliar 2020 e antecipar os principais planos e desafios para 2021, a FURB TV fez uma entrevista com a Reitora e os Pró-Reitores Romeu Hausmann (do Ensino), Oklinger Mantovaneli (da Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Cultura) e Jamis Piazza (da Administração). Conforme reconheceu a Reitora, Marcia Sardá Espindola: “Este foi um ano para ficar na história. Muito difícil, mas muito importante para mostrar o quanto somos fortes e estamos prontos para superar as adversidades. Foi um ano de muita dedicação e superação”. E, para a gestão da FURB, foi graças à estrutura e ao corpo técnico altamente capacitado que a Universidade conseguiu avançar em 2020. “A palavra de ordem é gratidão”, destacou a Reitora.