Apresentação

  • Print

O Centro de Memória Universitária (CMU/FURB), vinculado à Biblioteca Universitária, tem por finalidade uniformizar a produção documental e os procedimentos que envolvem a gestão arquivística de documentos da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), em decorrência do exercício de suas atividades.

O CMU/FURB é responsável por atividades como: a inserção de registros no Sistema Eletrônico de Documentos; a  administração de alguns protocolos eletrônicos já utilizados e apoiados pela Instituição; os treinamentos individualizados de usuários do sistema; e o atendimento ao público interno e externo. Também tem nas suas atribuições a atualização do “Manual de Redação Oficial da Fundação Universidade Regional de Blumenau”, aprovado no CONSUNI que designou pela Portaria nº 648/2007 os  integrantes  do Comitê Gestor de documentação da Universidade e definiu suas competências no âmbito da Gestão Arquivística da FURB.

Tem sob sua custódia os documentos (gráficos e iconográficos) e peças museológicas oriundos das Unidades/Setores da Instituição, que apresentam valor informativo, administrativo, probatório, científico, histórico e cultural.

O acervo do CMU/FURB é armazenado por Fundo (Setor de Origem), compõe-se dos materiais abaixo relacionados:

  • processos das antigas Faculdades;
  • processos e pareceres dos Conselhos da Universidade (CEPE e CONSUNI);
  • processos e pareceres do Conselho da Fundação (CONSAD);
  • documentos oficiais da Instituição, tais como: editais, portarias e resoluções;
  • relatórios de pesquisa, extensão e de estágio de diversos cursos;
  • históricos escolares;
  • diários de classe;
  • documentação referente à gestão de pessoas;
  • cadastro sócio-econômico de acadêmicos;
  • fotografias diversas, referentes à Instituição;
  • documentação contábil;
  • acervo iconográfico (aprox. 50.000 fotos e 50.000 negativos), referentes à Instituição;
  • impressos da instituição (jornais, revistas, relatório de atividades, folhetos, folders, materiais de divulgação);
  • documentação diversa (produzida e/ou recebida no exercício de suas atividades) oriunda das várias unidades da Instituição;
  • diversos documentos (de todos os gêneros) referentes aos Festivais de Teatro (1º FITUB ao 23º FITUB);
  • acervo de condecorações esportivas (aprox. 150 peças) do Departamento de Educação Física e Desportos e outras;
  • acervo de (aproximadamente 1.700) fitas VHS, super VHS e mini DVs dos programas da Rádio e Televisão da FURB.

A consulta do acervo é facultada à comunidade em geral, com exceção de alguns documentos (processos administrativos, diários de classe) que são restritos à Administração Superior.