DARIO VELLOZO, ESCOLA MODERNA E O REGULAMENTO DE ENSINO DE 1909: OS EMBATES E DEBATES SOBRE A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PARANÁ

Resumo

O artigo analisa os debates e embates sobre a instrução pública no Paraná durante a primeira década do século XX. A pesquisa elegeu textos do intelectual Dario Vellozo, publicados no periódico A Escola, como suas principais fontes. Parte-se do pressuposto que os periódicos possibilitam amplas perspectivas de análise aos historiadores da educação. Neste caso, permitem analisar os projetos educacionais e societários em disputa no início do século passado. O referencial teórico e metodológico para análise foi pautado em Antonio Gramsci, em suas discussões acerca da função dos intelectuais na organização da cultura. Por meio da investigação foi possível identificar intensos e complexos debates intelectuais sobre a organização da instrução pública no período em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Jul 1, 2022
Como citar
RUCKSTADTER, Flávio Massami Martins; MELLO, Maria Beatriz de Almeida. DARIO VELLOZO, ESCOLA MODERNA E O REGULAMENTO DE ENSINO DE 1909: OS EMBATES E DEBATES SOBRE A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PARANÁ. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 17, n. 1, p. e9495, jul. 2022. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://bu.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9495>. Acesso em: 09 dez. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-03542022e9495.

Palavras-chave

Educação no Paraná; Dario Vellozo; Instrução Pública.