ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA O DISCURSO DE PROFESSORES SOBRE OS CONCEITOS QUÍMICOS

Resumo

Com o intuito de investigar a interpelação dos conceitos químicos nas aulas de ciências do Ensino Fundamental, analisou-se o discurso de nove docentes de ciências de São Paulo e de Minas Gerais por meio de entrevistas semi-estruturadas. O áudio das entrevistas foi gravado, para a posterior transcrição, e realizou-se a análise de conteúdo. Em geral, os docentes entrevistados utilizam estratégias diferenciadas, compreendem a importância da integralização dos conceitos científicos e consideram relevante enaltecer os conceitos químicos desde o 6º ano. Tais características são interpretadas com base nas definições de Basil Bernstein, e permitem visualizar que há um engessamento dos conceitos químicos trabalhados no Ensino Fundamental, tornando-o uma antecipação superficial do Ensino Médio e gerando concepções discentes equivocadas com relação à química.

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Publicado
Set 19, 2022
Como citar
DE FARIA, Fernanda Luiza; PINHEIRO, Eduarda Boing. ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA O DISCURSO DE PROFESSORES SOBRE OS CONCEITOS QUÍMICOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 17, n. 1, p. e9557, set. 2022. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://bu.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9557>. Acesso em: 09 dez. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-03542022e9557.

Palavras-chave

Discurso docente; Ensino de ciências; Conceitos químicos