Sequência Didática para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: Subsídios para Iniciação à Alfabetização Científica

Juliana Pinto Viecheneski, Marcia Regina Carletto

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa em andamento sobre a importância do ensino de ciências e da iniciação à alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental. Objetiva apresentar as contribuições de uma sequência didática para a iniciação à alfabetização científica de alunos em processo de alfabetização da língua materna. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa, junto a crianças do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ponta Grossa - PR. Os principais resultados demonstram progressivo avanço dos alunos na participação, curiosidade, questionamento e interesse pela aprendizagem, indicando que uma sequência didática aplicada ao ensino de ciências, articulada ao processo de aquisição da língua materna torna as práticas de leitura e escrita contextualizadas e contribui para a  concretização do ensino de ciências nos anos iniciais.


Palavras-chave


Alfabetização Científica; Ensino de Ciências; Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n1p3-16

 A Revista Dynamis está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

Dynamis Magazine is registered in the directories and indexed in the following databases:

  Thumbnail Resultado de imagem para logotipo google academicoEncontre em uma Biblioteca com o WorldCatResultado de imagem para logos pequenos da rede cariniana 

   Resultado de imagem para ibict logo

   Resultado de imagem para logos pequenos da EZB ELECTRONIC JOURNALS library   

 

Universidade Regional de Blumenau (FURB)

ISSN: 1982-4866

Licença Creative Commons

O conteúdo deste periódico está licenciado em Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

The content of this journal is licensed under Creative Commons Attribution 4.0 International.