APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES NA LICENCIATURA EM FÍSICA / MEANINGFUL LEARNING AND CONSTRUCTION OF TEACHING KNOWLEDGE IN DEGREE IN PHYSICS

Resumo

Este artigo analisa dados decorrentes de um estudo que envolveu os cursos de Licenciatura em Física, ofertados por instituições públicas de Santa Catarina. Com base nos saberes docentes e em documentos legais foram definidas dimensões e categorias de análise para a pesquisa. Projetos pedagógicos e planos de ensino de disciplinas pedagógicas de Física e Estágios Supervisionados foram submetidos à análise documental. Foram aplicados questionários e entrevistas com docentes formadores e licenciandos de seis instituições. A Aprendizagem Significativa não foi objeto de análise da pesquisa, mas emergiu nos dados das entrevistas aplicadas com doze licenciandos, vinculada a componentes do Pedagogical Content Knowledge (PCK), utilizado como categoria de análise nas dimensões pedagógica e prática. Apresentam-se resultados derivados do estudo com os seguintes objetivos: a) classificar a presença da Aprendizagem Significativa em implícita e explícita e b) relacionar a Aprendizagem Significativa com o PCK.

Publicado
Nov 4, 2019
Como citar
CLEBSCH, Angelisa Benetti; ALVES FILHO, José de Pinho. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES NA LICENCIATURA EM FÍSICA / MEANINGFUL LEARNING AND CONSTRUCTION OF TEACHING KNOWLEDGE IN DEGREE IN PHYSICS. Revista Dynamis, [S.l.], v. 25, n. 3, p. 165-180, nov. 2019. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://bu.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8500>. Acesso em: 16 maio 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p165-180.

Palavras-chave

Aprendizagem Significativa; Conhecimento Pedagógico de Conteúdo; Construção dos Saberes Docentes; Licenciatura em Física.