COMUNICAÇÃO, MARKETING E MOVIMENTOS SOCIAIS - AS NUANCES DA COMUNICAÇÃO DO MOVIMENTO AMBIENTAL EM SERGIPE – 1992-2011

  • Matheus Pereira Mattos Felizola Prof. Dr.Matheus Pereira Mattos Felizola Universidade Federal de Sergipe - UFS Departamento de Comunicação Social- DCOS Curso de Publicidade e Propaganda Twitter: Matheus Felizola Facebook: Matheus Pereira Mattos Felizola Whatsapp: Matheus Felizola MSN: matheusfelizola@infonet.com.br Email: matheus.felizola.marketing@gmail.com
  • Fernando Bastos Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte,

Resumo

A pesquisa em questão teve por objetivo principal estudar o surgimento, o papel, e as possibilidades de reivindicação dos movimentos ambientalistas sergipanos, perpassando por uma análise entre o período de 1992 e 2011. Os procedimentos metodológicos focaram a pesquisa bibliográfica, análise detalhada de nove “movimentos” selecionados e entrevistas em profundidade, semiestruturadas, com atores sociais ligados ao tema. Como conclusão, observou-se que o ambientalismo em Sergipe, desde o seu surgimento, esteve associado ao resgate da consciência com relação ao meio ambiente, no combate a problemas de degradações locais, e na busca por uma legitimidade da opinião pública. Embora os movimentos ambientais tenham recebido, em alguns momentos, a atenção da mídia de massa, o movimento não conseguiu sair de nichos específicos e atingir uma parcela mais representativa da sociedade.

Palavras-chave: Comunicação, Novos Movimentos Sociais, Desenvolvimento Sustentável, ONGs e OSCIPs

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Dez 21, 2012
Como citar
FELIZOLA, Matheus Pereira Mattos; COSTA, Fernando Bastos. COMUNICAÇÃO, MARKETING E MOVIMENTOS SOCIAIS - AS NUANCES DA COMUNICAÇÃO DO MOVIMENTO AMBIENTAL EM SERGIPE – 1992-2011. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 023-038, dez. 2012. ISSN 1981-9943. Disponível em: <https://bu.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/3265>. Acesso em: 15 ago. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2012v6n1p023-038.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Palavras-chave: Ambientalismo. Novos Movimentos Sociais. Desenvolvimento Sustentável. ONGs. OSCIPs.