O USO DA FOTOGRAFIA NA PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA DOS CLUBES DE CAÇA E TIRO DE BLUMENAU

  • Maria Luisa Hoffmann Doutoranda pela Universidade de São Paulo. Professora na Universidade do Oeste Paulista e na Universidade Estadual de Londrina.
  • Michele Melo Graduada em Comunicação Social - Habilitação Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI). Especialista em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina.

Resumo

Este artigo faz uma descrição iconográfica de um conjunto de fotografias dos clubes de caça e tiro de Blumenau, com o intuito de obter referencial para o entendimento da representação imagética da cidade, contribuindo para preservação de sua memória. Serão utilizadas duas fotografias disponíveis no arquivo histórico José Ferreira da Silva. A escolha das imagens se deu pelo fato de ilustrarem as principais atividades desenvolvidas nos clubes, como desfiles e confraternizações. A contextualização desta proposta de estudos é baseada no método de analise iconográfica, desenvolvido por Panofsky, e na monografia de mestrado da historiadora Sueli Maria Vanzuita Petry, além de outros livros da área de fotografia.

Publicado
Set 16, 2014
Como citar
HOFFMANN, Maria Luisa; MELO, Michele. O USO DA FOTOGRAFIA NA PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA DOS CLUBES DE CAÇA E TIRO DE BLUMENAU. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 168-184, set. 2014. ISSN 1981-9943. Disponível em: <https://bu.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/3738>. Acesso em: 20 maio 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2014v8n2p168-184.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Clube de Caça e Tiro. Fotografia.Tradição Germânica.História de Blumenau.