PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: A INTERAÇÃO COM A TERCEIRA IDADE ATRAVÉS DOS ESTÁGIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA

  • Abelardo José Avelino Neto FURB
  • Emanoela da Silva FURB
  • Elisa Probst Hausmann FURB

Resumo

Neste artigo apresentamos os processos de estágio de língua portuguesa e língua inglesa, ocorridos na oitava e última fase do curso de Letras da Universidade Regional de Blumenau - FURB. O semestre integrou os estágios em espaços alternativos de ensino, sendo que para a sua realização foi escolhido um programa de educação para idosos chamado PROEP – Programa de Educação Permanente, o qual é subsidiado e sediado na própria universidade. O estágio é de suma importância para a formação do professor, uma vez que o coloca em confronto com a práxis, conhecendo e refletindo sobre as questões pedagógicas da educação, e, neste caso, oferecendo a oportunidade de observar e atuar em um campo diferenciado de educação. Neste trabalho há uma apresentação do campo de estágio, seguida da fundamentação teórica, o relato e análise das experiências de observação no estágio, as oficinas de língua portuguesa e língua inglesa e, por fim, as considerações finais. Foi possível constatar que este campo de atuação envolve fatores complexos como a idade dos alunos, suas diferentes identidades sociais, suas experiências de vida, sua rotina e cuidados especiais, entre outros. Por outro lado, o programa de educação permanente promove o bem-estar aos alunos, de modo a complementar sua vida, proporcionando-os momentos de aprendizado, troca de experiências e lazer.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Dez 20, 2013
Como citar
AVELINO NETO, Abelardo José; SILVA, Emanoela da; HAUSMANN, Elisa Probst. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: A INTERAÇÃO COM A TERCEIRA IDADE ATRAVÉS DOS ESTÁGIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 192-203, dez. 2013. ISSN 1981-9943. Disponível em: <https://bu.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/4045>. Acesso em: 13 ago. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2013v7n2p192-203.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Educação Permanente. Língua Portuguesa. Letramentos. Língua Inglesa. Sustentabilidade.