O MINIMALISMO COMO ALTERNATIVA À SOCIEDADE DE CONSUMO

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de estudo sobre motivações que levam pessoas a buscarem um estilo de vida e de consumo minimalista, destacando as visões delas sobre a influência da publicidade e da mídia nas decisões de consumo. Por meio de pesquisa netnográfica foram analisados comentários e postagens de um grupo privado no Facebook, de onde foram coletados e categorizados os principais motivos explicitados pelos participantes. Além disso, foram identificadas características de personalidade que os consumidores minimalistas revelaram em relação ao papel da publicidade e da mídia. Foi possível perceber que essas pessoas buscam por esse estilo de vida por meio de mudanças de comportamento e de tomada de consciência como forma de crescimento pessoal em vários aspectos da vida.

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Publicado
Ago 21, 2020
Como citar
MORGANA BOOS DE QUADROS, Cynthia et al. O MINIMALISMO COMO ALTERNATIVA À SOCIEDADE DE CONSUMO. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 164-180, ago. 2020. ISSN 1981-9943. Disponível em: <https://bu.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9256>. Acesso em: 05 out. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n2p163-179.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Minimalismo. Consumo. Comportamento. Publicidade. Estilo de Vida.