BANDAS DE MÚSICA COMO ESPAÇOS DE ENSINO MUSICAL

Resumo

O tema abordado é a prática do ensino musical no ambiente das bandas de música brasileiras. Apresentamos uma discussão acerca das possibilidades do ensino nas bandas frente ao contexto dos espaços onde, tradicionalmente, a educação musical é discutida no âmbito acadêmico brasileiro, os conservatórios (incluindo escolas especializadas) e as escolas da rede básica de educação. Para realizar esta discussão, tomamos como base teórica a concepção de música enquanto forma de linguagem discursiva. Esta teoria advém da filosofia da linguagem e confere maior carga de significação musical às situações reais de vivência da música de modo socialmente contextualizado. O aporte teórico é fundamental, sobretudo, para pensarmos a concepção de ensino de música nas bandas. Logo, o objetivo deste artigo é apresentar a banda enquanto um espaço viável para ampliação das possibilidades de acesso à Educação Musical no Brasil, isto, posto frente às problemáticas enfrentadas tantos no ensino praticado tanto em conservatórios quanto nas escolas da rede. Assim, através de uma revisão bibliográfica sobre o tema pudemos apontar que existem múltiplas potencialidades para se pensar a banda de música enquanto espaço alternativo de educação musical.

Publicado
Dez 20, 2021
Como citar
CRUZ, Fernando Vieira da. BANDAS DE MÚSICA COMO ESPAÇOS DE ENSINO MUSICAL. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, [S.l.], v. 15, n. 3, p. 113-126, dez. 2021. ISSN 1981-9943. Disponível em: <https://bu.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9980>. Acesso em: 17 maio 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n3p113-126.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Educação musical. banda de música. espaços de ensino. música como linguagem.