BRICS: LIQUIDEZ, CONSUMO E RELEVÂNCIA DE POLÍTICAS DE PRODUTIVIDADE E DE COMÉRCIO INTERNACIONAL PARA O IED

  • André Taue Saito Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP); Professor de Finanças da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Nuno Manoel Martins Dias Fouto Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP); Professor do Departamento de Administração da Universidade de São Paulo (USP)
  • Cláudio Felisoni de Angelo Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP); Professor do Departamento de Administração da Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

É avaliada a relação da expansão da liquidez ao setor privado e dos fluxos de IED com o Consumo no BRICS. Os resultados das regressões de dados em painel empregadas indicam que: (i) enquanto o IED tem relação negativa com o Consumo, há a ligação positiva entre o Crédito Bancário e o Consumo, e este não tem persistência; (ii) o relacionamento do Consumo com Crédito Bancário é maior do que com a Riqueza Financeira, a Riqueza Humana e o IED; e iii) a majoração da produção é orientadora do IED. Com base nestes resultados o artigo contribui aos estudos acerca do Crédito Bancário, Consumo e IED, bem como aos formuladores de políticas econômicas, cujas decisões impactam a Contabilidade Nacional, com as seguintes recomendações: no BRICS, o Consumo não é o orientador do IED, mas a majoração da produção interna do país que, caso não seja consumida internamente, pode ser direcionada ao exterior. Neste sentido, para atrair o IED, é importante estimular a produtividade e o aumento das exportações simultaneamente. Além disso, dada a ligação entre Consumo e Crédito Bancário, e entre Crédito Bancário e estabilidade monetária, merece atenção a relação entre as políticas de estabilidade monetária e de sustentação do Consumo pelo crescimento do Crédito Bancário. Isso porque o Crédito Bancário pode alcançar níveis elevados de difícil adequação, ocasionando aumento da instabilidade econômica no longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Set 2, 2020
Como citar
SAITO, André Taue; MARTINS DIAS FOUTO, Nuno Manoel; DE ANGELO, Cláudio Felisoni. BRICS: LIQUIDEZ, CONSUMO E RELEVÂNCIA DE POLÍTICAS DE PRODUTIVIDADE E DE COMÉRCIO INTERNACIONAL PARA O IED. Revista Universo Contábil, [S.l.], v. 15, n. 3, p. 07-26, set. 2020. ISSN 1809-3337. Disponível em: <https://bu.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/6366>. Acesso em: 01 abr. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.4270/ruc.2019317.
Seção
Seção Nacional

Palavras-chave

Consumo; Crédito; Crédito Bancário; Investimento Estrangeiro Direto; Modelos para Dados em Painel.