Menu Content/Inhalt
Home
José Endoença Martins: "Como é fóssil ser poeta hoje em dia"

“Como é fóssil ser poeta hoje em dia”: Nesta entrevista, concedida em março de 2008, o escritor e professor de literatura José Endoença Martins fala da sua infância, dos seus primeiros textos, reflete sobre a literatura blumenauense e sobre a literatura dos afro-descendentes.

Leia mais...
 
O presidente negro de Monteiro Lobato

Para a maior parte do público leitor brasileiro, Monteiro Lobato (1882-1948) é lembrado pelos episódios da série O Sítio do Pica Pau Amarelo. Muitos, porém, desconhecem a “obra para adultos” que Monteiro Lobato escreveu, tão importante quanto sua literatura infanto-juvenil.

Leia mais...
 
A construção espacial em Eurico, o presbítero de Alexandre Herculano

A CONSTRUÇÃO ESPACIAL EM EURICO, O PRESBÍTERO DE ALEXANDRE HERCULANO COMO ÍNDICE DOS SENTIMENTOS DOS PROTAGONISTAS DA OBRA

Luzia Antonelli Pivetta
(Licenciada em Letras, Pós-graduanda em Estudos Literários/FURB)

O Romantismo foi inaugurado em Portugal por Garrett, em 1825, com a publicação do poema Camões.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 31 32 33 34 35 36 37 Próximo > Fim >>

Resultados 145 - 148 de 148

Artigos já publicados

Meridiano de Sangue de Cormac McCarthy

capaMeridiano de Sangue é um western, mas um western visceralmente oposto ao que conhecemos dos filmes de Hollywood e dos incorretos bangue-bangues de espaguete italiano. Não há honra, muito menos heroísmo ou dignidade entre os personagens, e essa ausência de códigos de conduta sequer é questionada ao longo da narrativa. Ninguém sente remorsos ou problematiza o sofrimento do outro pela simples razão de que não existe “o outro”.

Leia mais...