Menu Content/Inhalt
Salim Miguel palestra e lança livros na FURB Imprimir E-mail

Nesta quinta-feira, 13 de novembro, a Biblioteca Universitária da FURB, juntamente com a Edifurb, promove o lançamento do livro JORNADA COM RUPERT, do escritor Salim Miguel, um dos mais importantes nomes da literatura catarinense de todos os tempos. O evento tem início às 19 horas com a palestra do autor no auditório da Biblioteca da Furb. Depois da palestra acontece o lançamento com sessão de autógrafos.
Jornada com Rupert é um romance ambientado em Blumenau, e aborda a imigração germânica através de um olhar crítico da história. O autor lança também a 5ª edição revista de "Nur na Escuridão", romance com elementos autobiográficos e que aborda a imigração libanesa no Brasil.
Toda comunidade está convidada e a entrada é franca.

DADOS BIOGRÁFICOS.

Nascido no Líbano em 1924, Salim Miguel chegou ao Brasil ainda criança. Depois de viver sua adolescência no município catarinense de Biguaçu, mudou-se para Florianópolis onde, nas décadas de 1940 e 50, integrou o movimento modernista nas artes catarinenses: o Grupo Sul. Juntamente com sua esposa, a também escritora Eglê Malheiros, escreveu o roteiro do primeiro longa-metragem catarinense, o filme “O Preço da Ilusão”. Em 1965, depois de ser preso pelo Regime Militar, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde editou a revista Ficção e trabalhou para a Editora Bloch e de onde retornou em 1979. Jornalista renomado com passagem por diversos jornais e revistas nacionais, Salim Miguel dirigiu também a editora da Universidade Federal de Santa Catarina e a Fundação Cultural Franklin Cascaes. Autor de 30 livros, entre contos, crônicas, romances, depoimentos e impressões de leitura, dos quais se destacam: “A Morte do Tenente e Outras Mortes”, “A Voz Submersa”, “Nur na Escuridão” (que recebeu o prêmio de melhor romance de 1999 pela Associação Paulista de Críticos de Arte, e o Prêmio Zaffari & Bourbon da 9º Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo), “A Vida Breve de Sezefredo das Neves, poeta” (indicado para o Prêmio Jabuti) e “Mare Nostrum”.
É Doutor Honoris Causa pela UFSC e reconhecido como intelectual do ano pela União Brasileira dos Escritores e Folha de S. Paulo, recebendo o Troféu Juca Pato.

* Veja a entrevista concedida por Salim Miguel ao Sarau Eletrônico.

 

 
< Anterior   Próximo >

Artigos já publicados

As Confissões Prematuras de Salim Miguel

Aos que duvidam da qualidade da literatura produzida em Santa Catarina, seja em seus aspectos estéticos, seja na sua proposta de vanguarda, ler “As Confissões Prematuras”, de Salim Miguel, é passo certo para que mude de opinião. Publicada em 1998 pela editora Letras Contemporâneas, de Florianópolis, esta novela ousa na estrutura e naquilo que tem a dizer, inscrevendo seu autor entre os grandes escritores da prosa contemporânea.

Leia mais...