Menu Content/Inhalt
Home arrow Notí­cias
Notí­cias
9ª Mostra Carona de Teatro apresenta textos de dramaturgos brasileiros. Imprimir E-mail

A 9ª Mostra Carona de Teatro acontece nos dias 08, 09, 10 e 11 de Março no Pequeno Auditório do Teatro Carlos Gomes, sempre às 19h, e apresenta espetáculos montados pelos alunos da Carona Escola de Teatro. Os textos serão encenados pelos alunos das turmas Clown, Teatro infantil, adolescente e adulto. São oito espetáculos, divididos em 4 noites.
Prevista para acontecer em dezembro de 2008, a 9ª Mostra Carona foi transferida em virtude dos problemas que a cidade de Blumenau e seus moradores enfrentaram, em decorrência das chuvas e lama.

A Mostra Carona de Teatro é organizada pela Carona Escola de Teatro em dois momentos durante o ano, ao final de cada semestre e é um exercício de Teatro na pratica, no qual alunos da Escola se envolvem na montagem de um espetáculo, da confecção de cenários e figurinos até a interpretação, sob a direção de um professor. A Escola tem sua sede no Teatro Carlos Gomes e todos os professores são integrantes da Cia Carona de Teatro.
O objetivo da 9ª Mostra é homenagear o trabalho de brasileiros que escreveram para o Teatro. Serão apresentados textos clássicos, como "Navalha na Carne", de Plínio Marcos, "Eles não usam Black-Tie", de Gianfrancesco Guarnieri e "Odorico, o bem amado" e "O Pagador de Promessas", de Dias Gomes.
Ainda na programação, dramaturgos como Martins Pena, Mário Zumba, Ângelo Machado e Júlio Conte.

Leia mais...
 
Nem tudo está perdido Imprimir E-mail

por Oldemar Olsen Jr.

Foram a economia do traço e a leveza do desenho, marcas registradas do arquiteto Oscar Niemeyer que me detiveram no texto.
Tudo muito simples como são as coisas boas. Com uma história por trás, misto de sonho, força de vontade, obstinação e também um apoio subliminar de gente que entendeu todo esse esforço e aderiu à luta, mostrando caminhos, abrindo portas e principalmente, acreditando junto.
O cidadão brasileiro chama-se Evando dos Santos, casado com Maria José Lima, tem dois filhos e um cachorro chamado Dody. Pedreiro de profissão, nascido em Aquidabã, no interior de Sergipe. Aprendeu a ler aos 18 anos para entender os salmos da bíblia quando se converteu na Igreja Batista. Chegou ao Rio de Janeiro com 27 anos. No fim dos anos 1980 e foi trabalhar na urbanização do conjunto favelas da Maré, no Bairro Bonsucesso, e depois, incentivado por um amigo, passou a ler nas horas vagas, obras de Machado de Assis, José de Alencar e Monteiro Lobato.

Leia mais...
 
Entrevista com o escritor angolano Ondjaki Imprimir E-mail

Por Ramon Mello
O escritor e poeta Ndalu de Almeida, nascido em Luanda, é mais conhecido pelo pseudônimo Ondjaki. E o que pouca gente sabe é que ele também é artista plástico e cineasta.
Com livros traduzidos para diversas línguas - como o francês, inglês, alemão e italiano -, Ondjaki foi o único autor africano entre os 10 finalistas do Prémio Portugal Telecom de Literatura 2008.

Leia mais...
 
Projeto Enter Imprimir E-mail

O Serviço Social do Comércio SESC-SC inicia o ano oferecendo intensa agenda cultural em todo o Estado. O projeto Enter abre a temporada com circuitos que apresentam atrações de música e teatro, sessões de cinema e de contação de histórias, simultaneamente em diferentes cidades. O objetivo é promover uma programação cultural eclética, circulando grupos de maior destaque no cenário da cultura catarinense e também promovendo um diálogo com uma qualificada produção artística local. Inicia o ano oferecendo intensa agenda cultural em todo o Estado.

Leia mais...
 
Literatura catarinense na FURB FM Imprimir E-mail
SOLO CATARINA – O ESPAÇO DA ARTE LOCAL NA FURB FM

O programa é intitulado Solo Catarina – pois remete ao circuito artístico catarinense (solo pode significar tanto terra como um termo musical; em espanhol, significa , somente).

O programa Solo Catarina vai ao ar Todas as quintas-feiras às 22h pela FURB FM 107,1, e é reprisado aos sábados, às 18h. Toda a semana a apresentadora Ana Paula Russi conversa sobre o circuito artístico local, em duas horas de programação regadas a boa música catarinense. No primeiro programa de 2009 é a literatura catarinense que vai deixar o Solo Catarina ainda mais fértil. Vamos conhecer alguns dos grandes nomes e movimentos da nossa literatura, e ainda prestigiar a produção musical do nosso estado.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Resultados 46 - 54 de 83

Artigos já publicados

Poesia Quero-Quero

capaMais que um escrito, o livro “Guardião de datas”, de Helio Ferreira, é uma leitura do êxodo. Mais que uma estreia, a confirmação de um processo de autoria. E, ao mesmo tempo, muito menos daquilo com que nos podem brindar os rótulos literários, vendidos a granel no mercado das letras, por ser “apenas” poesia. É desta forma que o jornalista Ben-Hur Demeneck inicia o prefácio do livro de estreia deste poeta paranaense, e que o Sarau Eletrônico publica na íntegra.

Leia mais...