Menu Content/Inhalt
Home arrow Autores
Autores


Salim Miguel Imprimir E-mail

fotoDisponibilizamos aqui o depoimento “Na fábula da narrativa e nos estigmas da carne”, escrito pelo Editor do Sarau Eletrônico, Viegas Fernandes da Costa, para o Dossiê Salim Miguel, organizado e publicado pela revista Litteris, vinculada pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Leia mais...
 
Paulina Chiziane: o símbolo feminino na literatura moçambicana Imprimir E-mail

fotoPaulina Chiziane é agora uma mulher do mundo, mas esse percurso foi longo e teve um princípio. Esse princípio chama-se “Balada de Amor ao Vento”, uma verdadeira viagem na realidade moçambicana. Eduardo Quive, escritor moçambicano, apresenta aqui uma breve resenha da obra desta autora do Moçambique.

Leia mais...
 
Lauro Junkes Imprimir E-mail

fotoÀs vezes acusado de provincianismo — por se dedicar de corpo e alma à arte dos barrigas-verdes —, e às vezes olhado com reservas dentro da UFSC, onde lecionou por mais de 30 anos, a verdade é que Lauro Junkes foi o principal expoente de um movimento de autoafirmação cultural que se preocupou em “inventar” e organizar as letras da nossa terra

Leia mais...
 
Raymond Chandler e seu conto Imprimir E-mail

foto“Chandler foi o principal inventor de um mundo em que abundam pistolas escondidas em coldres de ombro e piteiras presas entre os dedos de mulheres tão belas que nos forçam a suspeitar de sua gentileza”, escreve Maicon Tenfen, escritor e professor de Literatura Brasileira da Universidade Regional de Blumenau. Neste artigo, Tenfen analisa o conto de Raymond Chandler, discutindo os elementos que tornam sua obra atual e instigante.

Leia mais...
 
Sílvio Coelho dos Santos Imprimir E-mail

A historiadora e escritora Urda Alice Klueger escreve este sensível texto a respeito do antropólogo Sílvio Coelho dos Santos, morto no mês de outubro de 2008. Sílvio Coelho dos Santos e autor de diversos livros e artigos que discutem a questão indígena no Brasil, especialmente a situação do povo Xokleng no Sul do Brasil.

Leia mais...
 

Artigos já publicados

Bartleby e a potência do não.
Bartleby e a potência do não.
 

fotoUm dos mais instigantes contos de Herman Melville conta a história do escrivão Bartleby. No Brasil o texto já recebeu diversas edições, e uma das mais recentes foi publicada pela editora Cosac Naify, em edição conceitual, que obriga ao leitor uma postura ativa diante da obra. O Sarau Eletrônico publica a reflexão que o historiador Martin Kreuz realiza do conto e da edição da Cosac Naify sob a perspectiva da “potência do não”.
Leia mais...