Menu Content/Inhalt
Home arrow Notas e autores catarinenses
Notas e autores catarinenses
Notas sobre a literatura catarinense 10: “Zélica e outros” Imprimir E-mail
Notas sobre a literatura catarinense 10: “Zélica e outros”
 

capaO editor do Sarau Eletrônico, Viegas Fernandes Costa, comenta o segundo livro de contos do escritor catarinense Flávio José Cardozo, “Zélica e outros”, que teve sua primeira edição publicada em 1978.
Leia mais...
 
O poema está pronto, o mundo não Imprimir E-mail
foto

Martinho Bruning começou a publicar tarde, ainda assim legou aos leitores dezenove títulos, a maior parte da sua obra dedicada aos haicais. Neste breve ensaio, o também poeta Marcelo Labes apresenta e reflete sobre a obra deste importante autor, nascido em Tubarão e radicado em Blumenau, cuja obra pede por leitores atentos.

Leia mais...
 
Notas sobre a literatura catarinense 09: o “Farol” de Roberto Belli Imprimir E-mail

capaO Brasil não é um país que tem, na literatura de ficção científica, muitos representantes. Ainda assim o gênero respira, e vez ou outra aparece um bom título a nos lembrar que androides, vida extraterrena, objetos voadores não identificados e viagens intergalácticas também povoam as estantes nacionais. É o caso de “Farol do espaço profundo”, livro do escritor blumenauense Roberto Belli lançado pela Editora Nova Letra em 2012 com o apoio do Fundo Municipal de Cultura.

Leia mais...
 
Notas sobre a literatura catarinense 08: As vivências e narrativas de Karl Kleine Imprimir E-mail

capaO polonês Karl Kleine emigrou para a Colônia Blumenau em 1856, acompanhando sua família. Durante sua vida, redigiu memórias a respeito das experiências que vivenciou ou observou a respeito da colonização do Vale do Itajaí na segunda metade do século XIX. Escritos originalmente em alemão gótico, foram traduzidos para a língua portuguesa e publicados em 2011 sob o título “Vivências e narrativas de um blumenauense”. Leia aqui a crítica do livro.

Leia mais...
 
Notas sobre a literatura catarinense 07: Uma vaca em nossa literatura Imprimir E-mail

capaCom texto intenso e repleto de sutilezas, e o traço lúdico e cuidadoso do artista Nestor Jr, “A vaca minuciosa”, livro de estreia de Pochyua Andrade, representa um austo novo e esperançoso na “literatura infantil”. Capaz de dialogar com o universo infantil e refletir a respeito das particularidades do tempo presente, o livro é de leitura altamente recomendada, principalmente porque não se rende às fórmulas fáceis e principalmente porque trata com inteligência seus leitores.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 Próximo > Fim >>

Resultados 1 - 9 de 23

Artigos já publicados

Norbert Elias por ele mesmo

capaNeste breve texto o jornalista e mestrando em Educação Tiago Ribeiro Santos apresenta e indica o livro “Norbert Elias por ele mesmo”, que reúne entrevistas e depoimentos deste intelectual alemão, autor de obras importantes como “O processo civilizador”.

Leia mais...