Menu Content/Inhalt
Home arrow Notas e autores catarinenses
Notas e autores catarinenses
Notas sobre a literatura catarinense nº 01: Salim Miguel Imprimir E-mail

 Muito já se debateu sobre a existência – ou não – de uma literatura catarinense. Há quem prefira falar de uma literatura feita em Santa Catarina, há quem prefira negá-la, defendendo sua inclusão no contexto da literatura brasileira. Afinal, não nos soa comum o termo “literatura paulista” ou “literatura carioca”, por exemplo. Então, por que esta necessidade de classificarmos a produção dos autores nascidos ou radicados em Santa Catarina como algo diferente daquilo que se pratica nacionalmente?

Leia mais...
 
Fritz Müller Imprimir E-mail

fotoJohann Friedrich Theodor Müller, naturalista alemão que migrou para Santa Catarina em meados do Século XIX. Autor de “Für Darwin”, um dos principais livros a ratificar  a teoria da origem e evolução das espécies de Charles Darwin. O Profº Luiz Roberto Fontes apresenta, neste verbete, aspectos da vida e da obra deste importante cientista.

Leia mais...
 
Lindolf Bell Imprimir E-mail

Lindolf Bell, poeta e crítico de arte nascido no município catarinense de Timbó, foi um dos fundadores do movimento da Catequese Poética. Nos dez anos da sua morte, o poeta Dennis Radünz escreve este sensível texto que resgata um pouco da história e da literatura do poeta das Annamárias.

Leia mais...
 
Gertrud Gross-Hering Imprimir E-mail

Gertrud Gross Hering: Escritora blumenauense nascida em Dresden em 1879 e falecida em Blumenau em 1968. Representante da literatura brasileira em língua alemã. Conheça sua biografia e bibliografia.

Leia mais...
 
José Endoença Martins (1948-) Imprimir E-mail

José Endoença Martins nasceu no município de Blumenau (SC) em 25 de março de 1948. Graduou-se em Letras pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), onde lecionou Literatura Inglesa até se aposentar. Titulou-se Mestre e Doutor em Literatura Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 Próximo > Fim >>

Resultados 19 - 23 de 23

Artigos já publicados

Meridiano de Sangue de Cormac McCarthy

capaMeridiano de Sangue é um western, mas um western visceralmente oposto ao que conhecemos dos filmes de Hollywood e dos incorretos bangue-bangues de espaguete italiano. Não há honra, muito menos heroísmo ou dignidade entre os personagens, e essa ausência de códigos de conduta sequer é questionada ao longo da narrativa. Ninguém sente remorsos ou problematiza o sofrimento do outro pela simples razão de que não existe “o outro”.

Leia mais...