Menu Content/Inhalt
Home arrow Artigos e ensaios
Artigos e ensaios


O Banquete, ou do(s) amor(es) Imprimir E-mail
capa
O Banquete, ou do(s) amor(es)

 
Neste ensaio o historiador Martin Kreuz apresenta-nos as reflexões a respeito do amor tecidas pelos personagens de “O Banquete”, um dos textos mais conhecidos de Platão.
 
Leia mais...
 
Deixem nossos estudantes ler Imprimir E-mail
capa
Diversos títulos e autores da literatura brasileira vêm sistematicamente sendo vítimas de uma censura velada, principalmente em nossas escolas. Livros são banidos de bibliotecas escolares sob a justificativa de veicular palavrões e temas relacionados ao sexo, violência e racismo. Em 2012 o Supremo Tribunal Federal discutiu se a obra “Caçadas de Pedrinho” poderia ser distribuída pelo Poder Público às bibliotecas escolares. Neste artigo o escritor e editor do Sarau Eletrônico, Viegas Fernandes da Costa, discute a impertinência e os riscos deste tipo de censura em nosso país.
Leia mais...
 
Cavalos, poetas e “Carbajais” Imprimir E-mail
foto
O que faz um cavalo caminhando pela biblioteca? E que relação pode haver entre este cavalo, um poeta que escreveu um conto, o primeiro reitor da universidade e um construtor de relógios de sol? O Sarau Eletrônico explica.
 
 
Leia mais...
 
Reflexos de Adriana Imprimir E-mail

capaNeste ensaio o escritor Rodrigo Oliveira reflete a respeito de “Aguardo”, romance de estreia do escritor Gregory Haertel, to,mando como partida o lugar da personagem Adriana na proposta narrativa do autor.

 

Leia mais...
 
Divagações a respeito (e a partir) d’A Questão dos Livros Imprimir E-mail

capaOs textos de Darnton são duplamente instigantes: primeiramente porque escritos por um bibliogâmico assumido, mas também porque situados em um momento de transição, de inseguranças, onde a permanência dos livros físicos, palpáveis, de folhas encadernadas, pode ser ameaçada por aquilo que chamamos de livros digitais.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 Próximo > Fim >>

Resultados 1 - 9 de 30

Artigos já publicados

Meridiano de Sangue de Cormac McCarthy

capaMeridiano de Sangue é um western, mas um western visceralmente oposto ao que conhecemos dos filmes de Hollywood e dos incorretos bangue-bangues de espaguete italiano. Não há honra, muito menos heroísmo ou dignidade entre os personagens, e essa ausência de códigos de conduta sequer é questionada ao longo da narrativa. Ninguém sente remorsos ou problematiza o sofrimento do outro pela simples razão de que não existe “o outro”.

Leia mais...