Menu Content/Inhalt
Home arrow Artigos e ensaios
Artigos e ensaios


“Por causa do Papai Noel”: aproximação entre literatura e cinema Imprimir E-mail

capaNeste ensaio, a professora Cristiane Roveda Gonçalves discute as relações entre literatura e cinema a partir do curta-metragem “Por Causa do Papai Noel”, dirigido por Mara Salla. O filme é uma livre adaptação da obra da escritora catarinense Urda Alice Klueger.

Leia mais...
 
Venenos de Deus, Remédios do Diabo Imprimir E-mail

capaNeste ensaio o escritor e editor do Sarau Eletrônico, Viegas Fernandes da Costa, analisa o romance “Venenos de Deus, remédios do Diabo”, publicado em 2008 pelo escritor moçambicano Mia Couto, expoente da literatura em língua portuguesa no continente africano.

 

Leia mais...
 
Sociedade adormecida Imprimir E-mail

Neste ensaio a jornalista Magali Moser analisa o livro A Casa das Belas Adormecidas, do escritor japonês Yasunari Kawabata, que recebeu o prêmio Nobel em Literatura em 1968.

Leia mais...
 
Rita Baiana – a malandra no Cortiço de Aluísio de Azevedo Imprimir E-mail

Neste artigo a professora e pós-graduanda em Estudos Literários Luzia Antonelli Pivetta analisa a presença da música popular brasileira e da figura da malandra no romance naturalista “O Cortiço”, escrito em 1890 por Aluísio Azevedo.

Leia mais...
 
A poesia em Blumenau Imprimir E-mail

Integrando as atividades do 1º Encontro de Leitura e Arte de Santa Catarina e 3º Fórum Brasileiro de Literatura de Blumenau, o escritor, professor universitário e mestre em Literatura Marcelo Steil participou da mesa redonda "Poesia Blumenauense: de onde viemos, para onde vamos", juntamente com os escritores José Endoença Martins, Mauro Galvão e Marcelo Labes. O Sarau Eletrônico publica agora a íntegra da intervenção do professor Steil, onde este aborda a produção poética em Blumenau até a década de 1950 e suas relações ideológicas e identitárias.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 Próximo > Fim >>

Resultados 19 - 27 de 30

Artigos já publicados

“Estação das chuvas”, de José Eduardo Agualusa

capaEstação das Chuvas é um romance típico de seu tempo e contexto. Discute uma Angola que se procura construir e afirmar à luz de uma unidade artificialmente construída pelas mãos europeias e, justamente por este seu aspecto sociológico, sem entretanto se tornar panfletário, merece leitura atenta e o coloca na estante de uma literatura pós-colonial que, se não pretende oferecer respostas, problematiza e estimula o debate.

Leia mais...