Menu Content/Inhalt
Home arrow Artigos e ensaios
Artigos e ensaios


Quem tem medo de Ana Cristina Cesar Imprimir E-mail

fotoNeste ensaio a mestranda em Literatura, Cristiane Roveda Gonçalves, propõe uma breve análise dos exercícios e procedimentos de escrita poética de Ana Cristina Cesar através da série de poemas conhecidos como “gatografia”, publicados em Inéditos e Dispersos em 1998. A série é composta por 12 poemas sendo que em 7 deles Ana C. faz referência explícita ao longo poema Invenção de Orfeu de Jorge de Lima.

Leia mais...
 
A Moreninha: Resgatando os corações apaixonados Imprimir E-mail

capaAs acadêmicas de Letras Aline da Silva e Caroline Maurer apresentam uma análise do romance A Moreninha, escrito por Joaquim Manuel de Macedo. A Moreninha é o marco inicial do romance romântico no Brasil. A análise aborda os elementos estruturais da narrativa: enredo, personagens, narrador, tempo e linguagem.

Leia mais...
 
Marley & Eu: o espaço e o tempo na vida de um cão Imprimir E-mail

capaNeste breve ensaio, a estudante de Letras Daniela Cristofolini analisa a espacialidade e a temporalidade no livro Marley & Eu, do jornalista John Grogan. A obra conta a história real do autor e da relação que este estabeleceu com seu cão de estimação.

Leia mais...
 
Drummond, crônica e poesia Imprimir E-mail

fotoO propósito deste artigo é apresentar aos leitores, através da seleção de três crônicas de Carlos Drummond de Andrade, escritas entre os anos de 1966 e 1967, a manifestação dos aspectos transitivos da poesia expostos por Pedro Lyra que, inseridas na crônica, podem representar a consciência poética do cronista. Desta forma, demonstra-se de que maneira a poesia é inserida dentro da crônica do autor, ressaltando-se a adoção de uma postura hermenêutica para o seu desenvolvimento de modo em que nos expomos às novas possibilidades de interpretação sobre os objetos de estudo.

Leia mais...
 
Deus e o Diabo na barca de Saramago Imprimir E-mail

capaEm 1991 o escritor português José Saramago apresentou ao público este que ainda é o seu livro mais polêmico: O Evangelho Segundo Jesus Cristo. Um pouco antes, em 1988, em uma adaptação do livro A Última Tentação de Cristo, do grego Nikos Kazantzakis, o diretor Martin Scorsese produz o filme homônimo que, da mesma forma, põe em polvorosa a Igreja Católica. Afinal, tanto Scorsese, quanto Kazantizakis e Saramago, ousaram reler os evangelhos e reconhecer um Cristo humano e carnado.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 Próximo > Fim >>

Resultados 10 - 18 de 30

Artigos já publicados

As suspeitas do sr. Whicher, de Kate Summerscale

capaO escritor e doutor em Literatura Maicon Tenfen resenha “As suspeitas do sr. Whicher”, livro reportagem escrito por Kate Summerscale. A  obra narra a história real de um dos crimes mais chocantes da Inglaterra vitoriana e do detetive que inspirou grandes mestres da literatura, como Charles Dickens e Arthur Conan Doyle.

Leia mais...