Menu Content/Inhalt
Home arrow Notí­cias arrow Salim Miguel palestra e lança livros na FURB
Salim Miguel palestra e lança livros na FURB Imprimir E-mail

Nesta quinta-feira, 13 de novembro, a Biblioteca Universitária da FURB, juntamente com a Edifurb, promove o lançamento do livro JORNADA COM RUPERT, do escritor Salim Miguel, um dos mais importantes nomes da literatura catarinense de todos os tempos. O evento tem início às 19 horas com a palestra do autor no auditório da Biblioteca da Furb. Depois da palestra acontece o lançamento com sessão de autógrafos.
Jornada com Rupert é um romance ambientado em Blumenau, e aborda a imigração germânica através de um olhar crítico da história. O autor lança também a 5ª edição revista de "Nur na Escuridão", romance com elementos autobiográficos e que aborda a imigração libanesa no Brasil.
Toda comunidade está convidada e a entrada é franca.

DADOS BIOGRÁFICOS.

Nascido no Líbano em 1924, Salim Miguel chegou ao Brasil ainda criança. Depois de viver sua adolescência no município catarinense de Biguaçu, mudou-se para Florianópolis onde, nas décadas de 1940 e 50, integrou o movimento modernista nas artes catarinenses: o Grupo Sul. Juntamente com sua esposa, a também escritora Eglê Malheiros, escreveu o roteiro do primeiro longa-metragem catarinense, o filme “O Preço da Ilusão”. Em 1965, depois de ser preso pelo Regime Militar, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde editou a revista Ficção e trabalhou para a Editora Bloch e de onde retornou em 1979. Jornalista renomado com passagem por diversos jornais e revistas nacionais, Salim Miguel dirigiu também a editora da Universidade Federal de Santa Catarina e a Fundação Cultural Franklin Cascaes. Autor de 30 livros, entre contos, crônicas, romances, depoimentos e impressões de leitura, dos quais se destacam: “A Morte do Tenente e Outras Mortes”, “A Voz Submersa”, “Nur na Escuridão” (que recebeu o prêmio de melhor romance de 1999 pela Associação Paulista de Críticos de Arte, e o Prêmio Zaffari & Bourbon da 9º Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo), “A Vida Breve de Sezefredo das Neves, poeta” (indicado para o Prêmio Jabuti) e “Mare Nostrum”.
É Doutor Honoris Causa pela UFSC e reconhecido como intelectual do ano pela União Brasileira dos Escritores e Folha de S. Paulo, recebendo o Troféu Juca Pato.

* Veja a entrevista concedida por Salim Miguel ao Sarau Eletrônico.

 

 
< Anterior   Próximo >

Artigos já publicados

As suspeitas do sr. Whicher, de Kate Summerscale

capaO escritor e doutor em Literatura Maicon Tenfen resenha “As suspeitas do sr. Whicher”, livro reportagem escrito por Kate Summerscale. A  obra narra a história real de um dos crimes mais chocantes da Inglaterra vitoriana e do detetive que inspirou grandes mestres da literatura, como Charles Dickens e Arthur Conan Doyle.

Leia mais...