Menu Content/Inhalt
Home arrow Novas Aquisições arrow Antologia Musical Popular Brasileira
Antologia Musical Popular Brasileira Imprimir E-mail

Antologia Musical Popular Brasileira: As Marchinhas de Carnaval , organizado por Roberto Lapiccirella (Musa, 1996, 241 páginas).

capaEste livro apresenta a história do carnaval brasileiro a partir das marchinhas que marcaram a história da música popular brasileira, desde “O Abre Alas”, composta por Chiquinha Gonzaga em 1899, até “Coisa Acesa”, composta por Moraes Moreira e Fausto Nilo em 1982. O livro é riquíssimo porque além de apresentar letra, partitura e cifra de cada composição, traz ainda a história de cada marchinha, curiosidades a respeito da sua criação e biografia dos seus compositores. O livro apresenta também uma tabela de transporte harmônico com três opções de tonalidade. Um livro que interessa não só a músicos, mas a todos aqueles que desejam conhecer melhor a história da música brasileira.
 
< Anterior   Próximo >

Artigos já publicados

“Estação das chuvas”, de José Eduardo Agualusa

capaEstação das Chuvas é um romance típico de seu tempo e contexto. Discute uma Angola que se procura construir e afirmar à luz de uma unidade artificialmente construída pelas mãos europeias e, justamente por este seu aspecto sociológico, sem entretanto se tornar panfletário, merece leitura atenta e o coloca na estante de uma literatura pós-colonial que, se não pretende oferecer respostas, problematiza e estimula o debate.

Leia mais...