Menu Content/Inhalt
Home arrow Notí­cias arrow Encontro de Literatura na FURB apresenta palestra com Assis Brasil
Encontro de Literatura na FURB apresenta palestra com Assis Brasil Imprimir E-mail

fotoO escritor brasileiro Luiz Antonio de Assis Brasil  (Videiras de Cristal, Concerto Campestre) é um dos convidados para o IV Encontro de Estudos e Pesquisa em Língua e Literatura que acontece na FURB de 6 a 9 de outubro. O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos Lingüísticos, do curso de Letras da Universidade e se destina a acadêmicos dos cursos de licenciatura ou com interesse na área, alunos de pós-graduação, professores de Língua Portuguesa da rede escolar pública e privada e comunidade em geral. A solenidade de abertura do evento está marcada para 18h 45, no auditório Milton Pompeu da Costa Ribeiro do bloco J, câmpus 1 da FURB.
O encontro objetiva propiciar a reflexão sobre temas relevantes para a prática docente e ainda estimular a pesquisa, a elaboração de materiais didáticos e de propostas de ensino. A programação do encontro reserva também um espaço para publicação de resultados de pesquisas, estudos e experiências de extensão na área de Língua Literatura e Educação além da socialização dos trabalhos de iniciação científica.

Programação
Com uma palestra sobre o tema “A literatura brasileira no ensino médio – dilemas e soluções” o escritor e professor da PUC/RS, Luiz Antonio de Assis Brasil, abre a programação do IV Encontro de Estudos e Pesquisa em Língua e Literatura, às 19h45min., do dia 6 de outubro. A conferência  será mediada pelo professor doutor em Teoria Literária da FURB, Maicon Tenfen. O evento segue nos dias 7, 8 e 9 de outubro com sessões de comunicações e apresentações culturais, a partir das 18h 45, em salas do bloco I, câmpus 1.
Uma mesa-redonda sobre “Ensino de língua materna: desafios e perspectivas para  o ensino fundamental e para o ensino médio”, acontecerá às 19h30min. do dia 9 de outubro. Serão debatedores os professores doutores Clécio dos Santos Bunzen Júnior (UNIFESP), Nelita Bortolotto (UFSC), sob a mediação de Maristela Pereira Fritzen (FURB). A programação também reserva para o último dia do evento, às 21h15min. , o lançamento do livro “Autoria: uma questão de pesquisa em gêneros (além de) escolares”, do professor Dr. Osmar de Souza, da FURB.

Obras de Assis Brasil no cinema nacional
O romancista, ensaísta e cronista Luiz Antonio de Assis Brasil  é um dos mais importantes nomes da literatura brasileira da atualidade. Das dezenas de romances publicados, alguns tornaram-se ainda mais conhecidos por terem sido levados para as telas do cinema. O livro Videiras de Cristal recebeu o nome de A Paixão de Jacobina para o cinema. O mesmo aconteceu com o livro Um Quarto de Légua em Quadro que foi transformado em filme com o nome Diário de Um Novo Mundo. Também viraram filmes os romances Manhã Transfigurada e Concerto Campestre.
O escritor nasceu e vive em Porto Alegre  Rio Grande do Sul. Doutor em Letras e pós-doutorado em Literatura Açoriana (na Universidade dos Açores) é atualmente professor titular da faculdade de Letras da PUC/RS. Na academia, Assis Brasil também tem títulos de  Visiting scholar na Brown University, Providence (1998); Distinguished Brazilian Writer in Residence. University of California - Berkeley (2000) e de Conferencista nas universidades de Tübingen e Leipzig (2006); na universidade Sorbonne (2007); e Membro do Conselho Editorial da Revista Signo da Universidade de Santa Cruz do Sul. 

Texto: Marta Raldes / Coordenadoria de Comunicação e Marketing / FURB

 
< Anterior   Próximo >

Artigos já publicados

No mundo dos livros de José Mindlin

capaEm “No mundo dos livros”, obra de poucas páginas e linguagem despretensiosa – uma “conversa”, como o próprio autor o define – Mindlin socializa conosco suas experiências de leitura, principalmente sob o aspecto afetivo, procurando incentivar o hábito da leitura e o culto a seu representante mais simbólico: o livro.

 

Leia mais...