Menu Content/Inhalt
Home arrow Notí­cias arrow Chico Buarque é o grande vencedor do Prêmio Jabuti
Chico Buarque é o grande vencedor do Prêmio Jabuti Imprimir E-mail

O mais importante prêmio literário do País, o Jabuti, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), foi para “Leite Derramado”, de Chico Buarque. A obra também recebeu o troféu de Júri Popular, além de ter sido escolhida como segunda colocada na categoria Romance. É a primeira vez  que o mesmo escritor vence três vezes na categoria Melhor Livro do Ano Ficção. Chico Buarque já havia recebido o prêmio máximo em 1992, com “Estorvo”, e depois em 2004, com “Budapeste”.

Na cerimônia de premiação, realizada ontem à noite na Sala São Paulo, na capital paulista, o diretor de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba, representando o ministro Juca Ferreira, destacou a importância do prêmio como uma tradução dos quatro eixos do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), instituído em 2006. “Ao mesmo tempo em que o prêmio instiga o acesso aos livros, ele desperta a curiosidade dos leitores pelas obras e autores premiados, podendo ser um instrumento atrativo para a formação de leitores, bem como um meio de comunicação efetivo de valorização da leitura no imaginário do povo brasileiro, pela sua presença midiática. É ainda um meio de fomento à economia do livro e valorização da diversidade cultural e da criação literária e editorial brasileira”, disse Piúba.

Apesar de o romance de Chico Buarque ter ficado em segundo lugar na sua categoria, foi o grande escolhido do júri formado por editores e do júri popular – uma novidade na edição deste ano, com mais de 5 mil votos efetuados pela internet.

Foram escolhidos como livros do ano também: “O tempo e o cão”, de Maria Rita Kehl (júri oficial) e “Linguagens formais: teoria, modelagem e implementação”, de Marcus Vinícius Medena Ramos, João José Neto e Ítalo Santiago Vega (júri popular), ambos na categoria não-ficção.

Fonte: http://www.cultura.gov.br

 
< Anterior   Próximo >

Artigos já publicados

Ladrão de Cadáveres

capaNeste breve ensaio o escritor e professor de Literatura, Maicon Tenfen, discute o livro “Ladrão de Cadáveres”, de Patrícia Melo. Classificando-o enquanto obra do gênero policial, Tenfen observa as influências de Rubem Fonseca neste livro da autora, cuja primeira edição saiu pela Editora Rocco.

Leia mais...