Menu Content/Inhalt
Home arrow Notí­cias arrow Urda Klueger lança quinta edição de romance
Urda Klueger lança quinta edição de romance Imprimir E-mail

Blumenau, 06/05/2008.

A escritora blumenauense Urda Alice Klueger lança na próxima quinta-feira, 08 de maio, às 20:00 horas, no restaurante Farol, a 5ª edição do romance “As Brumas Dançam Sobre o Espelho do Rio”, originalmente publicado em 1981. O evento tem entrada franca.

Comentário do escritor Maicon Tenfen a respeito da obra:

“Século XIX, praia do Itajaí, província de Santa Catarina. Às vésperas da Guerra do Paraguai, um misterioso barqueiro da ilha de Nossa Senhora do Desterro aporta na casa e na vida de Elisa, jovem que vivia às voltas com seus afazeres à beira-mar. A convivência do forasteiro com a família de Mestre Bele, pai de Elisa, há de transformar a rotina local. Diante do estranho, o desconforto e os rubores da moça aos poucos vão cedendo a sensações e sentimentos até então desconhecidos por ela.

É assim que se inicia “As brumas dançam sobre o espelho do rio”, romance publicado no princípio dos anos 1980 e que agora, sob nova roupagem editorial, retorna às livrarias do Estado e de todo o Brasil.

Depois do sucesso de Verde Vale, obra em que focaliza a colonização germânica no Vale do Itajaí, Urda A. Klueger volta seus olhos de ficcionista para as comunidades e a cultura do litoral catarinense. Com uma linguagem fluente e objetiva, acessível ao comum dos leitores, a autora utiliza um fato histórico pouco difundido nos manuais – o isolamento de colonos e pescadores no interior de Santa Catarina para escapar à carnificina que foi a desventura brasileira no Paraguai – para dar vida a uma gente simples que luta por dignidade e, a sua maneira, por um mundo melhor.

Graças a suas qualidades de narradora, Urda se desvencilha de todas as armadilhas comuns aos romancistas que trabalham com motes históricos. O tratamento “descritivo” do período nunca se sobrepõe ao vigor do enredo e dos personagens, que crescem e se agigantam conforme avançamos romance adentro. Em Urda e seus livros, encontramos o sabor e a leveza das boas narrativas, daí a permanência da autora e a constante reedição dos seus livros. É leitura que sempre vale a pena.”

Serviço:

Local: Restaurante Farol, Praça do Estudante, Blumenau.
Quando: 08 de maio, quinta-feira, às 20:00 horas.
Informações: (47) 3322 8149 - 3035 3181 ou pelo e-mail: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

 
< Anterior   Próximo >

Artigos já publicados

Poética e evasão em Particularidades

capaO jornalista e mestrando em Educação, Tiago Ribeiro, resenha o livro de poemas "Particularidades", obra de estreia da também jornalista Nane Pereira.

 

Leia mais...