Menu Content/Inhalt
Home arrow Notí­cias arrow Fundação Cultural e Caixa Econômica inauguram informatização da Biblioteca Fritz Müller
Fundação Cultural e Caixa Econômica inauguram informatização da Biblioteca Fritz Müller Imprimir E-mail

Blumenau, 12/05/2008. Fundação Cultural e Caixa Econômica inauguram informatização da Biblioteca Fritz Müller

A Fundação Cultural de Blumenau e a Caixa Econômica Federal lançam na próxima quarta-feira, 14, a informatização da Biblioteca Pública Municipal Dr. Fritz Müller. A inauguração, às 10 horas, será prestigiada pelo prefeito João Paulo Kleinübing.Os recursos investidos, da ordem de R$ 83 mil, beneficiam a Biblioteca Municipal e Biblioteca de Apoio do Arquivo Histórico Professor José Ferreira da Silva (no primeiro momento) e as bibliotecas de apoio do Museu de Arte de Blumenau, Biblioteca do Centro Braille e Museu da Família Colonial (nas próximas etapas do projeto). A parceria integra o Programa Caixa de Adoção de Entidades Culturais, e a Fritz Müller (com suas Bibliotecas de Apoio e Extensão) foi uma das 31 beneficiadas em todo o Brasil. O Programa tem por objetivo apoiar projetos de instituições culturais abertas à comunidade, sem fins lucrativos, visando a promoção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro.

Os recursos foram aplicados na aquisição de computadores, impressoras, scanners, servidor de dados, sistema operacional, instalação de rede e em um programa de informatização de bibliotecas. Entre os serviços oferecidos de imediato à comunidade estão:

  • Consulta on-line ao acervo, onde as pessoas poderão acessá-lo de suas casas (ou na própria Biblioteca), fazendo reservas e/ou renovações das obras (o acervo de mais de 65 mil obras da Biblioteca Municipal e aproximadamente 4 mil obras da Biblioteca de Apoio do Arquivo Histórico já estão disponíveis para consulta on line);
  • Acesso à internet pública, com disponibilização de três terminais para consulta gratuita à internet, contribuindo assim com a inclusão digital na cidade.
Outros serviços estão em fase de implantação e testes:

  • Empréstimo de livros automatizado, com a abolição definitiva da máquina de escrever pela Biblioteca Municipal;

  • Geração de códigos de barras em todo o acervo;

  • Disponibilização de mais de 100 mil documentos do acervo documental do Arquivo Histórico,

  • Novo treinamento para inserção do acervo documental, iconográfico e tridimensional do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, do Museu da Família Colonial e do Museu de Arte de Blumenau e Biblioteca do Centro Braille;

Na oportunidade a Sociedade de Amigos da Biblioteca fará o lançamento e doação do novo site da Biblioteca Municipal, espaço para difusão de informações de interesse da comunidade, seus projetos, além da consulta ao acervo (que também poderá ser acessada no site da Fundação Cultural).

O Programa Caixa de Adoção de Entidades Culturais complementa a ação de valorização, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro, uma vez que o seu objetivo primordial é estender a atuação da empresa na área cultural fora dos seus próprios espaços culturais, contribuindo para uma iniciativa pioneira e estratégica sob o aspecto da articulação dos entes governamentais.

A Caixa beneficiou 31 entidades culturais de todas as regiões do país, com níveis diferenciados de apoio, o que permitiu a descentralização e a democratização dos patrocínios culturais, totalizando um investimento de R$ 3,5 milhões.

As instituições culturais selecionadas em todo o Brasil foram patrocinadas pelo período de um ano, para as ações de recuperação de seus acervos, implantação ou modernização de laboratórios de conservação/restauração, aquisição de acervo para a expansão ou atualização das coleções, de pesquisa, catalogação e informatização de acervo, projetos de implantação ou ampliação de reserva técnica e implantação ou reformulação de módulos expositivos de longa duração.

Fontes: Sandra Cristina da Silva (Gerente da Biblioteca Municipal) 3326 6787 e 9923 4720 e Gláucia Maindra da Silva (Gerente do Arquivo Histórico) 3326 6990 e 9911 0763.

Jornalista: Marili Martendal – MTb/SC 00694 JP. 3326 8124 e 9943 0235.

Texto originalmente publicado no site da Fundação Cultural de Blumenau.

 
< Anterior   Próximo >

Artigos já publicados

A sonoridade do olhar

capaO escritor Rodrigo Oliveira apresenta “Esculpir a Luz”, livro de poemas do escritor curitibano M. R. Mello, produzido artesanalmente pela editora Cozinha Experimental. A poesia de M. R. Mello destaca-se pela sonoridade e por sua peculiar construção vocabular.

Leia mais...