Menu Content/Inhalt
Home arrow Notí­cias arrow Livro atualiza conceitos sobre Gestão de Ensino Superior
Livro atualiza conceitos sobre Gestão de Ensino Superior Imprimir E-mail

Livro atualiza conceitos sobre Gestão de Ensino Superior
 
“Após um longo tempo de estagnação, a partir dos anos 80, a educação superior vem se expandido de forma acentuada no Brasil. Esse crescimento não decorre apenas do incremento no número de egressos do Ensino Médio, ele reflete, também, a explosão de vagas abertas pelas novas instituições de Ensino Superior. A constatação de que, de modo geral, o aumento da quantidade de vagas vem acompanhado da perda da qualidade no ensino não é o único e, talvez, nem o maior dos desafios da educação superior brasileira. Em tempos globalizados, o uso intensivo de novas tecnologias, acompanhado de novas linguagens e novas formas de interação entre múltiplas culturas e espaços, exige uma profunda reflexão em torno dos atos de gestão de instituições universitárias”, escreve o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da FURB, Clodoaldo Machado na apresentação do livro ‘Gestão do Ensino Superior – Temas Contemporâneos. Editado pela Edifurb, o livro tem coordenação das professoras Maria José Carvalho de Souza Domingues e Amélia Silveira, do Mestrado em Administração da Universidade, e reúne artigos de 13 professores do Brasil e exterior, parceiros da Universidade, que abordam os desafios contemporâneos na área de Gestão de Ensino Superior.

O lançamento acontece nesta quinta-feira, 26 de junho, às 20 horas no Salão Angelim, Biblioteca Universitária, campus 1 da FURB.

Gestão de Ensino Superior – Temas Contemporâneos faz parte da coleção ‘Cadernos de Estudos em Administração’, no qual o leitor encontra abordagens distintas sobre estudos de metodologias de avaliação educacional; estratégias voltadas à internacionalização da educação superior; relato de um processo de planejamento estratégico em IES pública; avaliação do desempenho docente; estilo de vida e aprendizado universitário; liderança na educação superior e peculiaridades da análise ambiental para o terceiro setor. 

Segundo Maria José Domingues, o tema deste trabalho surgiu em 2006, no Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária, para reunir contribuições de diversos professores parceiros da FURB no campo de Gestão em Ensino Superior. O assunto também faz parte das discussões em sala de aula: “a FURB hoje é referência na gestão universitária e tem um dos poucos programas de mestrado e doutorado que possui uma disciplina de metodologia do ensino na qual temas contemporâneos são desenvolvidos e discutidos” afirma a professora.

Editado pela Edifurb, o livro tem 133 páginas e preço sugerido de R$ 28,00, pode ser adquirido no lançamento. na Livraria Universitária, Bloco J, campus 1, ou pelo site da editora: www.furb.br/editora.

Publicado por: Comunicação e Marketing
Texto: Alessandra Meinicke/Estagiário Daniel Zimmermann

 
< Anterior   Próximo >

Artigos já publicados

Ladrão de Cadáveres

capaNeste breve ensaio o escritor e professor de Literatura, Maicon Tenfen, discute o livro “Ladrão de Cadáveres”, de Patrícia Melo. Classificando-o enquanto obra do gênero policial, Tenfen observa as influências de Rubem Fonseca neste livro da autora, cuja primeira edição saiu pela Editora Rocco.

Leia mais...