Menu Content/Inhalt
Home arrow Notí­cias arrow Marcelo Labes lança livro de poemas em Blumenau
Marcelo Labes lança livro de poemas em Blumenau Imprimir E-mail

Marcelo Labes lança livro de poemas em Blumenau

O escritor blumenauense e acadêmico de Letras Marcelo Labes lança seu primeiro livro de poemas, “Falações”, nesta terça-feira, 22 de julho, às 19:00 horas, no Butiquin Wollstein.

“Falações” foi viabilizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura, e recebe o selo da Edifurb. O posfácio é assinado pelo professor e escritor José Endoença Martins.

 

Orelha de Falaçõespor Viegas Fernandes da Costa

A vida é um imperativo, está aí, tal qual nosso mal-estar ao constatarmos a sentença: há um princípio, há um fim! Soco no peito saber das coisas assim. Pronto. E temos Falações a preencher toda esta escatologia.

Os versos do Labes são este punho de pugilista... sem luvas. Tendões e nervos desnudos da pele, e não sabemos se dói mais nossa face, ou se suas próprias mãos. Porque aqui temos o poema sincero, o poema direto. Porque se há a ferida, há também um dedo a escarafunchá-la, sem piedade. Incomoda-nos, porém, sabermos que a ferida borbulha em nosso peito, aberta como boca sedenta, e o poeta aqui se mete, invade como seta, revolve e rebenta tudo, órgãos, veias, músculos. Por fim, sabemo-nos irmanados: a dor é sempre a mesma!

 

Há muito que venho lendo os poemas do Labes; melhor, há muito que os poemas do Labes vêm me revolvendo o íntimo, estabelecendo esta relação bizarra, febril, como o homem que morde os lábios para sentir o prazer da dor. Há um incômodo nisto tudo, claro está, mas para que serve um poeta senão para isto? E os poemas reunidos neste livro têm esta capacidade de desestruturar, de chocar, de socar, de revolver. São curtos, são duros, eloqüentes! Devolvem à palavra todo seu peso de dizer!

Dizer de Falações um livro de poemas, é dizer pouco, muito pouco. Talvez dizer que há muito estávamos precisados de um acontecimento assim, é dizer mais,  é dizer o justo.

Falações é este acontecimento literário que ainda  vai dar muito o que falar. 

Viegas Fernandes da Costa é escritor. 

 
< Anterior   Próximo >

Artigos já publicados

“A Viagem do Elefante” de José Saramago

capaHá quem diga que a carícia da morte devolve-nos uma leveza e um certo humor que perdemos com o transcorrer dos anos. Há quem diga, claro, ser isto pura bobagem. Bobagem ou verdade, no final de 2007 o escritor português José Saramago enfrentou problemas respiratórios gravíssimos que por pouco não o levaram a óbito. Recuperado, tratou de concluir seu mais novo livro, “A Viagem do Elefante”, uma novela teimosamente referenciada de conto pelo próprio autor.

Leia mais...