Menu Content/Inhalt
Home arrow Notí­cias arrow Academia Brasileira de Letras elege novo imortal
Academia Brasileira de Letras elege novo imortal Imprimir E-mail

Academia Brasileira de Letras elege novo imortal

O jornalista e crítico musical Luiz Paulo Horta foi eleito nesta quinta-feira, em sessão secreta a que compareceram 30 Acadêmicos,  o mais novo membro da Academia Brasileira de Letras. O novo imortal, eleito com 23 votos no terceiro e último escrutínio, vai ocupar a cadeira número 23, que pertenceu ao Machado de Assis e está vaga desde a morte da escritora Zélia Gattai em maio.

O Presidende da ABL, Cícero Sandroni, exaltou a  figura de Luiz Paulo Horta, "um jornalista, crítico musical e teólogo da mais alta qualificação. O fato de ele ter obtido as maiores cotações nos três escrutínios de hoje significa que a Academia não pretendia tê-lo fora de seus quadros. E também que Horta  foi o candidato que não apresentou qualquer índice de rejeição".

Luiz Paulo Horta é jornalista, crítico musical e membro da Academia Brasileira de Música. Carioca nascido em 1943, Horta estudou piano e teoria musical nos Seminários de Música Pró Arte. Em 1970, começou a trabalhar como crítico do Jornal do Brasil e entre 85 e 90 foi o responsável pela seção musical do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Na década de 90, iniciou o trabalho como crítico musical de O Globo, onde permanece até hoje.

Em 1983, publicou seu primeiro livro, "Caderno de Música", e em seguida editou o “Dicionário de Música Zahar”. Escreveu também "Guia da Música Clássica em CD", "Sete noites com os clássicos", “Villa-Lobos, uma Introdução”, além de organizar juntamente com Luiz Paulo Sampaio, a edição brasileira do “Dicionário Grove de Música”.

 
< Anterior   Próximo >

Artigos já publicados

“Um Largo, Sete Memórias”, de Adolfo Boos Júnior

capaO publicitário, contista e pós-graduando em Estudos Literários, Rodrigo Oliveira, escreve a respeito do romance “Um Largo, Sete Memórias”, do premiado escritor Adolfo Boos Júnior, um dos principais nomes da literatura produzida em Santa Catarina.

Leia mais...