Menu Content/Inhalt
Home arrow Notí­cias arrow Salim Miguel lança livro em Florianópolis
Salim Miguel lança livro em Florianópolis Imprimir E-mail

Apontado em 2002 pela União Brasileira de Escritores como “O Escritor do Ano”, Salim Miguel lança na próxima sexta-feira, dia 29, às 20 horas, no Palácio Cruz e Sousa, em parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) , Academia Brasileira de Letras (ABL) e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o livro Salim Miguel - Minhas Memórias de Escritores, com relatos e crônicas de leituras e de encontros com poetas, críticos e romancistas do Brasil e do exterior.
A obra, com 205 páginas, é uma publicação da Editora Unisul e da Fundação Catarinense de Cultura. E a Academia Brasileira de Letras, cujo presidente, Cícero Sandroni, assina um dos dois prefácios (o outro é do poeta e contista Silveira de Sousa), ofereceu para a Unisul um acervo de documentos do escritor Machado de Assis, que será exposto nas dependências do Palácio Cruz e Sousa, e em seguida levado a diferentes bibliotecas públicas do Estado.

Salim - Hoje com 84 anos e 30 livros publicados entre romances, crítica literária, antologias de contos e depoimentos, Salim Miguel, nascido no Líbano em 1924 e chegado ao Brasil três anos depois, é visto como a personalidade literária mais importante de Santa Catarina do século 20.
Seu romance Nur na Escuridão foi indicado pela crítica em 1999 como o “livro do ano”. Nesse novo trabalho, Salim Miguel – Minhas Memórias de Escritores, Salim comenta suas impressões de leituras e também os encontros que teve com Carlos Drummond de Andrade, José Lins do Rego e o catarinense Guido Wilmar Sassi, entre outras 30 personalidades.

Fonte: Fundação Catarinense de Cultura.

 
< Anterior   Próximo >

Artigos já publicados

O Detetive de Florianópolis

Há 25 anos, surgia nas páginas do jornal “O Estado” uma figura que se tornaria lendária entre leitores assíduos de literatura de suspense. Hoje, se vê que O Detetive de Florianópolis, do escritor catarinense Jair Francisco Hamms, ia muito além de pregar o leitor em suas páginas. Neste texto, o escritor Marcelo Labes comenta este livro, um clássico da crônica catarinense.

Leia mais...