Menu Content/Inhalt
Home arrow Novas Aquisições arrow D. João VI: um príncipe entre dois continentes
D. João VI: um príncipe entre dois continentes Imprimir E-mail

D. João VI: um príncipe entre dois continentes, dos professores da Universidade Nova de Lisboa, Jorge Pedreira e Fernando Dores Costa (Editora Companhia das Letras, 2008, 491 páginas).

capaA história de vida de D. João VI fornece o fio condutor deste livro, mas trata-se aqui de muito mais do que uma biografia do monarca português. A figura do rei – sobre a qual circulam uma série de imagens estereotipadas – adquire densidade a partir de uma bem documentada análise do seu lugar (e do lugar de Portugal) no xadrez político e econômico internacional. Os autores passam do exame dos grandes panoramas diplomáticos ao das questões comezinhas, que articulam a vida familiar e a atuação política, os acordos públicos e as intrigas privadas. Descortinam-se, assim, a cena principal e os bastidores da história de Portugal e do Brasil, numa abordagem que leva em conta diferentes pontos de vista na interpretação da trajetória de D. João.

 
< Anterior   Próximo >

Artigos já publicados

As brumas dançam sobre o espelho do rio

“As Brumas Dançam Sobre o Espelho do Rio”, da escritora blumenauense Urda Alice Klueger. Publicado originalmente em 1981, este livro conta a história de amor entre Elisa e Severo.

Leia mais...