Menu Content/Inhalt
Home
Notas sobre a literatura catarinense 09: o “Farol” de Roberto Belli

capaO Brasil não é um país que tem, na literatura de ficção científica, muitos representantes. Ainda assim o gênero respira, e vez ou outra aparece um bom título a nos lembrar que androides, vida extraterrena, objetos voadores não identificados e viagens intergalácticas também povoam as estantes nacionais. É o caso de “Farol do espaço profundo”, livro do escritor blumenauense Roberto Belli lançado pela Editora Nova Letra em 2012 com o apoio do Fundo Municipal de Cultura.

Leia mais...
 
“o remorso de baltazar serapião”

capa“a voz das mulheres estava sob a terra, vinha de caldeiras fundas onde só o diabo e gente a arder tinha destino. a voz das mulheres, perigosa e burra, estava abaixo do mugido e atitude da nossa vaca, a sarga, como lhe chamávamos.” É assim que inicia o romance “o remorso de baltazar serapião”, do autor português Valter Hugo Mãe e que o Sarau Eletrônico comenta.

Leia mais...
 
Livros proibidos, ideias malditas

capaEdison Lucas Fabricio, mestre em História e professor universitário, resenha o livro “Livros proibidos, ideias malditas: o Deops e as minorias silenciadas”, da historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro. Na obra, Carneiro apresenta a história da censura ao livro impresso no Brasil com base nos arquivos do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Resultados 13 - 16 de 148

Artigos já publicados

D. João Carioca, de Lilia Moritz Schwarcz e Spacca

Comentário sobre a feliz parceria entre a historiadora Lilia Moritz Schwarcz e o cartunista João Spacca de Oliveira, que resultou no livro “D. João Carioca: a corte portuguesa chega ao Brasil (1808-1821)”, uma história em quadrinhos publicada pela Editora Companhia das Letras e que trata dos motivos e conseqüências da transferência da corte portuguesa ao Brasil em 29 de novembro de 1807.

Leia mais...