Menu Content/Inhalt
Home
Estética popular da literatura cordelista

Neste ensaio, a professora Cristiane Roveda Gonçalves aborda a literatura de cordel enquanto gênero literário de importância na história da literatura brasileira, reconhecendo seu valor estético e social.

Leia mais...
 
O que estou lendo: por Jorge Gustavo Barbosa de Oliveira

Em época de tantas tensões internacionais, buscar compreensão sobre como se evitaram ou se puseram fim aos conflitos do passado, permite-nos vislumbrar o que hoje está em jogo e como as questões são abordadas pelos intervenientes. No entanto, aquilo que a seu tempo se estabeleceu em nome da paz nem por isto, em sua evolução, deixou de ser fonte de atrito, e mesmo de guerras. O conceito de paz como ausência de guerra, e vice-versa, explicita o caráter transitório destes estados, a sua própria precariedade. Obra de vários autores, História da Paz examina 15 históricas construções políticas voltadas à estabilização e ao ordenamento internacional.

Leia mais...
 
O Detetive de Florianópolis

Há 25 anos, surgia nas páginas do jornal “O Estado” uma figura que se tornaria lendária entre leitores assíduos de literatura de suspense. Hoje, se vê que O Detetive de Florianópolis, do escritor catarinense Jair Francisco Hamms, ia muito além de pregar o leitor em suas páginas. Neste texto, o escritor Marcelo Labes comenta este livro, um clássico da crônica catarinense.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 31 32 33 34 35 36 37 Próximo > Fim >>

Resultados 125 - 128 de 148

Artigos já publicados

“O espetáculo mais triste da Terra”

capaEm 2011 o jornalista Mauro Ventura lançou, pela Companhia das Letras, o livro “O espetáculo mais triste da Terra: o incêndio do Gran Circo Norte-Americano”, no qual procura construir um relato possível a respeito de uma das maiores tragédias da história circense de todos os tempos: o incêndio que em 17 de dezembro de 1961 destruiu o circo de Danilo Stevanovich, matando centenas de pessoas. O Sarau Eletrônico comenta o livro.

Leia mais...