Menu Content/Inhalt
Home
Bell, o poeta que reconduziu o poema aos limites amplos da praça e das ruas

fotoO jornalista e poeta Rubens Jardim, que integrou o movimento da Catequese Poética, liderado pelo poeta Lindolf Bell (1938-1998), escreve sobre a poesia e a pessoa de Bell, e sobre este movimento que aproximou a poesia do seu público.

 

Leia mais...
 
Notas sobre a literatura catarinense nº 01: Salim Miguel

 Muito já se debateu sobre a existência – ou não – de uma literatura catarinense. Há quem prefira falar de uma literatura feita em Santa Catarina, há quem prefira negá-la, defendendo sua inclusão no contexto da literatura brasileira. Afinal, não nos soa comum o termo “literatura paulista” ou “literatura carioca”, por exemplo. Então, por que esta necessidade de classificarmos a produção dos autores nascidos ou radicados em Santa Catarina como algo diferente daquilo que se pratica nacionalmente?

Leia mais...
 
O que estou lendo: por Maria José Ribeiro

Maria José Ribeiro, Doutora em Teoria Literária e professora do Departamento de Letras da FURB, comenta a obra "Bem-Vindo ao deserto do Real", do filósofo esloveno Slavoj Zizek, e publicado no Brasil pela Boitempo Editorial em 2003.

 

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Próximo > Fim >>

Resultados 89 - 92 de 148

Artigos já publicados

Livros proibidos, ideias malditas

capaEdison Lucas Fabricio, mestre em História e professor universitário, resenha o livro “Livros proibidos, ideias malditas: o Deops e as minorias silenciadas”, da historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro. Na obra, Carneiro apresenta a história da censura ao livro impresso no Brasil com base nos arquivos do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo.

Leia mais...