Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
RIO × MATEMÁTICA + MEDIDAS = HISTÓRIA PARA SE CONTAR
Emanuel Sipp

Última alteração: 2014-09-08

Resumo


A Matemática é uma ciência que faz parte da vidadas pessoas e uma ferramenta que nos auxilia a compreender os fatos, ainterpretar resultados e a resolver muitos problemas do dia-a-dia.  Um deles é a questão sobre o meio ambiente,que torna-se cada vez mais importante e por isso a escola e a sociedade devemrefletir e encontrar alternativas, buscando soluções para que possamos vivernuma sociedade mais justa e em equilíbrio com o mesmo.  Desta forma a metodologia de projetos detrabalho conduz os alunos na busca e construção do seu próprio conhecimento, alémde possibilitar profundas reflexões sobre este tema. E diante dos novosdesafios da educação e do importante papel do professor de inserir o seu sabertécnico para a realidade do mundo, formando cidadãos mais críticos eparticipativos, este trabalho buscou analisar: o processo do projeto detrabalho, interligando o tema transversal “Meio Ambiente” às aulas deMatemática, o comportamento e envolvimento dos alunos, e de toda comunidadeescolar. O projeto foi desenvolvido com o sétimo ano, do Centro de EducaçãoMunicipal de Iomerê – Polo II, localizada na comunidade de Bom Sucesso – Iomerê- SC. O principal objetivo deste trabalho é conscientizar a população atravésde dados matemáticos, que os impactos do desmatamento incluem a redução dociclo e precipitação da água, a perda da biodiversidade e contribuem para oaquecimento global. Os dados foram coletados durante o desenvolvimento dasdiferentes etapas do projeto, onde em um primeiro momento foi decidido o tema aser abordado. Escolheu-se pesquisar sobre a vazão da água do Rio dos Cochos, oqual atravessa a localidade de Bom Sucesso, comunidade onde está situado oreferido estabelecimento de ensino e a residência quase que na totalidade dosalunos que frequentam o educandário. Para tanto, foi realizada uma pesquisareferente à história do rio e sua importância para a comunidade. Em seguidaencontrou-se a fórmula utilizada para o cálculo da vazão de água. (Q=0,8.a.v). Após,visitou-se dez pontos diferentes do rio, inclusive em sua nascente. Em seguida,os cálculos foram efetuados para que se obtivesse a vazão de litros de água porsegundos e também por horas, e se conseguisse identificar se haveria diferençano volume de água nas áreas preservadas e não preservadas. Além do mais, foramexploradas a superfície e área, medidas agrárias, e a representação gráfica.  Através de tais procedimentos, foi possívelconstatar que o rio possui treze quilômetros de extensão, e destes, setevírgula oito quilômetros não são preservados, caracterizando uma significativadiminuição na impermeabilização da água e consequentemente no volume da mesma, nesseslocais. De acordo com os dados coletados e analisados, permite-nos afirmar queos objetivos foram alcançados. Palavras-chave: educação matemática, meio ambiente, conscientização.

Texto completo: PDF