Tamanho da fonte:
Cadê a água? O cálculo
Última alteração: 2015-03-06
Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido com os alunos do 5ºano do ensino fundamental séries iniciais. O projeto a água da CASAN, sua origem e distribuição, com o tema: Cadê a água? O Cálculo. Este tema foi escolhido para poder problematizar a falta de água ocorrida em todo o município no ano de 2012, o aumento da população, a questão da enchente de 2011 em que as rochas mexeram e a escassez da água subterrânea. Problematizar a captação da água na superfície (esgotos arrozeiras) isso tudo despertou curiosidade nos alunos, pois até um tempo atrás os moradores de Dona Emma usavam água de um poço artesiano com mais de 180 metros de profundidade, mas este poço criou uma crosta e a água tornou-se imprópria para o consumo. Assim o objetivo que se estabeleceu foi: compreender os motivos que ocasionaram a falta temporária de água em Dona Emma e buscar conhecimento sobre o processo de captação e tratamento da mesma, através de pesquisa junto a casan com observações, estudo e análise. Para consolidar a proposta pedagógica os alunos realizaram um estudo sobre a forma como é tratada a água consumida na comunidade. Tiveram palestra com técnico da CASAN e o engenheiro agrônomo que explicaram como tudo é feito ate chegar a nossas casas. Eles apresentaram um lado positivo: que a água que tomamos vem só do rio de Dona Emma, não recebe água de outro rio, menos mal. Realizaram também entrevistas com funcionários da CASAN, com prefeito da cidade, gráficos das entrevistas, visita à CASAN, procuraram entender conta de água, medir hidrômetro, as quatros operações, sistema monetário, regra de três. Porcentagem, gráfico, transformação de medidas de comprimento, massa, perímetro, área, círculo e circunferência, número irracional PI. Analisou-se tudo isso e verificou-se que água que tomamos é uma água própria para o consumo. Assim considera-se que a comunidade pode sentir-se tranquila em relação a água consumível. Sendo necessário cuidar deste líquido. Todos nós devemos fazer a nossa parte orientando as pessoas a preservar as matas ciliares dos nossos rios e economizar água.
Palavras – chave: Água – Cálculo - Problematização
Palavras – chave: Água – Cálculo - Problematização
Texto completo:
PDF