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A MATEMÁTICA E OS IMPOSTOS
Última alteração: 2015-03-06
Resumo
O projeto “AMatemática e os Impostos” foi desenvolvido na Escola de Educação Básica PapaJoão XXIII do município de Presidente Getúlio pela professora de MatemáticaMarileia Hawerroth Schmitt, na sala da 8 série do ensino fundamental sob asupervisão e coordenação do diretor da escola Bruno Loch. O projeto teve aduração de aproximadamente 10 aulas, período este em que foram realizadas pesquisasrelativas os impostos pagos sobre as mercadorias e serviços. Dentro da educaçãomatemática, o objetivo foi construir conhecimentos matemáticos em ação,partindo de uma situação-problema significativa para buscar e elaborarprocedimentos e conceitos matemáticos, adquirindo habilidades diversas como aexploração de situações-problema, gráficos, representações equivalentes,porcentagens, regras de três simples, cálculos mentais, uso da calculadora,ângulos, legendas. O enfoque pedagógicoadotado nesse projeto foi construtivista, onde se pressupõe que o conhecimentoé construído pelos indivíduos quando interagem com o ambiente. Ametodologia de que se fez uso estevebaseada na pesquisa participante complementada pela pesquisa bibliográfica nosmeios informatizados. No primeiro momento foi realizado um estudo sobre o quesão os impostos, como são aplicados, quais suas funções, como são cobrados,onde são aplicados e os conceitos das siglas IPVA, IPTU, IOF, ISS, CPMF, IPI,ICMS, GTS, RPF e outros impostos e suas aplicações para o andamento da maquinasocial e econômica do país. Num segundo momento foi trabalhado o que os alunosfazem com seu tempo, suas 24 horas diárias, correspondente ao assunto e umestudo do Resumo Geral dos Recebimentos do IPTU municipal e sua aplicação nasaúde e educação. A escolha deste tema permitiu uma revisão sobre a prática damatemática tradicional em sala de aula, propondo aulas mais concretas eatrativas para os alunos. Trabalhar a consciência social e fiscal. Nesteprojeto foi reservado ao aluno o papel de sujeito no processo de aprendizagem,participando ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, apesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entreoutros e onde o erro é considerado como um trampolim na rota da aprendizagem.Os conceitos são formados através do contato com o mundo e com as outraspessoas. Neste ambiente, o papel do professor é o de provocador e estimuladorde experiências e deve ser capaz de propor estratégias ou caminhos para buscarrespostas, levando os alunos a construir o seu próprio conhecimento,experimentando e registrando o resultado de suas experimentações e observações,com o objetivo de se alcançar os objetivos educacionais propostos. Comoresultados foram socializadas as dificuldades apresentadas pela sala. Adiscussão foi no sentido de buscar compreender as causas das dificuldadesapresentadas no conteúdo matemático e as formas de superá-las.
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