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A Geometria dos Mosaicos
Última alteração: 2015-03-05
Resumo
O projeto a Geometria dosMosaicos foi realizado pelos alunos do sétimo ano da Escola de Educação Básica LindoSardagna do município de Dona Emma. Inicialmente estudou-se um pouco da históriada geometria que surgiu há muito tempo da necessidade que havia da demarcação deterras. Quando o rio Nilo extravasava as margens e fertilizava as terras, as marcasdos terrenos sumiam e eram necessários que se medissem todos os terrenos novamente,assim surgiu o agrimensor que era quem media os terrenos, e a geometria que naquelaépoca era tão importante e hoje é muitas vezes esquecida ou banalizada. Assim o objetivo do presente trabalho foi mostrar quea área ocupada não muda se alterarmos o desenho das formas. O mesmo justificou-sepois resulta na ampliação dos conhecimentos e conceitos geométricos, permitindotrabalhar com maior facilidade com unidades de medidas de comprimento e superfície,levando o aluno a observar mais o espaço ao seu redor. A dificuldade observada nosalunos sempre que se depara com uma situação problema que envolve conceitos e cálculosgeométricos, motivou a escolha deste tema, pois através da observação, da pesquisae do desenvolvimento de atividades e construção de mosaicos, reconhecendo nele osrevestimentos, o aluno deverá ser capaz de identificar nos mosaicos, os polígonosregulares, o nome dos polígonos envolvidos, os elementos de um polígono, calcularperímetro e a área polígonos regulares. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisaparticipante pois os alunos estiveram envolvidos em todo o processo de estudo paramontar o projeto, conceitos e prática das formas geométricas planas, além do cálculode área e perímetro, medidas de comprimento e suas transformações. Realizaram tambéma visualização das obras de Mauritus Cornelis Echer um arquiteto que usava em suasproduções mosaicos geométricos. O arquiteto ainda observava as formas da naturezae a partir destas utilizava-as para elaborare montar os mosaicos aplicando a eles o conceito de que a fórmula do módulo se altera,mas a área permanece a mesma. Como atividade os alunos criaram seus Tangrans e calcularama área de cada peça e montaram suas próprias obras mostrando que elas tem a mesmaárea da forma original. Nada mais interessante que a união de conhecimento e experiênciaprática, especialmente aquela oriunda do dia a dia da sala de aula, estabelecendocontato com os alunos, considerando a realidade de professores e alunos. Com isso,pode-se ir além da discussão de como ensinar a fazer Matemática, na direção de umadiscussão sobre o quê, o como e o porquê de se fazer Matemática.Através da visualização e manipulação dos diferentestipos de formas geométricas, trabalharam-se diversos conceitos importantes da Matemática,oportunizando a interdisciplinaridade. Palavras Chave: Matemática, Geometria, Mosaico.
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