Tamanho da fonte:
MATEMATIZANDO NO GEOPLANO
Última alteração: 2015-03-06
Resumo
Entender a Matemática requer conhecimentos sólidose avançados dessa ciência, que propiciem às pessoas a construção do seuconhecimento matemático, de maneira agradável, interessante, estimulando acuriosidade do educando para experimentar, buscar, testar, envolvendo-se nasidéias matemáticas que estão presentes no cotidiano de todos. Essa tarefa, quenão é simples, mas encantadora, se direciona tanto aos alunos e aos professoresde forma prazerosa. O geoplano é um modelo matemático, que oferece um apoiomental e uma etapa para o caminho da abstração, proporcionando uma experiênciageométrica e algébrica ao estudante. Por volta de 1960, o professor CalebGattegno do Instituto de Educação da Universidade de Londres, na Inglaterra,criou o geoplano. A geometria é um conteúdomatemático que pode ser bem explorado para a resolução de problemas e temmuitas aplicações que aparecem no mundo real. Em sala de aula a busca derecursos passa a ser um desafio para o professor de 5º ano. Sabe-se que existeminúmeras possibilidades de trabalhar a matemática de forma divertida e lúdica,desta forma o professor disponibilizou aos alunos como recurso didático: ogeoplano. O objetivo do presente projetoé disponibilizar aos alunos um recurso didático que sirva de auxilio paraatividades de matemática principalmente a geometria com a possibilidade deconstruir conceitos matemáticos. Na prática o professor propôs situaçõesem que os alunos pudessem visualizar, comparar, interpretar, argumentarrelatandosuas conclusões, construindo e reconstruindo conceitos matemáticos. A exploraçãodos conteúdos iniciou em sala de aula e transformou-se em oficinas analisandoos conteúdos de geometria espacial, geometria plana, números, simetria,cardióides, área e perímetro. Utilizando uma metodologia baseada embibliografias, desenhos, construções geométricas planas e espaciais, cálculosmatemáticos e aplicações de teóricas pratica no geoplano. O geoplano é um recurso didático quecolabora para o desenvolvimento da criatividade, do senso estético e doespírito de investigação, entre outras competências e habilidades que dizemrespeito à representação, comunicação, à investigação, compreensão econtextualização sócio-cultural.Palavras- chave: Geoplano; Geometria; Cálculos matemáticos; Investigação.
Texto completo:
PDF