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Partomática
Última alteração: 2015-03-06
Resumo
O interesse pelo tema do trabalhopartiu de um aluno da turma, cujo pai é obstetra e especialista em partoshumanizados, em querer mostrar as vantagens desse tipo de parto tanto para amãe quanto para o bebê, logo que os alunos abordaram o tema ao estudar osistema reprodutor. O Doutor Paulo Ricardo Soares Santos, propagador dahumanização do parto em nossa região, palestrou para os estudantes sobre aimportância de um parto espontâneo e natural. Dos dados apresentados, surgiu ointeresse em investigar “matematicamente” o assunto. Isso porque, segundo apsicóloga e doutora Eleanora de Moraes, a humanização do parto entende agestação e o parto como eventos fisiológicos perfeitos – dos quais apenas 15% a20% das gestantes apresentam adoecimento neste período e necessitam de cuidadosespeciais – cabendo à obstetrícia apenas acompanhar o processo, e nãointerferir na busca de “aperfeiçoá-lo”. O objetivo deste trabalho foi associarconteúdos matemáticos a essa investigação acerca dos partos. Paradesenvolvê-lo, inicialmente os alunos realizaram pesquisas na Internet sobre ostipos de partos existentes. Em seguida, o tema foi abordado em aulas de outrasdisciplinas curriculares: em Ciências, os alunos aprofundaram o estudo dareprodução humana e fizeram a experiência prática de simular uma gravidezdurante a manhã toda, com um balão cheio sob suas camisetas, e em que deveriamcumprir todas as suas funções com cautela para “não causar nenhum mal a suagestação”, que duraria até o final do turno. Após essa experiência, osestudantes levaram para casa um ovo de galinha, que os acompanharia durantetoda a semana, a todos os compromissos e obrigações. A finalidade dessasexperiências consistiu em vivenciar as mudanças, físicas e emocionais, causadaspor um bebê. Nas aulas de Língua Portuguesa, os alunos criaram e ilustrarampoemas sobre a maternidade e os sentidos por ela despertados. Na disciplina deHistória, estudaram os partos na antiguidade, como eram realizados e origem dapalavra cesariana, e confeccionaram um móbile com as principais informações.Nas aulas de Matemática, a exploração do conteúdo teve início com umquestionário enviado para a casa de cada estudante do colégio, por meio do qualas famílias deveriam indicar o tipo de parto de cada criança, se foi prematuroe, no caso de cesariana, o motivo. Concomitantemente, foram realizadaspesquisas nos órgãos públicos de saúde sobre os partos ocorridos nos últimosanos no Brasil e em nossa região. Diante das respostas fornecidas noquestionário e das informações obtidas junto aos órgãos de saúde, elaboram-sesituações-problema envolvendo diversos conteúdos matemáticos, como: expressõesnuméricas e algébricas, equações do primeiro grau, função do primeiro grau,sistemas de equações, regra de três simples e direta, frações, estatística,tabelas e gráficos, entre outros.Palavras-chave: Partos; Humanização; Matemática.
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