Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
MATEMÁTICA NO BOSQUE: UM LABORATÓRIO A CÉU ABERTO
Janete Silva

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


A intensa relação do ser humano com anatureza dá-se através de um contínuo e dinâmico processo de construção. Nesteprocesso, o homem apropria-se indiscriminadamente dos recursos naturais, poucose preocupando com a renovação da fonte ou com as conseqüências que a suaocupação pode trazer ao espaço geográfico em volta. Desde o início do séculoXXI, os governos e organizações do mundo inteiro têm tentado colaborar entresi, fechando acordos de preservação ambiental que visam melhorar a nossautilização do planeta nos anos que virão. Precisamos de ações mais efetivas,que conduzam a uma convivência harmônica do homem com a natureza, no entanto,ainda são insuficientes. A sociedade, confundida pelas novas leis ambientais,tenta implantar alternativas que venham a contribuir para um mundo sustentável.Ainda assim, ficam aquém do ideal, levando em conta todos os problemas causadospela Humanidade ao meio ambiente. A necessidade da renovação de valores epráticas ambientais, através de uma nova ordem de pensamento, deve acontecersegundo conceitos educacionais fundamentados em questões concretas e bemdimensionadas. Desta forma, o educando deve ser capaz de identificar, mensurare propor soluções dentro da realidade que se lhe apresenta, solidificando seuembasamento teórico e prático para interferir, segundo uma política equilibradade gerenciamento, no meio ambiente que ocupa. Este projeto tem como objetivo aimplantação do bosque na escola. A partir disto, de forma ampla einterdisciplinar, colaborar com a formação do educando auxiliando-o na reflexãosobre suas práticas diárias relacionadas ao meio ambiente. Objetiva tambémcolaborar com o aluno na percepção de que o local pode ser utilizado comooficina para as mais variadas disciplinas, bem como área de lazer.  Em sala, desenvolveram-se atividades nas disciplinasde Ciências e Matemática. Nesta, trabalhou-se com Escala (construção damaquete), Plano Cartesiano (localização das árvores no bosque) e Geometria(triângulos - classificação quanto aos lados e os ângulos). Naquela, fez-sepesquisa das espécies a serem plantadas e seleção de cartilhas (material cedidopelo CDA – Centro de Divulgação Ambiental - Itá). Os alunos auxiliaram nodesenho do caminho que fará parte do bosque, além de escolherem seu nome esímbolo. A relação dos alunos com o meio ambientee o envolvimento da Matemática proporcionou um aprendizado, prazeroso e envolvente. O projeto terásequência, pois é um laboratório a céu aberto e precisa ser explorado.   Palavras Chave: Meio Ambiente, Preservação e Geometria

Texto completo: PDF