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MATEMALHICE = MATEMÁTICA NA VELHICE
Última alteração: 2015-03-06
Resumo
O presentetrabalho objetiva estimular o interesse do aluno pelos conteúdos matemáticos,através de atividades significativas, permitindo que faça investigações e vejaa importância da matemática na resolução de problemas do dia-a-dia. Cada grupoda 8ª série escolheu um tema. O fato da mãe da colega Vitória ser enfermeira eestar diariamente em contato com pessoas doentes, principalmente idosos,motivou-nos na escolha do tema. Iniciamos fazendo um estudo de como está sendotratado o idoso no Brasil, quais seus direitos, qualidade de vida, principaisdoenças, problemas emocionas, custos financeiros, mercado de trabalho, mercadode lazer, entre outros. Pelos estudos feitos, no Brasil, pessoas com mais de 60anos são consideradas idosas. Atualmente eles são cerca de 21 milhões (11% dapopulação); nos próximos 8 anos serão 14,6% , em 2040 serão mais de 27% da população. Criado em2002, somente em junho de 2013 o Conselho Nacional do Idoso aprovou o FundoNacional do Idoso, verba que será destinada aos direitos sociais do idoso.Empresas podem doar 1% e pessoas físicas até 6% do que pagariam ao Imposto deRenda a este fundo. Existe também o estatuto do idoso, aprovado em 2003, quedeveria garantir saúde, transporte, habitação, lazer, cultura e segurança aosidosos. Há, porém, muitas associações e sindicatos (cerca de 1900) que procuramdenunciar abusos, reivindicar os direitos e melhorias na qualidade devida. Com o objetivo de verificar aexpectativa de vida e de como vivem os idosos de nossa comunidade escolar,fizemos uma pesquisa verificando sua idade, com quem moram, se possuem algumadoença, atividades de lazer, se possuem rendimento (aposentadoria) e sefaleceram, qual a causa. Os dados foramtabulados e transformados em gráficos. Após pesquisa de preços nas farmácias,fizemos uma simulação do custo para manter um idoso que sofre do mal deAlzheimer, incluindo o cuidador, remédios, fraldas, vitaminas, entre outros. Oresultado foi comparado com o salário mínimo atual, o qual é a base deaposentadoria da maioria dos idosos. Fizemos uma visita ao Posto de Saúde dobairro para verificarmos as condições da saúde pública a eles oferecidas.Exploramos o conceito da “Cosmovisão da Velhice”, através do uso da relaçãoV=√i *10, a qual mostrou que a concepção de ser velho varia conforme sua idadevaria. Para finalizar o trabalho, fizemos visita a dois ancionatos da cidade.Sensibilizados com as condições de um deles, movimentamos a comunidade escolarque através de campanha, realizou a doação de 3 equipamentos (estetoscópio,nebulizador e aparelho de pressão), à Casa d. Dalva. O trabalho nos fez olharpara a Matemática de modo diferente, mas principalmente, nos motivou a olharmais as pessoas desta faixa etária, tão carente.Palavras-chave: Idosos; Custo; Matemática; Direitos.
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