Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
JOGANDO E APRENDENDO SEM LIMITES COM A MATEMÁTICA
Cleia Kades, Janaina Ferreira da Silva

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Muitas vezes nosperguntamos qual o verdadeiro sentido de estudar a matemática e porque pareceque ela é tão difícil de ser compreendida, mas na verdade cada um encontra amelhor forma de aprender, isso ocorre de várias formas e diversas situações quepodem facilitar assim a forma de pensarmos e interagirmos com a verdadeiramatemática, é por esse e outros motivos que sentimos a necessidade de criareste projeto para que através dos jogos torne-se também um novo jeito deapresentar o conteúdo aplicado, são jogos simples e conhecidos que foramadaptados para a matemática, pois é jogando e aprendendo sem limites quequeremos despertar no aluno o interesse pela matemática e que os mesmosconsigam usar em seu cotidiano. O principal objetivo deste trabalho é proporcionarao educando o uso de jogos educativos na metodologia de ensino da matemática.Foram usados os seguintes materiais e métodos: Madeira, MDF, cola, papel,bolicas, pregos, tintas, adesivos, pincéis, TNT, tesoura. Sucatas: espuma,caixas, papelão, plástico, canudos. Os jogos são: resta um, dominó da tabuada,mini pimbal, pimbal, quebra-cabeça, pirâmide, dominó quatro cores, quadradomaluco, tangram ovo, tangram círculo, tangram coração partido, jogo da velha,calculadora, mico, vareta, sacola mágica, fichas problemas. O resultado do projeto,jogando e aprendendo sem limites, foi muito proveitoso e de grande valia paraos alunos assimilarem melhor o conteúdo de matemática e assim conseguiremsuperar suas necessidades básicas. Os jogos demostram a potencialidade porparte de todos os envolvidos, já que é um novo jeito de estimular oconhecimento, tudo que antes encontrávamos em livros e apostilas agora podemencontrar nos jogos, e jogando e aprendendo sem limites sem dúvidas foi umprojeto que realmente valeu apena realizar, pois foi criativo e diferente, alémde passar o conhecimento aos alunos e pode ser usado como uma ferramentaespecial para o ensino da matemática. Agora é só jogar e aprender.Palavras-chave: Jogos educativos; Matemática; Raciocínio lógico.

Texto completo: PDF