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MATEMATIZANDO DADOS
Última alteração: 2015-03-06
Resumo
Opresente projeto foi desenvolvido na EEB Marechal Eurico Gaspar Dutra, situadano bairro São Luis, Curitibanos SC. As estatísticas estão crescendo como umadas ciências de grande importância e utilização. Todos os dias somos“inundados” por informações estatísticas e saber como obtê-las e entende-las éfundamental para qualquer sujeito. Assim é fundamental que a escola formecidadãos capazes de ler essas informações e questioná-las. A motivação para estapesquisa partiu das manifestações ocorridas pelo Brasil em 2013, estas pediamprogresso em nosso país, sendo uma das reivindicações melhorias nos serviçospúblicos. Então buscou-se compreender qual é a realidade dos bairros São Luis, SantoAntônio, Bela Vista e Cohab II, que foram escolhidos por serem a comunidade dosnossos alunos. O objetivo do projeto écompreender e construir gráficos partindo de uma problemática e utilizando aregra de três simples para obter o resultado em porcentagem. Assim para arealização do projeto, foram trabalhados conteúdos da disciplina de geografiapara que os educandos reconhecessem a importância e a necessidade dos serviçospúblicos como rede de esgoto, limpeza pública, água encanada, atendimentomédico e energia elétrica, garantindo a qualidade de vida das pessoas. Entãoforam coletados dados referentes ao grau de satisfação desses serviços atravésde uma pesquisa, em que o pesquisado respondeu se os serviços estão: ótimo,suficiente, insuficiente ou não existe, cada aluno entrevistou 10 pessoas. Apósdados coletados realizamos no caderno anotações quantitativas, verificações,classificações e ordenações dos resultados, partimos para leitura e interpretaçãode gráficos do livro didático de geografia. Depois dos dados organizados em umatabela, realizamos a regra de três simples para saber a porcentagem do graude satisfação que cada serviço atingiu. Com os valores obtidos, no laboratóriode informática os alunos foram divididos em cinco grupos, cada grupo representou um serviço público noprograma Excel, onde foi construído um gráfico de setores. Feitos os gráficos, realizamos a socializaçãoe interpretação de cada um no multimídia e depois os mesmos foram impressos.Com o resultado em mãos marcamos uma reunião com o prefeito onde os alunosapresentaram os gráficos e pediram uma parceria com a prefeitura focando no bemestar da comunidade ali representada. Segundo o prefeito, em 2014, as obras darede de esgoto terão inicio e esta abrangerá parte do bairro São Luis. O trabalhoproporcionou um entendimento significativo da compreensão de gráficos, regra detrês simples e auxiliou na percepção de uma insatisfação mais acentuada noserviço público: rede de esgoto. Portanto é de suma importância realizaratividades de maneira interdisciplinar envolvendo a comunidade e a escola, issoprovou que é possível aprender matemática significativamente, pois, partiu-seda realidade dos educandos e os resultados positivos voltaram para os mesmos. Palavras Chave: Estatística,regra de três simples e serviços públicos.
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